Palmeiras e Flamengo fazem a final da Libertadores 2025

A final da Libertadores da América 2025 foi definida. Palmeiras e Flamengo se enfrentam pela segunda vez na história na decisão da competição. Os dois times passaram por semifinais eletrizantes e de tirar o fôlego. Esse duelo premia o amante de futebol, que vai acompanhar os dois melhores times do continente. Veja como foram as partidas. 

Postagem oficial da final (Reprodução / Conmebol)

RACING 0X0 FLAMENGO 

O Racing começou a partida com uma grande festa da torcida. O confronto já havia atrasado porque o ônibus do Flamengo atrasou e não chegou ao estádio no horário. Foram 20 minutos de atraso, mais cinco dos fogos que a torcida e o clube soltaram. O jogo começou acelerado, com o Racing lançando bolas para Martínez. No começo até deu certo. Porém, o Flamengo foi equilibrando e tomou controle da posse de bola. 

Em um jogo defensivo a dupla de zaga se destaca e ganha apelido: Leléo (Reprodução / Adriano Fontes: Flamengo)


Luís Araújo foi o jogador que mais assustou os argentinos. Foram dois chutes perigosos de fora da área, mas os dois para fora. Aos 11 minutos, Conechny cabeceou para o chão e Rossi espalmou para escanteio. A melhor jogada rubro-negra foi com Arrascaeta dominando na área e rolando para o meio. Plata não alcançou e Varela bateu. O goleiro Cambeses fechou o ângulo. Solari assustou Rossi em chute no ângulo que passou perto. Arrascaeta passou por dois e bateu, mas Cambeses defendeu com o rosto. Essas foram as sequências de chances claras.

Rossi foi o destaque da partida com defesas importantes (Reprodução / Adriano Fontes: Flamengo)

No minuto 55, Plata foi expulso por golpear as partes íntimas de Marcos Rojo. A expulsão gerou polêmica por não ser clara. O VAR não tinha uma câmera clara e manteve a decisão de campo. Então, a pressão aumentou. Almendra bateu de fora da área e Rossi socou para frente. Aos 73, Rojo foi expulso após dividir com o Léo Pereira no alto. O árbitro alegou cotovelada do argentino. O VAR chamou e mostrou que foi apenas choque de cabeça e o vermelho foi anulado. O jogo do Racing era muito óbvio. Era só bola na área ou chutes de fora. Na última chance, Vietto chutou de voleio no canto, mas a bola tocou nas costas de Emerson Royal e foi na direção de Rossi, que espalmou. Flamengo na final!

PALMEIRAS 4X0 LDU

O Palmeiras conseguiu o que parecia impossível: goleou e reverteu um placar de três gols de diferença. O jogo foi de pressão alviverde desde o início. A pressão não foi só rondando a área. Foi de chutes para o gol e jogadas dentro da área. O Verdão só não caprichava no último passe. Era sempre com muita força e o atacante não conseguia finalizar. 


Raphael Veiga voltou a ser decisivo após ser questionado no jogo de ida (Reprodução / Conmebol)


Depois de algumas finalizações para fora ou bloqueadas pela defesa equatoriana, o goleiro Dominguéz defendeu a primeira aos 18 minutos. Piquerez recebeu na frente, entrou na área e bateu fraco no chão. A LDU cabeceou no gol com Medina, mas Carlos Miguel encaixou tranquilo. O gol brasileiro saiu segundos depois. Allan cruzou da direita e Sosa cabeceou sem chances aos 20 minutos. O segundo gol saiu aos 49 minutos. Andreas Pereira cobrou falta para o lado, Sosa cruzou do meio-campo, Vitor Roque tocou de cabeça para o meio e Fuchs encheu o pé quase na marca do pênalti. Foi o último lance do 1º tempo. 

Sosa também teve destaque com um gol e a participação no segundo (Reprodução / Palmeiras)


O 2º tempo teve o mesmo ritmo do 1º. Quem entrou e decidiu com dois gols foi Raphael Veiga. O jogador estava em baixa no time, mas mostrou por que tem história no clube. Veiga cobrou falta logo após entrar. Chute de frente ao gol e defesa no cantinho do goleiro, que espalmou para fora. Aos 68, Veiga recebeu no meio e lançou Vitor Roque, que limpou a marcação e rolou para o meio. Veiga dominou e marcou o terceiro gol. Esse placar levava o jogo para os pênaltis, mas estava tão fácil de fazer, que o time continuou atacando. Quem jogou bem também foi o garoto Allan. Ele recebeu pela direita e passou por dois na linha de fundo. Após entrar na área, um terceiro marcador o derrubou. Pênalti marcado e Raphael Veiga bateu no meio do gol para fazer 4 a 0 aos 81 minutos. Palmeiras na final!

A FINAL

Palmeiras e Flamengo irão se enfrentar em Lima no dia 29 de novembro, um sábado. O presidente da CBF, Samir Xaud, quer levar o jogo para Belém ou Brasília. Lima estava em alerta político e poderia não sediar a final. Mas essa hipótese não tem muita força ainda. Os dois voltam a se enfrentar após a final de 2021 em Montevidéu, onde o Palmeiras saiu vencedor. O duelo dará o tetra para a equipe vencedora. Em 2021, os dois tinham dois títulos cada e disputavam o tri. Porém, nenhum brasileiro foi tetra ainda. Apenas clubes argentinos e o Peñarol do Uruguai têm no mínimo quatro troféus. 



Foto de capa: Reprodução / Conmebol

Comentários