O Atlético-MG sofreu, mas avançou nos pênaltis. Foi o único brasileiro a conquistar vaga para as oitavas de final no playoff. Bahia, Vasco da Gama e Grêmio não avançaram e se juntaram a Corinthians e Cruzeiro como eliminados. O Galo se junta ao Fluminense como únicos brasileiros nas oitavas de final. Veja como foram os jogos.
![]() |
Everson foi o destaque dos brasileiros na semana |
VASCO 1X1 INDEPENDIENTE DEL VALLE
O Vasco precisava golear para tentar levar para os pênaltis. O time produziu boas oportunidades no 1º tempo, mas contou com ótima atuação do goleiro Villar. Em tabelinha de David e Nuno Moreira, o português cruzou e Vegetti cabeceou no canto. O goleiro deu um tapa quase em cima da linha para defender. O Pirata vascaíno perdeu outro gol incrível. Em cruzamento para a área, o argentino bateu de chapa em cima do goleiro. Rayan também ficou cara a cara com o Villar, que defendeu com o joelho. Aos 37 minutos, uma falta lateral para o Del Valle custou um gol. Cruzamento à meia altura e Spinelli cabeceou para trás e marcou.
![]() |
Apesar das vaias, João Victor ganhou quase todos os duelos com o atacante Spinelli e deu assistência para Vegetti (Reprodução / Conmebol) |
No 2º tempo, a pressão continuou, mas foi menor. Rayan recebeu passe na área e rolou para Paulo Henrique, que bateu de primeira em cima do goleiro. Aos 66, João Victor estava sendo vaiado e lançou a bola na área. Vegetti cabeceou no cantinho e empatou. Nos acréscimos, Vegetti teve mais uma chance clara de cabeça, mas finalizou em cima do goleiro. A participação do clube na Copa Sul-Americana terminou.
AMÉRICA DE CALI 2X0 BAHIA
O Bahia chegava à Colômbia com uma missão simples, mas difícil. Uma vitória de apenas 1 a 0 dava a classificação. Mas o Tricolor de Aço foi inferior ao rival. O 1º tempo foi todo do América. O gol saiu aos 28 minutos. O ponta-esquerda Jhon Murillo arrancou pela lateral do campo, dividiu com Michel Araújo e passou. Murillo tentou passe no meio e errou. O zagueiro Ramos Mingo recuou para Marcos Felipe sem olhar e quase marcou contra. O goleiro tirou com o pé e a bola ficou com Murillo, que bateu de fora da área com o gol aberto. O 2º tempo também foi de melhores chances para o América. Nos acréscimos, Garcés aumentou o placar de cabeça e finalizou o confronto. Os colombianos jogarão contra o Fluminense nas oitavas de final.
![]() |
O Bahia não marcou nessa edição da Sul-Americana (Reprodução / Conmebol) |
GRÊMIO 1X1 ALIANZA LIMA
O Grêmio também não conseguiu avançar. Precisava vencer por pelo menos dois gols de diferença e apenas empatou. O jogo teve clima de festa por ser o primeiro jogo na Arena após o clube ter a posse definitiva do estádio depois de 12 anos. Porém, isso não foi o suficiente para o time responder em campo. O jogo foi de poucas oportunidades no 1º tempo e os gols saíram no 2º. Gustavo Martins abriu o placar para o Tricolor aos 55 minutos. Escanteio cobrado para a área e Gustavo ficou no meio esperando a bola descer para tocar de primeira. André Henrique acertou a trave aos 75 minutos e quase igualou o placar. Zambrano, do Alianza, foi expulso faltando cinco minutos para o fim, mas foram os peruanos que marcaram. Barcos, ex-jogador do Grêmio, recebeu na área e tocou por cima de Volpi. Fim de jogo.
![]() |
Martin Braithwaite qusse empatou o confronto na parte final do jogo (Reprodução / Conmebol) |
ATLÉTICO-MG (3) 0X1 (1) BUCARAMANGA
O Atlético-MG sofreu, mas avançou de fase. O jogo foi muito nervoso e foi dando errado. O Bucaramanga jogou sem medo e venceu o jogo, mas desperdiçou pênaltis. Hulk teve a primeira oportunidade ao receber lançamento de Scarpa e chutou por cima quase na pequena área. O jogo começou a ficar perigoso, com o Bucaramanga chutando de fora da área algumas vezes. Os problemas do meio da semana de salários atrasados e notificações na justiça cobrando o clube, deixaram dois jogadores como alvo de vaias da torcida: Rony e Scarpa. Os dois quase marcaram em jogada ensaiada. Hulk cobrou escanteio rasteiro, Scarpa chutou da entrada da área e o goleiro deu rebote para o lado. Rony tentou sem ângulo e jogou na rede pelo lado de fora. Dudu tentou duas vezes, mas sem sucesso.
![]() |
Exatamente 12 anos depois do título da Libertadores nos pênaltis, o Atlético avançou do mesmo modo (Reprodução / Conmebol) |
O gol do Bucaramanga saiu no final do 1º tempo. Falta lateral, de frente para o banco de reservas do Atlético. Cruzamento para a área e Jefferson Mena subiu tranquilo para marcar aos 45 minutos. O Galo voltou para o 2º tempo pressionando muito. Dudu voltou perdendo duas chances, uma de cabeça e outra sozinho na área, jogando por cima. Júnior Alonso cabeceou no travessão e o gol parecia questão de tempo para sair, mas o time foi perdendo as forças e o jogo terminou 1 a 0 mesmo. A decisão foi para os pênaltis.
Hulk bateu o primeiro e fez. Chávez empatou para o Bucaramanga. Alvo das vaias, Scarpa chutou na trave. Everson pegou o pênalti de Henao e deixou tudo igual. Bernard perdeu para o Galo e Mena, autor do gol, isolou. Tudo igual. Gabriel Menino marcou e Everson pegou o pênalti de Zárate. O próprio goleiro bateu o pênalti seguinte e marcou o gol da classificação.
OITAVAS DE FINAL
Os jogos das oitavas de final serão nas seguintes datas: ida (12, 13 e 14 de agosto) e volta (19, 20 e 21 de agosto). A transmissão é do SBT (TV aberta), Paramount+ e ESPN Brasil (TV fechada), e Disney+ (streaming). Os confrontos são os seguintes:
![]() |
Confrontos das oitavas de final (Reprodução / Conmebol) |
Foto de capa: Reprodução / Conmebol
Comentários
Postar um comentário