PSG é o campeão da UEFA Champions League 2024-25

O PSG é o campeão da Europa. Goleou a Inter de Milão nesse sábado por 5 a 0. O jogo em Munique marcou homenagens ao técnico Luís Enrique, que perdeu a filha anos atrás por conta do câncer. Veja como foi a campanha e a final.


Marquinhos é o segundo brasileiro a levantar a taça da Champions League 

CAMPANHA

A primeira partida do PSG foi em casa contra o Girona, que estreava na competição. O gol saiu no fim e foi sem querer. Cruzamento da esquerda de Nuno Gomes e o goleiro tentou encaixar, mas deixou passar por baixo das pernas. no primeiro jogo fora de casa, perdeu para o Arsenal por 2 a 0. O terceiro jogo foi o clássico das siglas com o PSV. Empate por 1 a 1 com gol de Hakimi em chute de longe quando o time estava perdendo. Em mais um jogo em casa, derrota para o Atlético de Madrid por 2 a 1. Zaire-Emery abriu o placar, mas levou a virada. A rodada seguinte foi em Munique. Derrota para o Bayern por 1 a 0.

Nuno Gomes comemorando o primeiro gol da campanha (Reprodução / Reuters)


A campanha estava bem ruim e o time estava perto de ser eliminado. Na 6ª rodada, visita ao RB Salzburg. Vitória por 3 a 0, com gols de Gonçalo Ramos, Nuno Mendes e Doué. No último jogo em casa, o adversário era o Manchester City. Os dois estavam mal, mas se o PSG perdesse, seria eliminado. O 1º tempo terminou 0 a 0. No 2º tempo, o City abriu 2 a 0 logo no início. Os franceses buscaram força de onde pareciam não ter. Virada de 4 a 2, com gols de Dembélé, Barcola, João Neves e Gonçalo Ramos. O último jogo foi contra o Stuttgart e terminou com vitória de goleada. Placar de 4 a 1, com gols de Barcola e hat-trick de Dembélé.

João Neves na virada contra o City (Reprodução / Internet)

O mata-mata começou com clássico francês. Dois duelos com o Brest e duas vitórias. Placares de 3 a 0 fora e 7 a 0 em casa. Quem marcou foram: Vitinha (2x), Dembélé (2x), Barcola, Kvaratskhelia, Doué, Nuno Mendes, Gonçalo Ramos e Mayulu. A passagem para as oitavas de final rendeu encontro com o Liverpool. Derrota de 1 a 0 em casa. O PSG devolveu o 1 a 0, com gol de Dembelé. O resultado levou o jogo para a prorrogação e depois para os pênaltis. Donnarumma pegou pênaltis de Darwin Nuñez e Jones. Nas quartas de final, o Aston Villa. Os ingleses abriram o placar em Paris, mas Doué empatou. Kvaratskhelia virou e Nuno Gomes fechou o placar. Na Inglaterra, derrota por 3 a 2, mas a vaga era francesa. Hakimi e Nuno Mendes marcaram. Depois, o Aston Villa virou. 

Jogo decisivo contra o Liverpool (Reprodução / Peter Powell via Reuters)

O Arsenal foi o adversário da semifinal. Dembélé abriu o placar no início do jogo em Londres. Fabián Ruíz marcou no jogo de Paris após o time sofrer uma grande pressão. Hakimi marcou o segundo e fechou o placar.


Duelo dos brasileiros Marquinhos e Gabriel Martinelli (Reprodução/ Julian Finney/Getty Images)

FINAL

A final em Munique contra a Inter de Milão prometia ser uma grande partida, mas só o PSG jogou. A quinta final na cidade teve o quinto campeão inédito. Os italianos ficaram perdidos no início do jogo e sofreram um gol aos 12 minutos. Em boa troca de passes, Doué rolou para o lado e Hakimi só empurrou para o gol. Aos 20, Dembélé virou o jogo para Doué. O francês chutou e a bola desviou em Dimarco, enganando Summer. O 2º tempo foi melhor ainda. O PSG jogou mais solto e a Inter, perdida. O terceiro gol foi de Doué aos 63 minutos. Foram dois gols e uma assistência. Aos 72, Dembélé deixou Kvaratskhelia na cara do gol, que marcou também. O último gol foi de Mayulu aos 86 minutos. 
  

Momento da premiação do PSG (Reprodução / PSG)

CLASSIFICAÇÃO AOS MUNDIAIS FIFA

O PSG venceu sua primeira Champions League e garantiu vaga para a final da Copa Intercontinental da FIFA. A equipe ficará na final e jogará contra o melhor time entre os outros cinco que irão jogar. O título também já deu vaga para o Super Mundial de 2029. O time já vai jogar a de 2025, após conseguir vaga pelo ranking da UEFA. 

Postagem da Copa do Mundo de Clubes sobre o título do PSG (Reprodução / FIFA)


Foto de capa: Reprodução / PSG

Comentários