A final da Copa Intercontinental da FIFA está definida: PSG x Flamengo. As equipes chegam em momentos diferentes no ano. Enquanto o Flamengo faz quase 80 jogos na temporada e a encerra na final, o PSG está na metade da sua. As questões físicas podem influenciar. Porém, o Paris não está tão fresco assim. A equipe faz jogos com reservas ou poupa bastante jogadores nessa primeira metade da temporada. Isso faz a equipe disputar a liderança com o Lens a cada rodada e pode terminar o fim de semana em 2º lugar. Diferente de temporadas anteriores que sempre tem uma folga na liderança.
 |
| Marquinhos e Bruno Henrique são os dois capitães |
A partida promete muito. De um lado, a equipe bilionária, que jogará na casa de seu dono e não pode ter uma derrota no Catar. Do outro, o melhor time fora da Europa no momento, que já jogou mais competições em nível mundial que os franceses. Veja como foram as campanhas dos times em competições anteriores.
ESTREIA NO INTERCONTINENTAL
O PSG será o primeiro time francês a disputar a competição. O Olympique de Marseille conquistou a Champions League de 1992-93, mas foi excluído do confronto contra o São Paulo por conta de uma manipulação de resultado no Campeonato Francês, que o fez ser campeão antes da final da Champions, deixando o foco só na final continental. Então, a França não teve nenhum representante. Em 2025, o país voltou a conquistar a Europa com o PSG e a equipe da capital será estreante na Intercontinental.
 |
| Marquinhos também foi o capitão no título da Champions League |
Porém, o PSG já teve experiência em nível mundial com a Copa do Mundo de Clubes em 2025. Além dos europeus, o Paris encarou Botafogo, Seattle Sounders e Inter Miami. O clube lutou há anos para chegar ao topo. Após perder a final da Copa do Mundo contra o Chelsea, a Intercontinental é uma nova chance para conquistar o mundo. Na Copa do Mundo, foram sete jogos, com cinco vitórias e duas derrotas. Um total de 71,4% de aproveitamento.
RETROSPECTO DO FLAMENGO EM MUNDIAIS
O Flamengo tem mais participações em competições de nível mundial, mais jogos e uma conquista. O Rubro-Negro participou pela primeira vez em 1981 no formato de apenas um jogo. Venceu o Liverpool por 3 a 1 e garantiu o único mundial até o momento. Depois de muitos anos, o clube voltou em 2019 no formato de dois jogos. Vitória sobre o Al-Hilal por 3 a 1 e, novamente, o Liverpool na final. Dessa vez, os ingleses ganharam por 1 a 0. A espera diminuiu e, em fevereiro de 2023, valendo pela edição de 2022, o Flamengo estava de volta. De novo o Al-Hilal, mas dessa vez com derrota por 3 a 2. A equipe disputou o bronze com o Al Ahly e venceu por 4 a 2.
 |
| Flamengo e Liverpool em 1981 (Reprodução: Internet) |
Um novo formato foi criado pela FIFA. A Copa do Mundo rendeu grandes jogos para a história de cada clube. O Flamengo estreou contra o Esperance Tunis, da Tunísia, e venceu por 2 a 0. A segunda rodada contra o Chelsea rendeu uma vitória histórica por 3 a 1. A equipe fechou a primeira fase com empate por 1 a 1 contra o Los Angeles FC. O adversário das oitavas de final foi o Bayern de Munique. Derrota sofrida por 4 a 2 e eliminação.
 |
| Bayern vs. Flamengo em 2025 |
E em mais um novo formato, agora com três jogos, o Flamengo passou por Cruz Azul e Pyramids. Foram um total de 11 jogos, com sete vitórias, um empate e três derrotas. Aproveitamento de 66,6%.
Foto de capa: Reprodução / IA
Comentários
Postar um comentário