#28 Especial Super Mundial de Clubes: Wydad Athletic voltando a uma competição internacional na temporada

O Wydad Athletic, mais conhecido como Wydad Casablanca, teve uma temporada anterior muito ruim e não se classificou para competições africanas. Terá a oportunidade de voltar aos holofotes do mundo mesmo estando se reerguendo de uma temporada ruim. Na atual, terminou o Campeonato Marroquino em 3º lugar, garantindo vaga na segunda competição mais importante do continente. Conheça um pouco do clube e suas campanhas em mundiais.



DADOS DO CLUBE

O Wydad Athletic foi fundado em 8 de maio de 1937 e tem 88 anos. Sua cidade é Casablanca e manda seus jogos no Estádio Mohammed V, que tem capacidade para 67 mil pessoas. Não há números precisos de quantos torcedores o clube tem, mas é, sem dúvidas, uma das maiores do Marrocos. 

Torcida do Wydad (Reprodução / Fadel Senna/AFP)

TÍTULOS

Os principais títulos do Wydad são: 9 Copas do Marrocos, 22 Campeonatos Marroquinos, 1 Supercopa da CAF, 1 Liga dos Campeões Árabes, 3 Ligas dos Campeões da CAF e 1 Copa Afro-Asiática. 


O último grande título do clube foi a Liga dos Campeões da África em 2021-22 (Reprodução / AFP)

CAMPANHAS EM MUNDIAIS

O Wydad participou de dois mundiais e perdeu todos os jogos que disputou. A primeira participação foi em 2017 e estreou contra o Pachuca. O vencedor enfrentaria o Grêmio na semifinal. A equipe resistiu bem e levou o 0 a 0 para a prorrogação. Mas jogou uma parte do jogo com um jogador a menos e perdeu com gol aos 112 minutos. A disputa do 5º lugar foi contra o Urawa Reds, do Japão. Derrota por 3 a 2 com dois gols do zagueiro brasileiro Maurício Antônio. 

O primeiro jogo da história do clube em mundiais contra o Pachuca (Reprodução / FIFA)


Em 2022, o time jogou em casa. A competição foi realizada em fevereiro de 2023 e o time entrou nas quartas de final por ter sido o campeão africano. Título que deu passagem ao Super Mundial. A estreia foi nas quartas de final contra o Al-Hilal. O vencedor enfrentaria o Flamengo e o time quase conseguiu. A equipe abriu o placar aos 51 minutos. Escanteio cobrado e El Amloud cabeceou para o gol. O árbitro marcou pênalti aos 88 minutos e expulsou um jogador marroquino por reclamação. Kanno bateu e empatou aos 93 minutos. Derrota nos pênaltis por 5 a 3.

Michael do Al Hilal contra o Wydad em 2023 (Reprodução / Internet)

O QUE ESPERAR NO SUPER MUNDIAL?

O Wydad vai tentar não ser lanterna do grupo. Ter Manchester City e Juventus no mesmo grupo não foi o melhor cenário possível. O duelo será com o Al Ain para não ficarem em uma possível lanterna. Passar de fase é praticamente impossível.

Grupo do Wydad (Reprodução / FIFA)


Foto de capa: Reprodução / Futcontinental

Comentários