#31 Especial Super Mundial de Clubes: Pachuca, o Rei da América

O Pachuca vai para mais um campeonato em nível mundial. Los Tuzos têm uma grande história em competições da FIFA. Não foram muitos resultados expressivos. Mas o clube é o Rei da América. Venceu com sobras o último campeão da Libertadores e é o último vice-campeão do mundo. Na história, é o único mexicano com título na América do Sul. Vai tentar passar de fase nesse Super Mundial. Relembre as campanhas do Pachuca em mundiais.


DADOS DO CLUBE

O Pachuca foi fundado em 1 de novembro de 1892 e tem 132 anos. O clube tem o nome da cidade e joga no Estado Hidalgo, com capacidade para 32 mil lugares. Não há um número oficial de quantos torcedores tem o Pachuca. 

Torcida do Pachuca (Reprodução / Giuseppe Cacace via AFP)


TÍTULOS

Os principais títulos do Pachuca são: 7 Ligas MX, 1 Copa Sul-Americana, 6 Copas dos Campeões da Concacaf, 1 Dérbi das Américas e 1 Copa Challanger da FIFA. 

O título de maior nível do clube foi a Challenger Cup da FIFA (Reprodução / Internet)

CAMPANHAS EM MUNDIAIS

O Pachuca começou a disputar mundiais em 2007. A equipe estava com bastante experiência, pois havia conquistado a Sul-Americana um ano antes. Porém, fez apenas um jogo. Perdeu para o Etoile du Sahel e deixou de fazer a semifinal contra o Boca Juniors. Não houve disputa de 5º lugar e o time voltou ao México. 

Pachuca no seu primeiro jogo na história em mundiais (Reprodução / Teamfoto)


Em 2008, o Pachuca virou um jogo muito difícil nas quartas de final. O adversário foi o Al Ahly. Os egípcios abriram 2 a 0 e os mexicanos empataram com Montes e Giménez. O jogo foi para a prorrogação e o Pachuca marcou mais dois gols, vencendo por 4 a 2. A semifinal aconteceu contra a LDU e eliminação com derrota por 2 a 0. A disputa do 3º lugar contra o Gamba Osaka do Japão. Nova derrota, agora por 1 a 0, e o 4º lugar da competição. 

Disputa do 3° lugar contra o Gamba Osaka (Reprodução / Kiyoshi Ota via Getty Images)


O clube voltou em 2010 e passou por mais um vexame. O Pachuca foi a primeira vítima do Mazembe, que depois eliminou o Internacional. Derrota por 1 a 0 e mais uma vez disputando o 5º lugar. O adversário foi o Al Wahda, dos Emirados Árabes. O Al Wahda vencia por 2 a 0 e Cvitanich marcou duas vezes para empatar e levar para os pênaltis. Vitória por 4 a 2 e o 5º lugar garantido. 

Disputa do 5° lugar contra o Al Wahda (Reprodução / Jasper Julnen via Getty Images)

A última vez na competição com sete times foi em 2017. Vitória diante do Wydad por 1 a 0, mas só na prorrogação. O Pachuca passou para enfrentar o Grêmio e, de novo, prorrogação após 0 a 0. Dessa vez, derrota por 1 a 0 com gol de Everton Cebolinha. A disputa do 3º lugar foi mais fácil. Vitória por 4 a 1 contra o Al Jazira. 

Momento do gol do Everton (Reprodução / FIFA)


A FIFA criou a Copa Intercontinental para substituir a competição com sete times. Essa competição é dividida em etapas. A primeira foi o Dérbi das Américas. O Pachuca encarou o Botafogo, campeão da Libertadores. O Glorioso tinha acabado de ganhar o Brasileirão e viajou ao Catar em avião impróprio para viagens longas. Com apenas um treino, o Glorioso não foi páreo. O Pachuca venceu por 3 a 0, com os gols no 2º tempo. Idrissi deixou dois no chão e marcou o primeiro aos 49 minutos. Aos 66, Deossa limpou a marcação de Vitinho e bateu quase sem ângulo. John falhou no lance. E Rondón fechou o placar aos 79 minutos.

Idrissi deixando Barboza no chão antes do gol (Reprodução / Christopher Pike – FIFA via Getty Images)


A equipe avançou para a Copa Challenger contra o campeão da Copa África-Ásia-Pacífico, o Al Ahly. O jogo foi bem fraco tecnicamente e terminou 0 a 0. A decisão foi para os pênaltis e o Pachuca venceu por 6 a 5.

Jogo contra o Al Ahly que valeu vaga para duelar contra o Real Madrid (Reprodução / Internet)


Na primeira final, o Pachuca encarava o Real Madrid. E não se intimidou. Nos primeiros minutos, o lateral-direito Rodríguez bateu de longe e a bola foi no cantinho. Courtois espalmou estranho para fora. O time deu uma pressão nos primeiros 15 minutos, sem tantas chances claras de gol. Mas mostrou como o Real Madrid não entrou no jogo nesse período. Depois, os espanhóis começaram a atacar mais e o jogo voltou ao seu normal. Mbappé marcou aos 37 minutos em jogada de Vini. No 2º tempo, Rodrygo marcou de fora da área e Vini fechou o placar de pênalti. Aos 90, Mena marcou de cabeça para o Pachuca, mas estava em posição irregular.

Rodrygo antes de marcar seu gol (Reprodução / Real Madrid)

O QUE ESPERAR NO MUNDIAL?

O Pachuca pode brigar pela 2ª posição, mas terá dificuldades, principalmente contra o Al-Hilal. O resultado mais comum seria a eliminação. Mesmo sendo o vice-campeão do mundo, a equipe está abaixo de seus adversários. 

Grupo do Pachuca (Reprodução / FIFA)


Foto de capa: Reprodução / Futcontinental

Comentários