#1 Especial Super Mundial: conheça o Inter Miami, mais conhecido como time do Messi

O Inter Miami é a equipe escolhida para representar os EUA no Super Mundial. Outras equipes já representaram seu país-sede. Mas o Inter ganhou esse direito de forma polêmica. A equipe de Messi e Suárez não foi a campeã final da MLS -Major League Soccer. O time campeão foi o Los Angeles Galaxy, de Gabriel Pec, Riqui Puig e Marcus Reus. Porém, uma brecha no regulamento da MLS deu oportunidade para o presidente da FIFA, Gianni Infantino, de colocar a equipe no Super Mundial. A brecha foi o título do Supporters' Shield. Esse troféu é dado para o time com mais pontos na temporada regular, ou seja, na junção dos dois grupos (Leste e Oeste). Foram 74 pontos para o Inter e 64 para o Los Angeles FC, do goleiro Lloris e do atacante Giroud. 

O Inter Miami é o caçula do Super Mundial

ORIGEM

O Club Internacional de Fútbol Miami, ou só Inter Miami, é o clube mais novo desse Mundial de Clubes com sete anos de vida. Mesmo com esse nome espanhol, o Inter Miami foi criado pelo inglês David Beckham e pelos irmãos norte-americanos com origem cubana Jorge e José Mas. A fundação foi em 29 de janeiro de 2018. A MLS queria expandir e colocar alguma franquia em Miami, cidade importante dos EUA. Graças ao contrato de David Beckham na época de jogador do Los Angeles Galaxy, o inglês tinha direito a uma franquia no país. O assunto começou a ser debatido entre 2012 e 2013, quando parou de jogar. Para a franquia valer, a cidade de Miami precisava de um estádio grande. A primeira tentativa foi em 2014, mas o projeto do estádio não foi aprovado. 

Messi sendo apresentado por Jorge Mas, José Mas e David Beckham
 (Reprodução / Giorgio Viera: AFP)

Em 2018, Beckham e outros empresários que faziam parte de seu grupo receberam a boa notícia de que a franquia era deles. A formação do time demorou e a primeira partida só aconteceu em 2020. O duelo histórico foi contra o Los Angeles FC, na casa do adversário. No segundo semestre, o clube contratou Gonzalo Higuaín, que encerrou a carreira em 2022. O argentino com passagem por Real Madrid e Juventus era o maior artilheiro do clube com 29 gols até esse ano. Messi ultrapassou seu compatriota e está com 31 gols até a data dessa publicação. Suárez tem 25 gols e o passará em breve. Os dois jogam logo mais contra San José pela MLS e podem aumentar a marca.

David Beckham sempre está próximo
do campo e dos jogadores (Reprodução / Internet)

TÍTULOS

O Inter Miami tem poucos títulos. São apenas dois. O primeiro foi meses depois que Messi chegou. O segundo é o polêmico Supporters' Shield, que deu vaga para o Super Mundial. Os dois são oficiais. O primeiro é a Leagues Cup, ou Copa das Ligas, de 2023. É uma copa que junta todos os times da Liga MX (Campeonato Mexicano) e da MLS (times dos EUA e Canadá). Foram sete jogos com cinco vitórias e dois empates, inclusive a final, que venceram nos pênaltis. Nessa competição, o Inter Miami enfrentou apenas o Cruz Azul entre os mexicanos e venceu. Esse troféu garantiu vaga para a Copa dos Campeões da Concacaf, que é equivalente a nossa Libertadores ou a Champions League.

Premiação da Leagues Cup 2023
(Reprodução / Getty Images)

O Supporters' Shield foi no ano passado, ao fazer mais pontos que os outros clubes. É um troféu que já existe e é entregue todos os anos. 

Premiação do Supporters' Shield de 2024
(Reprodução / Internet)

ESTÁDIO 

Mesmo sem estádio, o Inter Miami conseguiu jogar e usa o Chase Stadium. Esse estádio está localizado em Fort Lauderdale, na Flórida. Recentemente, Flamengo e São Paulo se enfrentaram nele pela FC Series. O estádio tem capacidade para 21,5 mil pessoas.

Chase Stadium (Reprodução / Internet)

O estádio do Inter Miami está sendo erguido. Será o Miami Freedom Park. Terá capacidade para 25 mil pessoas. A expectativa é que ficará pronto esse ano para que Messi possa jogar nele. O contrato do argentino vai até 2025. 

Projeto do Miami Freedom Park (Reprodução / Internet)

ÍDOLOS

Os maiores jogadores do clube são os atuais. Lionel Messi, Suárez, Jordi Alba e Sérgio Busquets. Porém, o primeiro grande jogador foi Gonzalo Higuaín. O argentino fez dupla com o irmão Federico Higuaín. 

Gonzalo Higuaín é o primeiro grande
nome do clube (Reprodução / Internet)

RIVALIDADE

O Inter Miami tem dois rivais, mas não tem muita história entre eles. O primeiro é o rival local Miami FC. Porém, os dois não disputam muitos jogos um contra o outro. São apenas dois,, com um empate e uma vitória para o Inter. O Miami FC é um time da USL Championship, uma espécie de segunda divisão. Por isso, os dois não se encontram muito. 

Os rivais do Inter Miami

O segundo é um rival do estado da Flórida: o Orlando City. Os dois se enfrentam desde 2020 e foram 15 jogos. Os resultados estão empatados. São cinco vitórias para cada e cinco empates. O duelo de maior nível foi na Leagues Cup de 2023. O Inter Miami venceu por 3 a 1 e foi campeão fases depois.

O MAIS LONGE QUE O CLUBE CHEGOU

O Inter Miami jogou dois campeonatos internacionais. O primeiro foi a Leagues Cup, que foi campeão em 2023. Porém, a competição só conta com equipes da América do Norte (México, EUA e Canadá). A segunda competição foi a Copa dos Campeões da Concacaf de 2024, na qual participa todo o continente da Concacaf (América do Norte, Central e Caribe). Essa vaga veio a partir do título da Leagues Cup. O time ganhou o direito de iniciar na fase de oitavas de final. Foi eliminado nas quartas de final após perder os dois jogos para o Monterrey. 

O Monterrey venceu o Inter Miami por 5 a 2 no
placar agregado (Reprodução/ Fox Sports México)

A campanha foi superada na edição desse ano da Copa dos Campeões da Concacaf. A equipe chegou à semifinal e perdeu os dois jogos para o Vancouver Whitecaps, do Canadá.


O QUE ESPERAR NO MUNDIAL?

O Inter Miami tem um grupo complicado com Al Ahly, Palmeiras e Porto. A expectativa é que não faça muitos pontos. Os três times têm mais tradição e disputam grandes competições todos os anos. Os trunfos da equipe serão os ex-jogadores do Barcelona. Messi, Suárez, Alba e Busquets tentarão passar mais força ao elenco. 

Grupo A do Super Mundial (Reprodução / Fifa)

Foto de capa: Futcontinental


Comentários