O Atlético Mineiro é o aniversariante do dia. Por muito tempo, o clube foi motivo de chacota porque só possuía um título de cada um dos mais expressivos. Isso mudou recentemente com os títulos conquistados na era Hulk. Conheça um pouco da história do Galo de Minas Gerais e seus 117 anos.
![]() |
Clube Atlético Mineiro |
ORIGEM
O clube foi fundado em 25 de março de 1908 por um grupo de estudantes em Belo Horizonte. O nome original foi Athlético Mineiro Football Club. Porém, só jogou pela primeira vez quase um ano depois. Vitória de 3 a 0 sobre o Sport Clube FC, também de BH. Em 1912, seu nome mudou para Clube Atlético Mineiro, como conhecemos hoje.
![]() |
Primeiro time do Atlético em 1909 (Reprodução / Internet) |
O futebol em Minas Gerais caminhava em passos lentos em relação aos estados próximos como SP e RJ. Nesses estados, já havia campeonatos estaduais, mas em MG não. A primeira competição oficial no estado aconteceu em 1914. A Taça Bueno Brandão foi organizada pela Liga Mineira e o Atlético foi o campeão. Campanha invicta, com três vitórias e um empate. Seus adversários foram o América e o Yale. A competição foi aprovada e, no ano seguinte, o primeiro Campeonato Mineiro foi disputado. O Atlético também foi o primeiro campeão.
![]() |
Primeiro time campeão (Reprodução / Internet) |
A partir do segundo Mineiro, o América venceu dez seguidos e o Atlético quebrou a hegemonia do rival com dois títulos seguidos. Hoje, o Galo é o maior campeão do estado com 50 títulos.
TÍTULOS
Seu primeiro título oficial foi o Campeonato Mineiro de 1915. Depois, uma bela história foi escrita. Foram: duas Copas do Brasil, três Brasileiros, uma Supercopa do Brasil, uma Libertadores e uma Recopa. O clube conseguiu um bronze no Mundial de Clubes de 2013.
![]() |
Títulos do Atlético |
POLÊMICAS
O Atlético entrou em polêmicas ao buscar outros meios para conseguir títulos ou benefícios esportivos recentemente. O clube fez pedido à CBF para que a entidade máxima do futebol brasileiro reconhecesse o título Brasileiro de 1937. O clube ganhou uma competição com equipes do Rio de Janeiro, Distrito Federal, Espírito Santo e São Paulo. A CBF confirmou o título em 2023, mas a decisão não foi bem vista em debates esportivos.
![]() |
O troféu do meio corresponde ao Brasileirão de 1937 (Reprodução / Atlético) |
Antes disso, em 2022, o Atlético tentou transformar os dois títulos da Copa Conmebol em Sul-Americana. Esse movimento teve participação de outros clubes brasileiros campeões do torneio extinto, mas foi liderado pelo Galo. Em caso de sucesso, o clube teria benefícios em rankings da Conmebol. Porém, a Conmebol avaliou e as federações que fazem parte da Conmebol ficaram de votar e nada foi decidido.
![]() |
O clube conquistou duas Copas Conmebol nos anos 90 (Reprodução / Internet) |
A última polêmica foi a tentativa do clube de ir ao Super Mundial de Clubes da Fifa. O Atlético fez um ciclo de quatro anos muito bom em Libertadores e conseguiu pontos suficientes para fazer parte da competição via ranking da Conmebol. Porém, as regras da Fifa são claras e apenas dois times por país podem participar, com exceção dos campeõs.
![]() |
O Atlético tenta estar entre os melhores do mundo (Reprodução / Internet) |
Palmeiras e Flamengo preencheram a cota de brasileiros já em 2021 e 2022. Fluminense e Botafogo fecharam a lista com os títulos da Libertadores de 2023 e 2024. Inclusive, o Galo foi o vice de 2024 e poderia ter a vaga caso vencesse o Botafogo na final de Buenos Aires. Com quatro brasileiros classificados, a Conmebol excluiu nossos times do ranking e abriu espaço para outros países. River Plate e Boca Juniors foram premiados. O Galo ficou em 3º no geral, atrás de Flamengo e Palmeiras, e na frente do River Plate por 19 pontos.
Um novo capítulo ocorreu no último fim de semana. O León, do México, foi excluído pela Fifa por ter o mesmo dono do Pachuca. Apenas um time por dono pode participar. Mesmo sendo uma vaga da Concacaf, o Atlético ficou interessado em uma possível participação, mesmo sabendo da regra do limite de dois por país, com exceção dos campeões. Essa oportunidade já foi descartada pela Fifa.
ESTÁDIOS
O primeiro estádio do Atlético foi o Presidente Antônio Carlos. Inaugurado em 1929 em partida contra o Corinthians. O Galo venceu o Timão por 4 a 2. O estádio tinha alguns apelidos, como Estádio de Lourdes e Estadinho da Colina. Tinha capacidade para 5 mil pessoas e foi o primeiro estádio de MG a ter iluminação para jogos noturnos. A casa do Galo foi utilizada até 1968.
![]() |
Estádio Presidente Antônio Carlos (Reprodução / Wikipédia) |
Demoliram a estrutura em 1994. Em 1996, construíram o shopping Diamond Mall. O shopping é uma parceria da empresa Multiplan, dona de shoppings pelo Brasil, e do Atlético. Uma parte dos lucros desse shopping vai para o clube. Além disso, a sede do Atlético é ao lado do shopping.
![]() |
Shopping que pertence ao Atlético (Reprodução / Wikipédia) |
O Atlético se mudou para o Mineirão, inaugurado em 1965. A grande história do clube está no estádio. Seja em campanhas do Brasileirão e títulos internacionais como o da Libertadores. Com o fechamento do estádio para obras para a Copa do Mundo de 2014, o Atlético jogou pelo interior do estado, como Ipatinga, Uberlândia e Sete Lagoas. Mas foi no Independência que o clube se reencontrou com o bom o futebol.
![]() |
Mosaico da torcida do Atlético no Mineirão (Reprodução / Mineirão) |
O Independência recebeu o time na campanha do vice-campeonato do Brasileirão de 2012. Mesmo sem o título, o time era quase imbatível no Horto. Chegou à final da Libertadores de 2013 após mandar todos os seus jogos lá. Porém, a final teria que ser no Mineirão, por ser maior. A Copa do Brasil de 2014, a primeira do clube, também foi conquistada com uma campanha no Independência e premiada com uma vitória contra o Cruzeiro no Mineirão na maior final entre os dois rivais.
![]() |
"Caiu no Horto, tá morto", era a frase falada na torcida e pelos jogadores (Reprodução / Internet) |
Depois de muito esforço, chegou a Arena MRV. Finalmente o clube tinha um estádio para chamar de casa e dizer que era só seu. Com capacidade para quase 45 mil pessoas, a partida inaugural foi em 27 de agosto de 2023, entre Atlético e Santos. Vitória dos donos da casa por 2 a 0. Paulinho marcou o primeiro gol do estádio. Porém, após a derrota na final da Copa do Brasil para o Flamengo em 2024, alguns torcedores invadiram o campo, tentaram agredir os flamenguistas e jogaram muitas coisas no campo, como copos e explosivos nos adversários. Ao fim da partida, teve mais confusão entre torcida e Polícia Militar. Com o ocorrido, o estádio foi interditado por tempo indeterminado, mas foi liberado para o final do Brasileirão para receber jogos sem público. O clube não mandou nenhum jogo nele em 2025.
![]() |
Arena MRV é o novo estádio do clube (Reprodução / Arena MRV) |
ÍDOLOS
Reinaldo é o primeiro grande ídolo do clube. O ex-atacante, hoje com 68 anos, estreou com 16 anos no time profissional, em 1973. Reinaldo jogou 12 anos pelo Atlético. Mesmo com poucos títulos, é considerado o maior jogador da história do Galo. É o maior artilheiro do clube com 255 gols e conseguiu um vice do Brasileirão sem o time perder nenhum jogo.
![]() |
Reinaldo (Reprodução / Futcontinental) |
O maior nome que surgiu depois foi Ronaldinho. Após saída conturbada do Flamengo, R10 apareceu no CT do Atlético após o fim dos estaduais em 2012. A grande equipe do século 21 estava se formando com Victor, Réver, Jô e Tardelli. O time conseguiu uma bela campanha no Brasileirão, sendo o vice-campeão, mas com a característica de quase imbatível em casa. O time melhorou ainda mais no ano seguinte e Ronaldinho foi importante no maior título do clube até o momento.
![]() |
Ronaldinho (Reprodução / Futcontinental) |
O ídolo recente é Hulk. O mais vitorioso entre os três não cogita o título de maior do clube. Mas poderia ser sem nenhum problema. O atacante saiu da China para o Galo em 2021. Muitos debates aconteceram e viam sua volta ao futebol brasileiro com insegurança por estar em um futebol fraco há muito tempo. Hulk se saiu melhor do que muitos esperavam. Após um começo lento com poucas chances, o craque foi o principal jogador do país com três títulos no Brasil. Mesmo com a doída saída da Libertadores com a perda de um pênalti contra o Palmeira, Hulk manteve o bom futebol e teve mais conquistas pelo Atlético.
![]() |
Hulk (Reprodução / Futcontinental) |
RIVALIDADES
O maior rival do Atlético é o Cruzeiro. Mesmo tendo o América, também como rival, a Raposa é quase que unanimidade para quem vive o Galo. O primeiro jogo entre os dois foi em 1921, mas o rival ainda se chamava Palestra Itália e venceu o Galo por 3 a 0. Veja os números do confronto:
![]() |
O Clássico Mineiro |
JOGOS
394
VITÓRIAS
156 do Atlético
130 do Cruzeiro
108 empates
GOLS MARCADOS
507 para o Atlético
447 para o Cruzeiro
MAIORES GOLEADAS
Atlético 9x2 Cruzeiro - 1927
Cruzeiro 6x1 Atlético - 2011
VITÓRIAS EM DISPUTA DE TÍTULOS
Cruzeiro 28
Atlético 23
A maior final entre os dois foi a Copa do Brasil 2014. O Atlético venceu os dois jogos, somando 3 a 0 no placar agregado.
FEBOL FEMININO
FUTEBOL FEMININO
O time feminino do Atlético teve alguns momentos de atividade no início de sua história. A primeira partida aconteceu em 1959 contra o América. Depois disso, uma pausa até 1983, quando um novo time disputou o Campeonato Mineiro e durou até o ano seguinte. O Mineiro começou a ser disputado em 2005 de forma mais organizada e ininterrupta, e o Galo estava presente, conquistando o título de 2006. Por conta de exigências da CBF para desenvolvimento da modalidade no país, desde 2019 o Atlético conta com uma melhor organização e mais investimento.
![]() |
Primeiro time feminino do Atlético (Reprodução / Atlético) |
As Vingadoras, alcunha do time, conquistaram os Mineiros de 2020, 2021 e 2022. Em 2023, disputou pela primeira vez a Supercopa do Brasil e saiu na primeira fase (quartas de final) em derrota para o Corinthians.
![]() |
Time conquistando o título Mineiro de 2022 (Reprodução / FMF) |
No Brasileirão, a história do Atlético começou em 2020 na Série A2. O time ficou em 3º lugar no Grupo E, atrás de Botafogo e Real Brasília. A colocação dava vaga para as melhores ranqueados. Porém, faltou um ponto para chegar entre as quatro melhores e avançar. Em 2021, de novo o Grupo E e, agora, liderança com 15 pontos. As Vingadoras eliminaram o Iranduba, o América no clássico e o CREESPOM-DF. A final contra o Bragantino terminou nos pênaltis e o Atlético não venceu, mas subiu para a principal divisão. A estreia na A1 foi positiva. Mesmo ficando abaixo na tabela, não correu risco de queda. Terminou em 11º lugar, à frente do Cruzeiro, com um total de 16 times e dez pontos da zona de rebaixamento.
Em 2023, terminou uma posição abaixo do ano anterior. Ficou em 12º lugar, com 16 pontos e três à frente da zona de rebaixamento. No ano passado, fez a pior campanha da história dos clubes numa Série A1. Conquistou apenas um ponto em 15 jogos e foi rebaixado para a Série A2.
Foto de capa: Futcontinental
Comentários
Postar um comentário