Conheça a história do São Paulo Futebol Clube

O São Paulo Futebol Clube é o aniversariante do dia. O clube que leva o nome da cidade é considerado por alguns um dos maiores do país por conta do grande número de títulos, principalmente os internacionais. Contaremos um pouco de sua história em homenagem aos seus 95 anos.

O São Paulo é o clube brasileiro com mais títulos
internacionais e fica em 10° nesse ranking mundial

ORIGEM

O São Paulo que conhecemos hoje é a fusão de dois times: a Associação Atlética das Palmeiras e o Club Athletico Paulistano. O primeiro desses times a ser fundado foi o Athletico Paulistano, em 1900. A Associação Atlética das Palmeiras foi fundada em 1902. Após problemas com a profissionalização do clube, jogadores passaram do Athletico Paulistano para a Associação Atlética das Palmeiras. Tudo isso começou em 1929. Foi aprovado pelo Athletico Paulistano ceder os jogadores do time para a Associação Atlética das Palmeiras, que tinha um estádio maior. Os jogadores de um time, somados à estrutura do outro, formaram o São Paulo Futebol Clube pouco tempo depois. A data de fundação foi a mesma do aniversário da cidade, que completava 376 anos na época. 

A fusão do Athletico Paulistano e as Palmeiras
resultou no São Paulo FC (Foto / Futcontinental)

O uniforme era branco com uma faixa vermelha em homenagem ao Athletico Paulistano e outra faixa preta em homenagem a Associação Atlética das Palmeiras. A terceira faixa da cor branca era a única cor em comum dos dois times. Seu nome de início ficou São Paulo da Floresta por conta do estádio das Palmeiras, que se chamava Chácara da Floresta e ficava no bairro da Ponte Grande, ao lado do Rio Tietê. 

Primeiro time campeão do São Paulo em 1931
(Reprodução / Wikipédia)

TÍTULOS 

O São Paulo conseguiu seu primeiro título em 1931. Foi o Paulistão daquele ano contra o Corinthians. Os principais são: 22 Paulistas, 1 Supercopa do Brasil, 1 Copa do Brasil, 6 Brasileirões, 2 Recopas Sul-Americanas, 1 Copa Sul-Americana, 3 Libertadores, 2 Copas Intercontinentais e 1 Mundial de Clubes Fifa. 

Principais títulos do São Paulo
(Reprodução / Futcontinenta)

O São Paulo nunca perdeu em Mundiais de Clubes, seja o antigo em jogo único, quanto o da Fifa. Disputou quatro jogos e venceu todos. Ganhou do Barcelona em 1992, do Milan em 1993, Al Ittihad e Liverpool em 2005. O Tricolor Paulista teve dois grandes momentos em sua história. A sequência de três finais de Libertadores (1992, 1993 e 1994), perdendo a última. E o período de 2005 a 2008, quando ganhou a Libertadores e Mundial, e deu sequência com três títulos do Brasileirão nos anos seguintes. Após 2009, o São Paulo ainda manteve bons times, disputava Libertadores, mas não conseguia títulos.

Os quatro jogos de Mundial do São Paulo
(Reprodução / Internet)

ESTÁDIOS 

O primeiro estádio usado pelo São Paulo foi o Estádio da Floresta, ou Chácara da Floresta. Localizado no bairro da Ponte Grande, ou Ponte das Bandeiras. Era o estádio da Associação Atlética das Palmeiras. Tinha a capacidade para 15 mil pessoas. O campo ainda existe, mas apenas com algumas árvores em volta. Por conta de brigas políticas dentro do clube, o São Paulo encerrou suas atividades no início de 1935, mas voltou meses depois com mudanças.

Estádio da Floresta
(Reprodução / Divulgação)

Sem o estádio e com problemas financeiros, o São Paulo se fundiu com o Estudante Paulista. Assim, ficou com o estádio da Mooca, chamado de Antônio Alonso. O clube mandou seus jogos lá de 1938 a 1940. 

Local atual de onde ficava o Estádio da Chácara
(Reprodução / Google Maps)

Em 1940, o Pacaembu foi inaugurado e o Tricolor Paulista começou a mandar seus jogos nele. O estádio sempre foi uma opção na história recente como plano b. Por exemplo, o time disputou partidas na campanha vitoriosa da Copa Sul-Americana em 2012 e no Brasileirão daquele ano. 

Estádio Pacaembu em 2012
(Reprodução / Internet)

Um outro estádio virou patrimônio do clube. O Canindé fez parte dessa coleção do São Paulo. O estádio fica a poucos metros do Estádio da Floresta, onde tudo começou. Porém, o São Paulo comprou a propriedade para realizar os treinos da equipe em 1944. Antes disso, já usava antes, pagando aluguel aos donos. 

O Canindé foi vendido à Portuguesa após o
São Paulo ser o dono (Reprodução / Divulgação)

A última mudança até aqui foi a venda do Canindé para ajudar a construir o Morumbi. O estádio não estava totalmente finalizado, mas foi inaugurado porque o clube precisava de renda. Então, decidiu jogar em 1960. As obras se iniciaram em 1953 e demoraram para finalizar. A princípio, o estádio tinha a capacidade para 150 mil, mas teve o número reduzido por conta de obras para modernização e tem capacidade para 72 mil pessoas. O nome original é do presidente que iniciou a construção: Cícero Pompeu de Toledo, que faleceu antes do término da obra. Virou Morumbi por conta do nome da região com o mesmo nome. Por motivos comerciais, o estádio passou a se chamar Morumbis em 2024. Um trocadilho com o chocolate Bis, que pertence ao dono que pagou o naming rights até 2027.

Morumbi é o maior estádio particular
 do país (Reprodução / Wikipédia)

ÍDOLOS

O ídolo maior do clube é Rogério Ceni. O goleiro jogou profissionalmente apenas no São Paulo. Rogério chegou ao Tricolor Paulista em 1990. O início foi apenas no time de juniores. Foi reserva na Copinha de 1992, onde o São Paulo terminou com o vice. Subiu para o time principal na época em que Zetti era o titular. 

Números de Rogério Ceni no São Paulo
(Reprodução / Futcontinental)

Muitos lembram de Ceni nos anos 2000, mas o goleiro já fez parte do elenco campeão da Libertadores e da Intercontinental de 1993. Assumiu a titularidade três anos depois. Foi a referência na posição de 1996 a 2015.

RIVALIDADES

O maior rival do São Paulo é o Corinthians. Em seguida, vem o Palmeiras. Mesmo sendo de cidades diferentes, o Santos também tem rivalidade com o Tricolor Paulista. Mas falaremos apenas do maior rival. O clássico contra o Corinthians se chama Majestoso. O primeiro aconteceu em 1930 e o Corinthians venceu por 2 a 1, em jogo válido pelo Paulistão. Os maiores confrontos da história entre os dois times foram a final da Recopa Sul-Americana de 2013, dois jogos da fase de grupos da Libertadores e a final do Brasileirão de 1990. Em todos esses jogos, o Corinthians levou a melhor. O São Paulo só venceu o segundo jogo da Libertadores, onde o grupo já estava definido. Os outros tiveram só vitórias do rival e dois títulos. 

Clássico Majestoso


JOGOS OFICIAIS
316 

VITÓRIAS
98 do São Paulo
113 do Corinthians
105 empates

GOLS MARCADOS
425 para o Corinthians 
416 para o São Paulo

MAIORES GOLEADAS
São Paulo 6x1 Corinthians - 1933 2x
Corinthians 6x1 São Paulo - 2015

CONQUISTAS EM FINAIS
11   Corinthians
7   São Paulo

FUTEBOL FEMININO

O futebol feminino no São Paulo começou em 1997. Porém, durou apenas três anos. Depois de algumas tentativas frustradas de recomeço, o futebol feminino voltou em 2017 com parceria. O bom time do Centro Olímpico, clube campeão do Brasileiro A1 em 2013, se fundiu ao Tricolor Paulista. A volta aos campeonatos foi em 2019. Terminou a primeira fase do Brasileirão A2 na liderança do grupo e foi campeão após eliminar o Palmeiras na semifinal e derrotar o Cruzeiro na final. Pelo Paulistão, liderança no grupo, mas perdeu a final para o Corinthians. 

O time do São Paulo campeão do Paulista 1997
(Reprodução / Internet)

Em 2020, o São Paulo estreou na Série A1 do Brasileirão. Terminou a primeira fase em 7º lugar e passou de fase. Chegou à semifinal e perdeu para o Avaí Kindermann. No Paulistão, chegou às quartas de final. 

Premiação do Brasileirão A2
(Reprodução / Internet)

O São Paulo foi bem no Brasileirão de 2021. Terminou em 3º lugar na fase de classificação, mas caiu para o Internacional nas quartas de final. No Paulistão, novo vice para o Corinthians. O ano de 2022, chegou em 2º lugar no Brasileirão, mas perdeu para o Inter de novo, agora na semifinal. Foi eliminado na semifinal do Paulistão também, dessa vez para o Santos. 

Em 2023, terminou o Brasileirão eliminado novamente na semifinal, dessa vez para a Ferroviária. A campanha de 7º lugar na primeira fase fez o clube perder a chance da primeira classificação para a Libertadores. O Santos ficou com a terceira vaga para a competição por ter tido a melhor campanha, com o 4º lugar na primeira fase. Pelo Paulistão, mais um vice para o Corinthians. 

O ano de 2024 foi o melhor ano em resultado esportivo depois da volta. Terminou o Brasileirão com o vice, de novo para o Corinthians, e conquistou a vaga para a Libertadores de 2025. Porém, encontrou o Corinthians na semifinal do Paulistão e foi eliminado.

Postagem da conquista da vaga
para Libertadores (Reprodução / X)

No geral, o São Paulo tem dois títulos do Paulistão (1997 e 1999) e a Taça Brasil de 1997. Além da Série A2 do Brasileirão em 2019. O clube chega em finais, mas tem uma pedra no sapato difícil de passar, que é o rival Corinthians.

A maior jogadora do São Paulo é a Formiga. Revelada no clube, teve três passagens pelo Tricolor Paulista. Jogou de 1993 a 1997. Depois voltou em 1999. Voltou para encerrar a carreira em 2021 e jogou até 2022. Ganhou os dois títulos Paulistas (1997 e 1999) e a Taça Brasil (1997).

Formiga na última passagem no clube
(Reprodução / São Paulo)

A goleira Carlinha também é ídola do clube. Joga no São Paulo desde a volta da modalidade em 2019. Foi campeão da Série A2 do Brasileirão e está até hoje defendendo as cores do time.

Goleira Carlinha em treinamento
(Reprodução / São Paulo)

OUTRAS MODALIDADES

O São Paulo é um clube de futebol, mas abriu portas para outras modalidades. O escudo do clube tem estrelas vermelhas e amarelas. As vermelhas são dos títulos mundiais de futebol, mas as amarelas são para o atletismo. As duas significam os recordes mundiais de Adhemar Ferreira da Silva, revelado pelo Tricolor Paulista. O clube se orgulha disso e tem um cantinho especial no museu com a história do atleta de Salto Triplo dos anos 50. 

Adhemar Ferreira da Silva em campo de prova
(Reprodução / Wikipédia)

Atualmente, o São Paulo tem um time de basquete que disputa o NBB. Essa modalidade começou junto com o futebol, em 1930. Porém, deixava de existir por alguns anos, voltava e parava. Isso aconteceu por um bom tempo, até que, em 2018, voltou em definitivo. A primeira competição foi a Liga Ouro (2ª divisão do basquete). O São Paulo conseguiu o vice e não tinha direito à vaga de acesso para o NBB de 2019. Porém, herdou a vaga de um dos piores times do NBB, que tinha problemas financeiros e não podia competir no ano seguinte.

Modelos dos uniformes do São Paulo em 2022-23
(Reprodução / sãopauloFC.net)

Na estreia no NBB, o time terminou a fase de classificação em 3º lugar. O mata-mata iria ter início quando a pandemia do novo coronavirus começou. O resultado da primeira fase valeu como final. O clube teve ótimas participações no NBB. Em 2020-21, foi vice para o Flamengo. Conseguiu uma semifinal em 2021-22. Foi vice novamente em 2022-23, dessa vez para o Franca. Na última temporada, ficou nas quartas de final, perdendo para o Minas. 

Tyrone Currel é norte-americano e é ala / pivô
(Reprodução / sãopaulofc.net)

No Paulistão, foi campeão em 2021 contra o Franca. Os dois repetiram a final em 2022, mas o Franca deu o troco e venceu. O maior título do clube é a Liga dos Campeões das Américas. A primeira participação foi em 2020-21, quando ficou em 4º lugar, sendo eliminado pelo Flamengo na semifinal. Em 2021-22, veio o título contra o Club Biguá, do Uruguai. A competição tem equipes de toda a América e não só a do Sul como no futebol. Esse título deu direito ao São Paulo jogar a Copa Intercontinental da FIBA. Campeonato que era bicampeão no futebol. Porém, o título não veio. Derrota para o Lenovo Tenerife. 

Premiação da Champions League das Américas
(Reprodução / São Paulo)

Oficialmente, são só dois títulos: Paulistão 2021 e a Champions League das Américas 2021-22. Antes, tinha conquistado o Campeonato Paulistano (só com equipes da capital São Paulo) em 1943 e a divisão de acesso do Paulista em 1989. 

Foto de capa: Futcontinental

Comentários