A Uefa e a Conmebol decidiram fazer uma parceria para aproximar o futebol das duas confederações. Elas criaram uma série de partidas entre equipes dos dois continentes para gerar um intercâmbio e fortalecer as equipes. Isso acontece não só nos gramados, mas também nas quadras de futsal, por exemplo.
Atalanta e LDU de Quito esperam a data para o jogo |
A competição mais conhecida dessa parceria foi a Finalíssima, que reúne os campeões da Copa América e da Eurocopa masculinas e femininas. A Argentina venceu a Itália no masculino e a Inglaterra derrotou o Brasil nos pênaltis no feminino em 2022.
Outra competição que começou, mas entre clubes, é o Desafio da Uefa-Conmebol, que reúne os campeões da Liga Europa e Copa Sul-Americana. Ano passado, o duelo ficou entre Sevilla e Independiente del Valle. A partida aconteceu em Sevilla, mas fez parte da pré-temporada dos espanhóis, que não levaram o jogo muito a sério.
A prova disso foi uma partida marcada pelo Sevilla no dia anterior à final contra os equatorianos. No dia 18 de julho, o adversário foi o Ceuta, que estava na Terceira Divisão da Espanha. Para piorar, o time utilizado nesse amistoso foi o titular. No dia seguinte, com o time quase todo reserva, jogaram contra o Del Valle.
Datas dos jogos do Sevilla (Reprodução / Google) |
O JOGO
O Independiente del Valle fez o maior jogo de sua história. Já enfrentou diversos clubes gigantes da América do Sul, mas era a primeira vez contra um europeu. A equipe jogou como se fosse a final do Mundial de Clubes.
Lautaro Díaz, novo reforço do Cruzeiro, marcou aos 9 minutos. Lançamento do campo de defesa, o argentino ganhou de Kike Salas e bateu na saída do goleiro.
Os minutos finais da partida foram de ataque contra defesa. O Del Valle tentou segurar o máximo que pôde, mas não conseguiu resistir à pressão e levou o empate nos acréscimos. A defesa tirou um cruzamento errado e Pedro Ortíz empatou livre na área.
O jogo foi decidido nos pênaltis, diretamente sem prorrogação. Joan Jordán abriu o placar para o Sevilla. Lorenzo Faravelli cobrou alto e o goleiro sérvio do time espanhol defendeu. O assistente viu o goleiro com os pés à frente da linha e mandou voltar. Faravelli errou de novo. Iván Romero abriu 2 a 0. Michael Hoyos marcou o primeiro para os equatorianos. Oussama Idrissi fez 3 a 1. Marcelo Moreno cobrou no meio do gol e perdeu também. Papu Gómez cobrou o último e deu o título para o Sevilla.
ATALANTA X LDU DE QUITO
CONFRONTOS SE A COMPETIÇÃO EXISTISSE ANTES
- Porto x San Lorenzo - 2003
- Valencia x Cienciano - 2004
- CSKA Moscou x Boca Juniors - 2005
- Sevilla x Boca Juniors - 2006
- Sevilla x Colo-Colo - 2007*
- Zenit x Arsenal-ARG - 2008
- Shakhtar Donetsk x Internacional - 2009
- Atlético de Madrid x LDU - 2010
- Porto x Independiente - 2011
- Atlético de Madrid x Universidad de Chile - 2012
- Chelsea x São Paulo - 2013
- Sevilla x Lanús - 2014
- Sevilla x River Plate - 2015**
- Sevilla x Independiente Santa Fé - 2016**
- Manchester United x Chapecoense - 2017
- Atlético de Madrid x Independiente - 2018
- Chelsea x Athletico-PR - 2019
- Sevilla x Independiente del Valle - 2020
- Villarreal x Defensa y Justicia - 2021
- Eintracht Frankfurt x Athletico-PR - 2022
Comentários
Postar um comentário