Uma semana depois do Mundial do Chelsea, relembre o ciclo dos Blues

Uma semana depois do título mundial do Chelsea, relembre como foi o ciclo de quatro anos até essa competição. O Chelsea venceu a UEFA Champions 2020-21, garantindo a vaga à Copa do Mundo. Mas muita coisa aconteceu nesse tempo. Vamos relembrar.

Reece James foi um dos poucos jogadores do elenco atual que ficaram a maior parte do ciclo 

TEMPORADA 2020-21

A temporada 2020-21 foi a primeira do ciclo. O Chelsea estreou na Premier League contra o Brighton fora de casa. Vitória por 3 a 1. Logo no jogo seguinte, clássico contra o Liverpool e derrota por 2 a 0. Os Blues estrearam na Copa da Liga Inglesa no terceiro jogo da temporada. Goleada contra o Barnsley de 6 a 0. O Tottenham foi o segundo adversário dessa copa. Empate por 1 a 1 e derrota nos pênaltis por 5 a 4. A equipe estreou na Champions League dois jogos depois. Empate sem gols diante do Sevilla. 

Mount perdendo pênalti decisivo contra o Tottenham (Reprodução: Reuters / Neil Hall)


Fazendo a divisão pelos campeonatos, o Chelsea já havia sido eliminado na Copa da Liga Inglesa (Carabao Cup), e iniciou sua campanha na Copa da Inglaterra (FA Cup) em janeiro de 2021. Vitória contra o modesto Morecambe por 4 a 0. Venceu o Luton Town na fase seguinte e chegou até a final, passando por Barnsley, Sheffield United, e Manchester City na semifinal. A final teve derrota para o Leicester City. 

O Leicester conquistou o título contra o Chelsea (Reprodução: Internet)

Na Premier League, terminou em 4º lugar, com 67 pontos. Conseguiu vencer o campeão Manchester City uma vez na competição. Na temporada, foram quatro partidas e só uma derrota para o rival. O Chelsea era o time que mais encaixava seu jogo contra o City, que era o melhor time do mundo na época. E isso se mostrou na última partida da temporada, a final da Champions League. 

Título da Champions League em final contra o Manchester City (Reprodução: Pierre-Philippe Marcou / AFP)

A estreia foi contra o Sevilla em empate sem gols. O grupo não era difícil e a 2ª rodada teve goleada de 4 a 0 contra o Krasnodar, da Rússia. Os Blues fecharam a 3ª rodada com vitória por 3 a 0 contra o Rennes. O segundo turno começou com 2 a 1 contra o Rennes, 4 a 0 contra o Sevilla e empate por 1 a 1 contra o Krasnodar. A equipe pegou o Atlético de Madrid nas oitavas de final. Foram duas vitórias, uma de 1 a 0 e outra de 2 a 0. Venceu o Porto por 2 a 0 em Portugal e perdeu em Londres por 1 a 0, mas avançou. Empatou com o Real Madrid e venceu por 2 a 0, indo para a final. Contra o City na final, vitória por 1 a 0, título e vaga no Mundial de Clubes na temporada seguinte e na Copa do Mundo. Foram 59 jogo, com 34 vitórias, 13 empates e 12 derrotas. Foram 65% de aproveitamento.

TEMPORADA 2021-22

A primeira partida da temporada foi na Supercopa da UEFA contra o Villarreal. Empate por 1 a 1 e vitória nos pênaltis por 6 a 5. Título conquistado. A estreia na Premier League foi contra Crystal Palace. Vitória por 3 a 0. Depois, dois clássicos seguidos. Vitória fora de casa contra o Arsenal por 2 a 0 e empate contra o Liverpool, em casa, por 1 a 1. A estreia na Champions League foi contra o Zenit logo em seguida. 

Título da Supercopa da UEFA (Reprodução: Jason Cairnduff)


Contando campeonato por campeonato de novo, a estreia na Copa da Liga Inglesa foi o oitavo jogo na competição. Empate por 1 a 1 contra o Aston Villa e vitória nos pênaltis por 4 a 3. Avançou pelos mesmos placares contra o Southampton. Venceu o Brentford por 2 a 0. Fez 3 a 0 no agregado contra o Tottenham na semifinal. E decidiu a final contra o Liverpool. Placar de 1 a 1 e um inesquecível 11 a 10 para o rival, com direito a pênalti perdido por Kepa. 

Clássico contra o Liverpool pela Final da Carabao Cup (Reprodução: Chelsea)

A Copa da Inglaterra teve estreia do Chelsea só em janeiro de 2022. O adversário foi o Chesterfield, da 5ª divisão. Vitória por 5 a 1. A fase seguinte foi mais difícil. Vitória na prorrogação por 2 a 1 contra o Plymouth Argyle, da 3ª divisão. Os adversários estavam ficando mais complicados. Nas oitavas de final, vitória por 3 a 2 contra o Luton Town. Classificação contra o Middlesbrough em vitória por 2 a 0. Mais uma vitória apertada, dessa vez, contra o Crystal Palace. Placar de 3 a 2. Em nova final contra o Liverpool, empate por 0 a 0 e nova disputa nos pênaltis. O Liverpool venceu por 6 a 5. 

E o mesmo roteiro aconteceu na final da FA Cup (Reprodução: Internet)

A Premier League foi muito complicada para a disputa do título. Nessa temporada, Manchester City e Liverpool corriam sozinhos na disputa da taça. O Chelsea terminou em 3º lugar, com 74 pontos. Porém, o vice-campeão Liverpool terminou com 92 pontos e o City com 93. A vaga na Champions League estava garantida, pelo menos. 

Clássico contra o Arsenal pela Premier League (Reprodução: Chelsea)

A estreia contra o Zenit na Champions League foi com vitória de 1 a 0. Derrota para a Juventus na 2ª rodada por 1 a 0. O time respirou ao golear o Malmo por 4 a 0 e venceu também a volta contra os suecos por 1 a 0. Os Blues golearam a Juventus por 4 a 0 e voltaram ao controle do grupo. A rodada final teve empate de 3 a 3 com o Zenit. As oitavas de final foram de duas vitórias contra o Lille, da França. Vitória de 2 a 0 e 2 a 1. As quartas de final tiveram o Real Madrid, que se vingaram da temporada anterior. Vitória dos espanhóis, em Londres, por 3 a 1. O Chelsea venceu na Espanha, mas por 3 a 2, e o Real Madrid avançou para a semifinal. 

Thiago Silva marcando Benzema na Champions League (Reprodução: Internet)

Antes das fases decisivas da Champions League, o Chelsea viajou ao Catar em fevereiro. Foi para a disputa do Mundial de Clubes. A equipe estreou contra o Al-Hilal e venceu por 1 a 0. A final foi contra o Palmeiras. Título conquistado na prorrogação em vitória de 2 a 1. A temporada teve dois títulos em disputa curta (Supercopa UEFA e Mundial de Clubes). Foram 63 jogos, com 38 vitórias, 17 empates e oito derrotas. O aproveitamento foi de 69,3%. 

Duelo contra o Palmeiras na final do Mundial de Clubes (Reprodução: Internet)

TEMPORADA 2022-23

Logo após a conquista do Mundial, o russo Roman Abramovich, dono do clube, decidiu vender o Chelsea. Roman se sentiu com o dever cumprido e não quis arranhar a imagem dos Blues com sua presença. O motivo disso era o confronto entre Rússia e Ucrânia, que estava no início. Além disso, o governo inglês obrigou o russo a vender. Roman é próximo de Vladimir Putin, que deu origem ao conflito. A partir da venda, para o estadunidense Todd Boehly, o clube começou a ter resultados ruins. O time foi se desmanchando e a maioria dos campeões da Champions e do mundo foi saindo. 

O Chelsea perdeu duas vezes para o Manchester City nas duas copas (Reprodução: Internet)

A temporada começou com seis jogos seguidos da Premier League. O primeiro contra o Everton e vitória por 1 a 0. Foram três vitórias, um empate e duas derrotas nessas partidas. Depois, a estreia na Champions contra o Dinamo Zagreb. Dois jogos depois, a primeira eliminação. Na estreia da Copa da Liga Inglesa, derrota para o Manchester City por 2 a 0. A mesma coisa na Copa da Inglaterra. Estreou contra o City e foi goleado por 4 a 0, sendo eliminado na primeira partida.

Chilwell é expulso após puxar Rodrygo (Foto: Albert Gea / Reuters)

Na Premier League, uma campanha bem ruim. Ficou em 12º lugar, com 44 pontos. Não garantiu vaga para nenhuma competição internacional na temporada seguinte. Na Champions League, estreou com derrota de 1 a 0 para o Dinamo Zagreb. Empatou com o Salzburg em 1 a 1 na estreia em casa. Venceu o Milan por 3 a 0 na 3ª rodada. E venceu em Milão, por 2 a 0. Venceu o Salzburg e o Dinamo Zagreb por 2 a 1 e encerrou a fase de grupos. Nas oitavas de final, perdeu na Alemanha para o Borussia Dortmund por 1 a 0, mas venceu por 2 a 0 em Londres e passou. Pelo terceiro ano seguido, encarou o Real Madrid. Duas derrotas por 2 a 0 e fim da participação. Foram 50 jogos, com 16 vitórias, 12 empates e 22 derrotas. Um aproveitamento de só 40%. 

TEMPORADA 2023-24

A última temporada do ciclo foi para reerguer o time. O Chelsea não tinha competições internacionais e jogava a Premier League sem muitas partidas no calendário para cansar os jogadores. A estreia foi contra o Liverpool e empate por 1 a 1. O quarto jogo da temporada foi da Copa da Liga Inglesa. Como não disputavam nenhuma competição da UEFA, o Chelsea entrou uma fase antes do que está acostumado. Encarou o AFC Wimbledon e venceu por 2 a 1. Venceu o Brighton na fase seguinte por 1 a 0. Passou pelo Blackburn Rovers com um placar de 2 a 0. Venceu o Newcastle nos pênaltis pelas quartas de final. Empate por 1 a 1 e avançou com o 4 a 2. Depois de dois jogos contra o Middlesbrough, placar agregado de 6 a 2 e ida para a final. Mas perdeu para o Liverpool por 1 a 0. 

Mais uma derrota para o Liverpool em uma final (Reprodução: Internet)

A estreia na Copa da Inglaterra foi em janeiro como de costume. Vitória de 4 a 0 contra o Preston North. Depois, dois jogos contra o Aston Villa. Empate de 0 a 0 em casa. O empate levava ao replay (jogo de volta). Vitória fora de casa por 3 a 1. Venceu o Leeds United por 3 a 2 nas oitavas de final. Se vingou do Leicester com vitória por 4 a 2. Mas foi eliminado pelo Manchester City na semifinal em derrota por 1 a 0. O City perdeu o título para o Manchester United e isso impactou na temporada do Chelsea. 

Derrota para o City na semifinal da Copa da Inglaterra (Reprodução: Chelsea)

Na Premier League, acabou em 6º lugar. Fez 63 pontos em uma arrancada impressionante. Nos últimos seis jogos, venceu cinco e empatou um. A equipe conquistou vaga para a Liga Europa. Porém, com o campeonato já encerrado, a final da Copa da Inglaterra aconteceu e o Manchester United venceu o City. O título deu vaga à Liga Europa para o United e tirou o Chelsea. A equipe teve que ser realocada para a Conference League. Foram 51 jogos, com 26 vitórias, 11 empates e 14 derrotas. Teve 58,1% de aproveitamento. 

TÍTULO MUNDIAL

Após o fim do ciclo, começou mais um na temporada da Copa do Mundo de Clubes. Então, a temporada 2024-25 não fez parte desse ciclo. O título da Champions League do PSG não contou para esse Mundial, por exemplo. 

O Chelsea chegou sendo o atual campeão da Conference League, o que não é muita coisa. O grupo não era complicado e teve um certo favoritismo para terminar na liderança dele. O primeiro jogo foi contra o Los Angeles FC. Vitória de 2 a 0, mas com um jogo bem preguiçoso. O segundo jogo foi contra o Flamengo. Os europeus viram que os sul-americanos estavam em outro ritmo e os Blues tentaram igualar na vontade. Em um minuto, duas faltas dos ingleses para mostrar que não estavam de brincadeira. Mesmo abrindo o placar com Pedro Neto, o Chelsea sofreu a virada e perdeu de 3 a 1. Encerraram a fase diante do Esperance, com uma vitória de 3 a 0. 

A única derrota do Chelsea foi para o Flamengo 
(Reprodução: Sellers | Crédito: PA)

A oitava de final foi bem generosa. O favorito Bayern não avançou em 1º lugar no outro grupo. Então, mesmo em 2º lugar, o Chelsea conseguiu um adversário acessível. O Benfica foi a vítima. Em jogo louco, o Chelsea fez 1 a 0 e faltando pouco mais de cinco minutos, o jogo foi paralisado por conta de uma tempestade. Na volta, o Benfica empatou e o jogo foi para a prorrogação. Vitória de 4 a 1 e passe para as quartas de final. O adversário foi o Palmeiras. Jogo duro e vitória por 2 a 1. O 1º tempo foi melhor para os Blues, mas o 2º tempo foi mais equilibrado. Estêvão marcou o empate, mas em desvio no fim, a bola entrou e os ingleses marcaram o gol da vitória. 

Cole Palmer no momento que marcou seu gol (Reprodução: FIFA)

A semifinal contra o Fluminense foi um pouco mais tranquila. O Tricolor não jogou muito bem e o Chelsea conseguiu vencer com um 2 a 0 sem muitos sustos. A final foi surpreendente. Vitória inesperada por 3 a 0 diante do PSG. João Pedro e Cole Palmer marcaram os cinco últimos gols da campanha. 

Técnico Enzo Maresca festejando o título com os jogadores (Reprodução: Reuters)

No geral, o ciclo foi de 223 jogos. Arredondou para 230 com a Copa do Mundo. Foram 120 vitórias, 53 empates e 57 derrotas. O aproveitamento foi de 59,85%. 

Foto de capa: Reprodução / Chelsea

Comentários