#15 Especial Super Mundial de Clubes: o Esperance com esperanças de avançar

O Espérance de Tunis já jogou o Mundial de Clubes e sempre teve resultado negativos. A equipe volta à competição com um novo formato e mais oportunidades de pontuar. O clube é um dos grandes da África e vai contar com dois brasileiros: Yan Sasse e Rodrigo Rodrigues. Conheça um pouco do clube e veja as campanhas em mundiais. 


DADOS DO CLUBE

O Espérance é um clube fundado em 15 de janeiro de 1919 e tem 106 anos. É o maior clube da Tunísia e está sediado na capital, Tunis. O time joga no Estádio Olímpico de Radès, que tem capacidade para 65 mil pessoas. Não há dados de quantidade de torcedores do clube. 

Torcida do Espérance (Reprodução / Internet)

TÍTULOS

Os principais títulos do Espérance são: 7 Supercopas da Tunísia, 15 Copas da Tunísia, 34 Campeonatos Tunisianos, 3 Ligas dos Campeões Árabes, 4 Ligas dos Campeões da África e 1 Copa Afro-Asiático. 

O último dos grandes títulos do Espérance foi a Liga dos Campeões da África em 2018-19 (Reprodução / Internet)

CAMPANHAS EM MUNDIAIS

O Espérance participou três vezes do Mundial de Clubes. Fez seu primeiro jogo em mundiais contra o Al Saad, do Catar, em 2011. Derrota por 2 a 1, jogando melhor que o adversário. Na disputa do 5º lugar, o adversário foi o Monterrey. Nova derrota, dessa vez por 3 a 2. 

A primeira partida da história do clube em mundiais contra o Al Sadd do Catar (Reprodução / Lintao Zang via Getty Images)


O segundo Mundial foi em 2018. O Espérance enfrentou o Al Ain, equipe representante do país-sede. Derrota por 3 a 0 e mais uma vez eliminado na primeira partida. A disputa do 5º lugar teve mais um mexicano frente a frente com os tunisianos. Dessa vez, o Chivas Guadalajara era o adversário. Empate por 1 a 1 e vitória nos pênaltis por 6 a 5. A superação foi conseguir a vitória em um jogo que teve dois jogadores expulsos, sendo um deles nos instantes finais da partida. A equipe conseguiu subir um degrau comparando à participação anterior. 

Jogo contra o Chivas na disputa do 5° lugar (Reprodução / Reuters)

A última participação foi em 2019. O Espérance perdeu novamente na primeira partida. O adversário foi o Al-Hilal. Quem avançasse, iria jogar contra o Flamengo (adversário de 2025). Derrota por 1 a 0 e o clube se viu pela terceira vez na disputa do 5º lugar. O jogo foi uma revanche contra o Al Sadd, representante do Catar. Vitória de 6 a 2 para fechar a participação com estilo. 

A única vitória do Espérance foi contra o Al Sadd pela disputa do 5° lugar (Reprodução / Francois Nel via Getty Images)

O QUE ESPERAR NO SUPER MUNDIAL?

Não há nada diferente para se esperar, apenas os mesmos resultados de sempre: três derrotas. O Espérance não vai conseguir competir com duas forças como Chelsea e Flamengo. Los Angeles FC ou América também são mais fortes. Então, o provável é que perca os três jogos.

Grupo do Espérance, com exceção do León, que foi excluído pela FIFA (Reprodução / FIFA)


Foto de capa: Reprodução / Futcontinental

Comentários