#7 Especial Super Mundial de Clubes: conheça o clube mais tradicional do Brasil

Dos 12 times grandes, o Botafogo era o que menos conquistava títulos. A última grande conquista havia sido o Brasileirão de 1995. Foram quase 30 anos vivendo campanhas medianas ou rebaixamentos. Alguns títulos do Carioca foram conquistados, mas na Série B do Brasileiro também. O clube estava caindo aos pedaços e o estadunidense John Textor adquiriu a SAF do Glorioso. Com ele, investimentos foram feitos. Ainda passaram por um ano turbulento com a perda inacreditável do Brasileirão 2023. Mas no ano seguinte, deu tudo certo e o clube conquistou o maior título da sua história, que deu oportunidade de disputar esse Super Mundial.

Botafogo de Futebol e Regatas - Brasil

DADOS DO CLUBE

O Botafogo começou como um clube de regatas (só para o remo). Foi fundado em 1894 e tem 130 anos. Porém, em 1904, a parte do futebol foi fundada e os dois se juntaram para formar o Botafogo de Futebol e Regatas. O clube leva o nome de um bairro do Rio de Janeiro. Já teve como sua casa o Estádio Caio Martins, em Niterói. Mas atuou na maior parte do tempo no Maracanã. Em 2007, foi inaugurado o Estádio Olímpico João Havelange e virou a nova casa alvinegra. Chamado carinhosamente de Engenhão por conta da localização no bairro Engenho de Dentro, o nome mudou para Nilton Santos, em homenagem a um dos maiores jogadores do clube. A capacidade é para quase 47 mil pessoas. Em torcida, o clube tem cerca de 4,2 milhões de torcedores de acordo com algumas pesquisas recentes.

Torcida do Botafogo (Reprodução / Internet)

TÍTULOS

Os principais títulos são: 

  • 21 Cariocas 
  • 3 Brasileiros 
  • 1 Libertadores. 
No total, são 45 títulos, mas muitos são em nível estadual e competições que não existem mais.

O último grande título foi o maior da história do clube (Reprodução / Luis Robayo: AFP)

CAMPANHAS EM MUNDIAIS 

O Botafogo só participou uma vez de competições da FIFA e foi na última edição. A nova Copa Intercontinental chegou em um momento ruim. Após conquistar o Brasileirão no domingo, a equipe teve que voar às pressas para o Catar. O jogo contra o Pachuca já era na quarta-feira. A viagem foi em um avião inapropriado, que é usado para viagens apenas dentro dos Estados Unidos. Os jogadores chegaram cansados e com o fuso horário contra. Na hora do jogo, surpresas como Savarino, Almada e Alex Telles sendo poupados. Jogadores bons como Cuiabano, Allan e Eduardo entraram em seus lugares, mas não os substituíram à altura. Placar de 3 a 0 para o Pachuca e a pior colocação para um sul-americano. Somando os resultados de todos, o Botafogo terminou em 5º lugar entre seis times. 

Momento de um dos gols do Pachuca (Reprodução / Internet)

O QUE ESPERAR NO SUPER MUNDIAL? 

O Botafogo deve brigar com o Atlético de Madrid pela 2ª posição do grupo. O PSG parece insuperável nesse momento e o Seattle Sounders é considerado o mais fraco. Botafogo e Atlético de Madrid se enfrentam na 3ª rodada no Rose Bowl, estádio em que o Brasil ganhou da Itália em 1994. Caso passe, o Glorioso pode ter Palmeiras, Porto ou até o Al Ahly como adversários e eles são acessíveis. A equipe consegue chegar até as quartas de final. Mas o problema é avançar da fase de grupos.

Grupo do Botafogo (Reprodução / FIFA)


Foto de capa: Reprodução / Futcontinental

Comentários