O Auckland City é um dos clubes com mais participações em competições da FIFA. Porém, é um dos que menos venceu e mais perdeu. Essa história não será diferente no Super Mundial. Em um grupo com três grandes forças do futebol mundial, o maior clube da Oceania vai rezar para não sofrer goleadas históricas. O futebol no clube é semi-profissional e eles estão muito à frente dos clubes do continente, que são totalmente amadores. Conheça um pouco dos Navy Blues.
DADOS DO CLUBE
O Auckland City foi fundado em 6 de fevereiro de 2004 e tem 21 anos. Sua cidade é Auckland e seu estádio é o Kiwitea Street, com capacidade para 3,5 mil pessoas. Esse estádio é tão modesto que parece um campo de condomínio, com várias casas em volta. Não há dados sobre a quantidade de torcedores do clube. Como é um futebol semiprofissional, o clube deve ter menos de 5 mil torcedores.
![]() |
Mascote do Auckland City (Reprodução / Auckland City) |
TÍTULOS
Os títulos do clube são: 7 Copas da Nova Zelândia, 12 Troféus da temporada regular (fez mais pontos), 9 Campeonatos Neozelandeses e 13 Ligas do Campeões da Oceania.
![]() |
O último grande título do Auckland foi a Liga dos Campeões da Oceania desse ano (Reprodução / Internet) |
CAMPANHAS EM MUNDIAIS
O Auckland City tem 13 títulos da Oceania, um mais recente. Os outros 12 deram a oportunidade ao clube de disputar o Mundial de Clubes. O primeiro foi em 2006. Perdeu os dois jogos. O primeiro contra o Al Ahly por 2 a 0 e a disputa do 5º lugar para o Jeonbuk Hyundai, da Coreia do Sul, por 3 a 0.
![]() |
Primeiro jogo do Auckland City na história do Mundial de Clubes (Reprodução / Getty Images) |
A segunda participação aconteceu em 2009, nos Emirados Árabes. Esse ano foi o primeiro que o clube avançou de fase. Vitória na estreia contra o Al Ahli, representante local. Placar de 2 a 0 e Adam Dickinson marcou o primeiro gol na história do clube na competição. Depois, perderam para o Atlante, do México, por 3 a 0. O time disputou o 5º lugar de novo, dessa vez venceu o Mazembe por 3 a 2 e ficou em uma boa colocação.
![]() |
Auckland City na disputa do 5° lugar contra o Mazembe (Reprodução / Internet) |
De volta ao Japão, o Auckland City participou do mundial de 2011. Perdeu de cara para o Kashiwa Reysol pelo placar de 2 a 0 e não fez mais nenhuma partida naquela edição. Em 2012, novo japonês na estreia e, de novo, uma derrota. Dessa vez, por 1 a 0 contra o Sanfrecce Hiroshima. E em 2013, o último ano com derrota em estreia. Placar de 2 a 1 para o Raja Casablanca, que chegou à final daquela edição.
![]() |
Estreia do Auckland em 2013 contra o Raja Casablanca (Reprodução / Internet) |
O ano de 2014 reservou a melhor campanha da história do clube. Empate por 0 a 0 na estreia contra o marroquino Moghreb Tétouan. O Auckland venceu por 4 a 3 nos pênaltis. Mais um africano na fase seguinte. Dessa vez, o Sétif, da Argélia. Vitória por 1 a 0 e passagem inédita para a final. O campeão da Libertadores era o adversário. O San Lorenzo jogou mal, mas venceu só na prorrogação. Placar de 2 a 1, que levou o Auckland para a disputa do 3º lugar contra o Cruz Azul. Placar de 1 a 1 e vitória nos pênaltis por 4 a 2. O bronze chegou pela única vez à Oceania.
![]() |
Auckland City na disputa do 3° lugar contra o Cruz Azul (Reprodução / Internet) |
Em 2015, a volta à normalidade. Derrota na primeira partida para o Sanfrecce Hiroshima por 2 a 0. Derrota também em 2016 para o Kashima Antlers, na estreia. Placar de 2 a 0 e o time japonês chegou à final naquela edição. A última participação nessa sequência de seteseguidas foi em 2017. Derrota para o Al Jazira, dos Emirados Árabes, por 1 a 0.
![]() |
Auckland City contra o Kashima Antlers (Reprodução / Kashima Antlers) |
O mundo passou por problemas na época do coronavírus. O Mundial de Clubes de 2020 aconteceu em fevereiro de 2021. A Liga dos Campeões da Oceania não terminou e não houve campeão. O time representante da Oceania foi o Auckland por estar com a melhor campanha da primeira fase (onde a competição parou). Porém, as autoridades da Nova Zelândia proibiram o time de ir para não correr riscos de voltar com a Covid-19 para o país. Ainda com o calendário diferente, o Auckland jogou o Mundial de 2022 em fevereiro de 2023. Derrota na estreia para o Al Ahly por 3 a 0. Já em dezembro de 2023, o Auckland perdeu para o Al-Ittihad por 3 a 0 e encerrou o ciclo no formato de sete times.
![]() |
Auckland City visitando o Al-Ittihad de Benzema (Reprodução / OFC) |
A FIFA iniciou uma nova competição em 2024. A Copa Intercontinental da FIFA traz várias fases que valem troféus. O Auckland estreou na fase Copa África-Ásia-Pacífico. É uma espécie de triangular com os campeões da África, Ásia e Oceania. O Al Ain, campeão asiático, foi o adversário. O jogo foi nos Emirados Árabes, casa do Al Ain. Vitória por 6 a 2 dos donos da casa e mais uma eliminação.
![]() |
Último duelo do Auckland City contra o Al Ain (Reprodução / Auckland City) |
O QUE ESPERAR NO SUPER MUNDIAL?
O Auckland City não tem chances de pontuar nesse grupo. Se tivesse algum time de outros continentes que não sejam Europa e América do Sul, talvez desse para beliscar um ponto. Mas a realidade do clube é essa. Talvez alguns times usem o jogo contra o Auckland para poupar jogadores por conta do baixo nível da equipe.
![]() |
Grupo do Auckland City (Reprodução / FIFA) |
Foto de capa: Reprodução / Futcontinental
Comentários
Postar um comentário