#19 Especial Super Mundial de Clubes: Monterrey contando com Sérgio Ramos

O Monterrey, mais conhecido como Rayados, é um grande clube do México, que já teve muitas participações em mundiais, mas nunca conseguiu chegar à final. A equipe conta com o zagueiro Sérgio Ramos, que irá passar sua experiência para os companheiros e temor para os atacantes. Veja as campanhas do clube em mundiais.


DADOS DO CLUBE

O Monterrey foi fundado em 28 de junho de 1945 e tem 79 anos. Fará seu terceiro jogo no Super Mundial três dias antes do aniversário de 80 anos. O clube leva o nome da cidade e joga no Estádio BBVA, com capacidade para 51 mil pessoas. O estádio também será sede da Copa do Mundo de 2026. Não há pesquisas oficiais que mostram a quantidade de torcedores do clube, mas é certeza que é top-8 do México e gira em torno de 4 milhões de pessoas.

Torcida do Monterrey (Reprodução / Internet)

TÍTULOS

Os principais títulos do Monterrey são: 3 Copas do México, 5 Ligas MX e 5 Copas dos Campeões da Concacaf. 

O último grande título do Monterrey foi a Copa dos Campeões da Concacaf de 2021, que deu passagem para esse mundial (Reprodução / Hector Vivas via Getty Images)

CAMPANHAS EM MUNDIAIS

O Monterrey participou de cinco Mundiais de Clubes. Quando estava na chave dos sul-americanos, não chegou às semifinais. Quando ficou na chave dos europeus, conseguiu enfrentá-los. A primeira foi em 2011. A estreia no Japão foi contra os donos da casa. O Kashiwa Reysol representava o país-sede. O jogo terminou 1 a 1 e foi decidido nos pênaltis. Leandro Domingues abriu o placar no 1º tempo para o Kashiwa. O chileno Humberto Suazo empatou para o Monterrey. Os mexicanos perderam nos pênaltis por 4 a 3. A disputa do 5º lugar foi contra o Esperance. Vitória por 3 a 2 com gols de Mier, De Nigris e Zavala.

Partida de estreia contra o Kashiwa Reysol (Reprodução / Internet)

Em 2012, o Monterrey foi adiante. A partida de estreia foi contra o Ulsan, da Coreia do Sul. Vitória por 3 a 1 com gols de Corona e dois de Delgado. A semifinal foi contra o Chelsea e o placar se repetiu, mas ao contrário. Mata, Torres e Chávez (contra) marcaram para os ingleses. A disputa do bronze aconteceu contra o Al Ahly. Vitória por 2 a 0. Corona e Delgado marcaram e deram a vitória para o clube.

Comemoração de Mata na derrota para o Chelsea (Reprodução / Internet)

O Rayados voltaram em 2013 para sua terceira participação seguida. O duelo das quartas de final foi contra o Raja Casablanca, representando Marrocos. O jogo foi bem disputado, mas o Monterrey perdeu por 2 a 1 na prorrogação. A disputa do 5º lugar foi contra o Al Ahly. O Monterrey goleou por 5 a 1. 

Comemoração na vitória contra o Al Ahly (Reprodução / AFP)

A nova etapa das participações do Monterrey começou em 2019. A partida de estreia foi contra o Al Sadd, do Catar, representante do país-sede. Vitória mexicana por 3 a 2. Vangioni abriu o placar em chute de longe, que bateu na trave e entrou. Funes Mori marcou o 2 a 0 ainda no 1º tempo. O Al Sadd diminuiu e Carlos Rodríguez marcou o terceiro. Depois, o Al Sadd marcou no fim da partida. Essa vitória deu a oportunidade ao Monterrey de jogar contra o Liverpool. Os ingleses jogaram contra um time quase todo reserva. Por conta dessa escolha dos Reds, o jogo ficou muito equilibrado. Keita abriu o placar para o Liverpool. Dois minutos depois, foi a vez de Funes Mori empatar. Firmino saiu do banco aos 85 e marcou o gol aos 91. Uma eliminação doída para o Monterrey. A disputa do 3º lugar foi contra o Al Hilal. Empate por 2 a 2 e vitória mexicana nos pênaltis. 

Roberto Firmino comemorando seu gol na derrota do Monterrey (Reprodução / REUTERS/Kai Pfaffenbach)

A última participação foi pela edição de 2021, disputada em fevereiro de 2022 por conta da pandemia do novo coronavírus. Mais um duelo contra o Al Ahly, mas dessa vez, com derrota de 1 a 0. A disputa do 5º lugar foi contra o Al Jazira, dos Emirados Árabes. Vitória de 3 a 1 dos mexicanos. 

Última partida do Monterrey em mundiais foi marcada por vitória (Reprodução / Reuters)

O QUE ESPERAR NO SUPER MUNDIAL?

O Monterrey tem condições de disputar a 2ª colocação com o River Plate. Porém, conhecendo os times mexicanos, eles podem até perder pontos contra o Urawa Reds. Mas, se não perderem, com certeza irão brigar pela vaga na partida contra os argentinos. No máximo, as oitavas de final que Los Rayados conseguem chegar.

Grupo do Monterrey (Reprodução / FIFA)


Foto de capa: Reprodução / Futcontinental

Comentários