Pyramids é campeão da Copa África-Ásia-Pacífico de 2025

A Copa Intercontinental da FIFA 2025 começou. Essa competição substitui o Mundial de Clubes anual. Ela é dividida em etapas. Uma delas é a Copa África-Ásia-Pacífico, que é um triangular entre os campeões asiático, africano e da Oceania. A primeira partida foi entre o Auckland City e o Pyramids, do Egito. Veja como foi a disputa desse troféu.

O Pyramids conseguiu o título de maior nível atualmente do clube

PYRAMIDS 3X0 AUCKLAND CITY 

A abertura aconteceu em Cairo, no dia 14 de setembro. O Auckland City jogou todo atrás, como sempre. Os neozelandeses tentaram segurar o adversário o máximo possível para buscar uma jogada e tentar o gol. O time egípcio conta com o brasileiro Ewerton, revelado pelo EC São Bernardo, do interior de São Paulo. Ewerton iniciou a jogada pela esquerda e cruzou à meia altura. Walid El Karti tocou de primeira aos 14 minutos para abrir o placar. Os outros gols só saíram no 2º tempo. Em outra jogada pela esquerda e cruzamento para a área, Marwan Hamdi cabeceou sem chances para Garrow aos 73 minutos. Aos 84, Lagos perde a bola dentro da área e Mostafa Ziko a roubou. O egípcio com nome de craque brasileiro bateu cruzado e deu números finais à partida.

O Auckland City é veterano em jogos de nível mundial, enquanto o Pyramids estreava (Reprodução / Pyramids FC)

AL-AHLI 1X3 PYRAMIDS

O Al-Ahli é um dos quatro grandes da Arábia Saudita que receberam investimento do governo local. A equipe não é uma seleção estrelada como o Al-Hilal, mas tem jogadores de nível europeu, como o goleiro Mendy, Mahrez, Kessie e Toney. O clube chegou a essa disputa com a ajuda de Roberto Firmino ao vencer a Champions League da Ásia. Firmino saiu por opção do clube. Na partida final contra o Pyramids, a equipe entrou mal e perdeu feio jogando em seu estádio. 

Toney marcou de pênalti, mas não foi bem como todo o time (Reprodução / Al-Ahli)


O Pyramids começou bem e o Al-Ahli não conseguiu impor seu jogo. Aos poucos os egípcios foram se soltando e marcaram aos 20 minutos. Fiston Mayele recebeu na entrada da área, girou e bateu sem ninguém pressionar na marcação. Os sauditas só chutaram a primeira no gol após os 30 minutos. Aos 43, Enzo Millot foi derrubado na área. O árbitro deu pênalti e Ivan Toney empatou no minuto 45. 

Fiston Mayele foi o destaque da final e marcou um Hat-trick (Reprodução / Pyramids FC)


O 2º tempo começou com o Al-Ahli buscando a virada. Porém, continuou mal na partida. Fiston Mayele marcou para o Pyramids, mas estava impedido. Aos 71 minutos, Mayele marcou e valeu. Cruzamento da linha de fundo no lado direito e o congolês marcou seu segundo gol na partida. Aos 74, Mayele recebeu lançamento, invadiu a área, bateu em cima de Mendy, mas a bola voltou para ele, que empurrou para as redes. Hat-trick do africano. O Al-Ahli desmoronou nessa hora. Nada mais funcionou no time e a partida terminou 3 a 1 para os visitantes.

O brasileiro Ewerton foi titular na primeira partida e entrou no 2° tempo contra o Al-Ahli (Reprodução / Pyramids FC)

CRUZ AZUL ESPERA O CAMPEÃO DA LIBERTADORES

O Cruz Azul venceu a Copa dos Campeões da Concacaf nos primeiros meses do ano. Goleou o Vancouver Whitecaps, do Canadá, na final. O título deu passagem ao clube para essa competição. Porém, a espera é enorme, pois enfrenta o campeão da Libertadores, que só será conhecido no fim de novembro. O projeto inicial era de jogos nas casas dos times, como acontece no África-Ásia-Pacífico. Porém, essa demora da Libertadores atrapalha. Deixa tudo muito em cima da hora. Então, os dois campeões da América viajam para o local da disputa final e fazem o Derby das Américas lá. O vencedor de Cruz Azul e o campeão da Libertadores encara o Pyramids na semifinal do Intercontinental. O Derby das Américas acontece dia 10 de dezembro. 

 Cruz Azul comemorando o título da Copa dos Campeões da Concacaf (Reprodução / Cruz Azul)

FASE FINAL 

A fase final é bem simples. Será em campo neutro, em lugar a definir, mas com possibilidade de ser no Catar como em 2024. O Pyramids jogará contra o campeão do Derby das Américas, valendo a Copa Challenger. O vencedor dessa partida ganha um troféu e decidirá o último contra o PSG. As datas são as seguintes:

  • 10 de dezembro: Derby das Américas
  • 13 de dezembro: Copa Challenger
  • 17 de dezembro: Copa Intercontinental

Foro de capa: Reprodução / Pyramids FC

Comentários