A Champions League AFC Elite encerrou sua 4ª rodada e tivemos mudanças no ranking do continente que dá vaga para a Copa do Mundo de Clubes de 2029. São apenas quatro vagas para o continente, mas daremos atenção aos seis primeiros e explicaremos essa disputa. Antes, veja como foram os jogos dessas equipes.
![]() |
| Claudinho é um dos destaques do Al Sadd |
AL SADD 1X2 AL-AHLI
No Catar, o Al Sadd recebeu o atual campeão Al-Ahli. Roberto Firmino enfrentava seu ex-time pela primeira vez. Os sauditas venceram por 2 a 1 e abriram o placar com Mahrez aos 34 minutos. Claudinho afastou mal uma bola perto da bandeirinha de escanteio e a jogada se desenrolou até chegar em Mahrez, que, de frente para o gol, só escolheu o canto. No minuto 62, Claudinho recebeu de Afif e acertou o ângulo para empatar. A vitória saiu aos 68 minutos em jogada brasileira. Galeno partiu pela esquerda e rolou em profundidade para Matheus Gonçalves. O ex-jogador do Flamengo bateu quase sem ângulo e o goleiro aceitou. Os sauditas estão em 2º lugar, com dez pontos. Os cataris estão em 10º, fora da zona de classificação, com dois pontos.
![]() |
| Matheus Gonçalves comemorando seu gol (Reprodução / Al-Ahli) |
AL-GHARAFA 1X2 AL-HILAL
O Al-Hilal é o líder do grupo e venceu os quatro jogos. A vítima dessa vez foi o Al-Gharafa, do Catar, equipe do ex-atacante do Real Madrid Joselu. O espanhol não jogou essa partida e a equipe sentiu a falta de um nome de peso. Cancelo ganhou a bola no ataque e cruzou na entrada da pequena área para Salem Al-Dawsari cabecear e abrir o placar aos 8 minutos. No 2º tempo, Theo Hernandéz deixou a bola com o brasileiro Kaio César, que bateu cruzado e ampliou o placar aos 66 minutos. Nos acréscimos, Ayoub Al Oui diminuiu. O Al-Gharafa está com três pontos e em 9º lugar, fora da zona de classificação.
![]() |
| O brasileiro Kaio César ganha destaque no time do Al-Hilal e disputa titularidade no time (Reprodução / Al-Hilal) |
BURIRAM UNITED 2X0 SHANGHAI PORT
Em um jogo recheado de brasileiros, o Buriram United, da Tailândia, venceu o Shanghai Port, da China, por 2 a 0. Porém, nenhum brasileiro participou efetivamente dos gols. Do lado do Buriram, tivemos Guilherme Bissoli, ex-jogador do Athletico-PR. No lado chinês, Matheus Jussa, ex-jogador do Fortaleza, e Mateus Vital, ex-jogador do Vasco da Gama e Corinthians. O Buriram é uma das seis equipes que veremos no ranking.
![]() |
| Guilherme Bissoli sendo marcado por adversário chinês (Reprodução / Buriram United) |
VISSEL KOBE 1X0 ULSAN HD
O Vissel Kobe, do Japão, venceu o Ulsan HD, da Coreia do Sul, por 1 a 0. Novamente, o brasileiro Jean Patric marcou e decidiu o jogo dessa vez. Jogando em casa, o time japonês ganhou os três pontos e entrou na briga por classificação para o mata-mata e está na briga pela vaga da Copa do Mundo de 2029. Aos 58 minutos, Jean Patric recebeu cruzamento da direita, dominou de costas para o gol e girou chutando. A bola entrou no cantinho. Os japoneses são os líderes com nove pontos. O Ulsan HD, participante da última Copa do Mundo e adversário do Fluminense, é o 4º colocado, com sete pontos.
![]() |
| Jean Patric marcou o gol que valeu a liderança no grupo (Reprodução / Vissel Kobe) |
RANKING PARA A COPA DO MUNDO
Ainda é cedo para imaginar quais equipes irão para a Copa do Mundo. Porém, o ranking já está com a pontuação da temporada anterior e da atual. Ainda faltarão mais duas temporadas. Já podemos ter uma ideia dos times que vão disputar as vagas. São quatro clubes que classificarão, mas serão pelos títulos da Champions League Elite. O ranking só será usado caso as equipes sejam campeãs mais de uma vez no ciclo de quatro anos. Hoje, o Al-Ahli é o único com vaga garantida. Os sauditas foram campeões do primeiro ano do ciclo. Os times com mais pontos no ranking são:
1º Al-Ahli
2º Al-Hilal
3º Kawasaki Frontale (JAP)*
4º Al-Nassr*
5º Buriram United (TAI)
6º Vissel Kobe (JAP)
* Kawasaki Frontale e Al-Nassr estão bem ranqueados, porém, não estão na edição atual da Champions League Elite. Portanto, Buriram United e Vissel Kobe ultrapassarão os dois em breve e assumirão o top-4. É importante estar nessas colocações em caso de mais de um título de equipes iguais. Já tivemos sauditas e japoneses na última Copa do Mundo. O Buriram United briga por uma vaga surpreendente para a Tailândia. Caso o Al-Ahli seja campeão de novo nas próximas três edições, uma vaga vai para o ranking. Caso dois sauditas sejam campeões, algum terceiro que estiver bem no ranking será eliminado pela regra de ter apenas dois clubes por país. Essa regra pode mudar para três, mas nada garantido.
Foto de capa: Reprodução / Al Sadd





Comentários
Postar um comentário