O Boca Juniors é um dos maiores clubes do mundo. Em títulos, pode ser considerado o maior da América do Sul. Mesmo ganhando a última Libertadores só em 2007, os Xeneizes chegaram à final da competição mais três vezes depois disso. O time não está bem atualmente, mas conseguiu sua vaga graças ao ranking de clubes. Os argentinos são um dos poucos times a conquistarem um título internacional contra o Real Madrid. Conheça um pouco do Boca Juniors.
![]() |
DADOS DO CLUBE
O Boca Juniors foi fundado em 3 de abril de 1905 e tem 120 anos. O clube tem o nome de um bairro de Buenos Aires, chamado La Boca. Seu estádio é La Bombonera, ou Caixa de Bombom, e tem capacidade para 54 mil pessoas. O Boca tem cerca de 40 milhões de torcedores.
![]() |
Torcida do Boca Juniors (Reprodução / IMAGO) |
TÍTULOS
Os títulos do Boca Juniors são: 13 Copas da Argentina, 35 Campeonatos Argentinos, 4 Recopas Sul-Americanas, 2 Copas Sul-Americanas, 6 Libertadores e 3 Copas Intercontinentais.
![]() |
A Intercontinental de 2003 foi o último dos maiores títulos do clube (Reprodução / Internet) |
CAMPANHAS EM MUNDIAIS
O Boca Juniors participou de muitas competições a nível mundial. A primeira foi em 1977. Os argentinos venceram a Libertadores pela primeira vez, mas não enfrentaram o campeão europeu. A má fama argentina fez o Liverpool desistir da competição. O Borussia Monchengladbach assumiu a vaga europeia por ser o vice-campeão da Champions League. O primeiro jogo foi na Argentina e terminou 2 a 2, com o Boca abrindo o placar, sofrendo a virada e empatando no 2º tempo. O segundo jogo aconteceu na cidade de Karlsruhe. O Boca fez 3 a 0 e conquistou seu primeiro título em nível mundial.
![]() |
Jogo de volta entre Boca e Borussia Mon (Reprodução / Internet) |
Com a segunda Libertadores em 1978, mais uma chance de conquistar o mundo surgiu. Mas de novo era o Liverpool. O clube inglês não conseguiu marcar os jogos alegando o calendário cheio. Não houve competição nesse ano e o Boca Juniors jogou a Copa Interamericana contra o campeão da Concacaf. O América, do México, foi o adversário e venceu o Boca. Os mexicanos alegam ser os campeões mundiais daquele ano, mas nada oficial.
![]() |
Time do América que derrotou o Boca (Reprodução / Internet) |
O clube voltou à competição só no ano 2000. Após vencer o Palmeiras na final da Libertadores, o Boca encarou o Real Madrid em Tóquio. Essa partida ficou na história do clube. Com cinco minutos de jogo, o Boca já vencia por 2 a 0, com dois gols de Martín Palermo. Porém, o Real Madrid marcou rápido com Roberto Carlos. O jogo continuou bem disputado e o resultado se manteve.
![]() |
Riquelme protegendo a bola de Figo (Reprodução / Intenet) |
Em 2001, nova final. Agora contra o Bayern. Os alemães bateram muito e algumas decisões da arbitragem são lembradas até hoje como prejudiciais ao Boca. Riquelme apanhou bastante e, nos acréscimos do 1º tempo, Delgado se jogou na frente de Oliver Kahn. O atacante já tinha cartão amarelo e levou outro, sendo expulso. A partida foi para a prorrogação e o Bayern venceu por 1 a 0.
![]() |
Élber dividindo a bola com jogador do Boca (Reprodução / Internet) |
Agora uma dupla participação contra o Milan. A primeira foi em 2003. O jogo foi muito bem disputado. Empate por 1 a 1. Tomasson abriu o placar e Donnet empatou ainda no 1º tempo. O brasileiro Iarley estava na jogada do gol. Cruzamento da esquerda para ele, que esticou para finalizar de voadora. Dida defendeu para o meio e Donnet chutou com o aberto. A disputa foi para os pênaltis. O Boca venceu e conquistou mais um título contra um gigante europeu.
![]() |
Carlos Tevez e Cafú disputando a bola (Reprodução / Internet) |
Em 2007, foi a primeira participação em competições da FIFA. A semifinal foi dura contra o modesto Etoile Du Sahel, da Tunísia. Vitória por 1 a 0 com gol de Neri Cardoso, no fim do 1º tempo. A final contra o Milan reservou uma partida que coroou Kaká como melhor do mundo. Placar de 4 a 2 em um jogo bem movimentado, mas em que os italianos sobraram. Inzaghi marcou no 1º tempo com passe de Kaká. O Boca empatou no minuto seguinte com Rodrigo Palácio em cobrança ensaiada de escanteio. No 2º tempo, Nesta colocou o Milan na frente. Kaká fez o terceiro (lance da foto) e Inzaghi fez o quarto em mais uma assistência de Kaká. Já no fim da partida, Ledesma diminuiu.
![]() |
Kaká preparando a finalização antes de marcar seu gol (Reprodução / Internet) |
O QUE ESPERAR NO SUPER MUNDIAL?
O Boca Juniors tem mais camisa que o Benfica, por exemplo. São mais títulos internacionais e de nível mundial. Porém, esse será o jogo que decidirá o segundo classificado. O Bayern deverá ser o líder e o Auckland City talvez perca os três jogos. Então, Boca e Benfica irão definir essa vaga. E a tendência é que o Benfica vença. A fase do Boca é terrível e parece que o Super Mundial será o fundo do poço. O palpite é que não avance.
![]() |
Grupo do Boca Juniors (Reprodução / FIFA) |
Foto de capa: Reprodução / Futcontinental
Comentários
Postar um comentário