O Porto irá para sua primeira competição organizada pela FIFA. A equipe já disputou Copas Intercontinentais em jogos únicos no Japão, inclusive a última, que antecedeu o Mundial de Clubes da FIFA com todos os campeões continentais. O clube é um dos maiores de Portugal e quer fazer uma bela campanha. Conheça um pouco sobre os Dragões.
DADOS DO CLUBE
O Porto foi fundado em 28 de setembro de 1893 e tem 131 anos. O clube leva o nome da cidade e seu estádio é o Estádio do Dragão, com capacidade para 50 mil pessoas. Portugal é um país pequeno e o número de torcedores é bem pequeno. Cerca de 3 milhões de 'adeptos'. O Dragão é o símbolo do clube. Está no escudo, estádio, nos mascotes e no apelido do time.
![]() |
Torcida do Porto (Reprodução / FC Porto) |
TÍTULOS
Os principais títulos do clube são: 24 Supertaças de Portugal, 20 Taças de Portugal, 30 Campeonatos Portugueses, 1 Supercopa da UEFA, 2 Ligas Europa, 2 Champions Leagues e 2 Copas Intercontinentais.
![]() |
A UEFA Champions League foi a última grande conquista do Porto (Reprodução / FC Porto) |
CAMPANHAS EM NÍVEL MUNDIAL
O Porto venceu duas UEFA Champions League e ganhou direito de jogar a Copa Intercontinental. O primeiro jogo foi em 1987, em Tóquio, contra o Peñarol. O jogo foi marcado pela grande quantidade de neve no campo. A partida terminou 1 a 1 no tempo normal. O atacante Fernando Gomes marcou para o Porto e o Peñarol empatou com Ricardo Vieira. Na prorrogação, o argelino Rabah Madjer marcou o gol do título. O Porto tinha dois brasileiros no elenco. O zagueiro titular Geraldão e no banco o atacante Juary.
![]() |
O inesquecível jogo da neve (Reprodução / FC Porto) |
A segunda participação também teve conquista. No ano das zebras, o Porto ganhou na Europa e o Once Caldas venceu na América do Sul. O jogo aconteceu em dezembro de 2004 em Yokohama. Empate por 0 a 0 em jogo bem movimentado. O Porto teve dois gols anulados e bolas chutadas na trave. Depois de um 0 a 0 no tempo normal e prorrogação, a decisão foi para os pênaltis. Foram nove cobranças para cada e o Porto venceu por 8 a 7. Essa disputa de pênaltis teve o brasileiro Diego Ribas sendo expulso após marcar e xingar o goleiro Henao. Diego disse que o goleiro provocou muito o Santos na Libertadores daquele ano e Diego jogava na Vila Belmiro ainda. A vingança aconteceu pelo Porto e o meia colocou tudo o que sentia para fora naquele pênalti. Outros brasileiros estavam no time, como Derlei, Luís Fabiano e Carlos Alberto, único que começou no banco de reservas.
![]() |
Os brasileiros Diego e Carlos Alberto próximos do troféu na comemoração (Reprodução / FC Porto) |
O QUE ESPERAR NO SUPER MUNDIAL?
A Copa do Mundo de Clubes ou Super Mundial será a primeira participação do clube em competições organizadas pela FIFA. As duas conquistas anteriores eram jogos organizados em parceria entre UEFA e Conmebol. O futebol português não é tão rico como os dos países vizinhos como Espanha, Itália e França. Então, os elencos não são recheados de craques. O nível que o Porto alcançou nessa temporada não foi muito grande. Eliminado cedo na Liga Europa, a equipe apresentou muita instabilidade na temporada e não assusta. Ainda assim, deve brigar pela liderança do grupo com o Palmeiras ou até disputar a vaga diretamente contra o Al Ahly. No máximo, as oitavas de final devem ser onde chegarão.
![]() |
Grupo do Porto (Reprodução / FC Porto) |
Foto de capa: Reprodução / FIFA
Comentários
Postar um comentário