#14 Especial Mundial de Clubes: relembre as campanhas do Flamengo

O Flamengo vai jogar sua terceira competição da FIFA em seis anos. Após um longo período disputando algumas Libertadores sem um time ideal para vence-la, o clube se organizou financeiramente e conseguiu montar um grande elenco, que entra em todas as Libertadores nesse período de seis anos como favorito. O tri de 2022 foi o título que deu passagem ao Super Mundial. Relembre as campanhas em mundiais do Flamengo.



DADOS DO CLUBE

O Flamengo foi fundado em 15 de novembro de 1895 e tem 129 anos. O clube leva o nome de um bairro do Rio de Janeiro. Sua sede é a Gávea, onde o clube mandava alguns jogos menos importantes. Os importantes foram sempre no Maracanã. No período de 2010 a 2013, o estádio foi fechado para reforma para a Copa do Mundo e o Rubro-Negro jogou no Engenhão, mas mandava alguns jogos no interior como, Volta Redonda e Macaé, nesse período. O clube já colocou quase 200 mil pessoas no Maracanã, que hoje tem capacidade apenas para pouco mais de 78 mil. O Flamengo tem cerca de 47 milhões de torcedores. É o clube com mais torcida dentro de um país. 

Torcida do Flamengo homenageando seu maior ídolo: Zico (Reprodução / Internet)

TÍTULOS

Os principais títulos do Flamengo são: 39 Cariocas, 3 Supercopas do Brasil, 5 Copas do Brasil, 7 Brasileiros + 1 não reconhecido pela CBF, 1 Recopa, 1 Mercosul, 3 Libertadores e 1 Copa Intercontinental. 


O maior título do clube foi em 1981 (Reprodução / Getty Images 

CAMPANHAS EM MUNDIAIS

O Flamengo iniciou sua campanha em nível mundial em 1981. No primeiro ano jogando competição internacional, o Flamengo conseguiu vencer a Libertadores e jogou em Tóquio contra o Liverpool. Vitória de 3 a 0 em um baile carioca, com três gols no 1º tempo. Nunes marcou o primeiro em lançamento de Zico. Adílio marcou o segundo após rebote em falta cobrada por Zico. E, de novo, Zico participou, deixando Nunes na cara do gol para marcar o terceiro. Esse jogo ficou eternizado em uma música da torcida, que sempre pede o novo título do mundo. 

Zico tentando passar por defensores ingleses (Reprodução / Peter Robinson/EMPICS via Getty Images)


O destino colocou Flamengo e Liverpool na mesma competição em 2019. O Mundial de Clubes no Catar ficou cercado de esperanças porque nenhum time brasileiro tinha feito um final de temporada como os Rubro-Negros. As chances de título eram reais. A estreia foi contra o Al-Hilal, da Arábia Saudita. O 1º tempo foi nervoso e saíram perdendo por 1 a 0. Mas o Flamengo virou para 3 a 1 e fez a final contra o Liverpool. Jogo duro, com os Reds ensaiando uma grande pressão no início. Os dois times tiveram chances, mas as finalizações do Flamengo não eram tão boas. Foi um jogo equilibrado, mas faltou isso para os brasileiros. Na prorrogação, Firmino marcou e deu o título aos ingleses. O gol foi fruto de um contra-ataque. 

Flamengo e Liverpool no segundo duelo entre eles na história (Reprodução / KARIM JAAFAR / AFP)


O Flamengo voltou em 2023, para a edição de 2022. Por conta da pandemia do novo coronavírus, o calendário do futebol ficou bagunçado e essa edição aconteceu em fevereiro de 2023. A expectativa era fazer a final contra o Real Madrid, mas antes, tinha o Al-Hilal de novo. Dessa vez, o Rubro-Negro não venceu. Derrota por 3 a 2 e o time teve que se contentar com a disputa do bronze. O jogo foi contra o Al Ahly. O Flamengo jogou menos, mas venceu por 4 a 2. Após um jogador egípcio ser expulso, o Rubro-Negro melhorou. O goleiro Santos defendeu um pênalti quando o jogo estava 1 a 1. A expulsão aconteceu quando estava 2 a 1 para o Al Ahly.

Salem Al-Dawsari marcou um gol no duelo de 2019 e dois no jogo de 2023 (Reprodução / Getty Images)

O QUE ESPERAR NO SUPER MUNDIAL?

O Flamengo tem grandes chances de passar de fase, mas ainda não sabemos qual será seu segundo adversário. Uma partida extra vai definir Los Angeles FC ou América, do México. Os dois são bons times e podem tirar pontos do Rubro-Negro. Mas o normal é que passe em 2º lugar. Em um possível confronto com o Bayern nas oitavas de final, fica mais difícil passar. Então esse será o limite do time. 

Grupo do Flamengo, com exceção do León, que foi excluído pela FIFA (Reprodução / FIFA)


Foto de capa: Reprodução / Futcontinental

Comentários