Brasileiros estreiam na Copa Sul-Americana 2025

Os brasileiros estrearam na Copa Sul-Americana nesta semana. Tivemos vitórias, empates e derrotas. Foram alguns jogos na altitude e grandes lances. Veja os destaques.

Mais um jogo contra argentinos que Memphis não tem sorte

UNION 1X0 CRUZEIRO

O Cruzeiro foi o primeiro brasileiro a estrear. Viagem para Santa Fé para encarar o Unión na terça-feira. Partida bem fraca, mas com bastante tentativa dos argentinos. Apenas duas finalizações no alvo para cada. O Cabuloso jogou sem Dudu e outras contratações, como Eduardo, que entraram depois. Outros nomes como Matheuzinho, Lucas Silva e Kaio Jorge entraram durante a partida. Ainda assim, não foi suficiente. O Unión marcou no fim do 1º tempo, mas a jogada estava irregular por impedimento. Faltando 15 segundos para o fim, o Unión marcou com Diego Díaz. Escanteio cobrado, a bola tocou no rosto de um argentino e sobrou para Díaz bater forte. 

Diego Díaz, na direita, treinava com garrafas em um campo de terra na Liga Amadora até ano passado (Reprodução / Unión)

CIENCIANO 0X0 ATLÉTICO-MG

O primeiro a ir à altitude foi o Galo. Em Cusco, Peru, o Atlético-MG empatou sem gols contra o Cienciano, mas jogou melhor. Os peruanos atacaram bastante, mas não chutaram no gol. Enquanto o Atlético finalizava com perigo, mas não tinha muito volume. O Galo melhorou no 2º tempo e Hulk começou a chutar. Bateu falta quase do meio-campo e passou perto. Depois, tentou gol olímpico e acertou a trave. Mais uma tentativa, agora da intermediária, Hulk obrigou o goleiro a defender. Fausto Vera acertou o travessão e faltava sorte para os brasileiros. Mas faltou para o Cienciano também quando os peruanos acertaram o travessão nos acréscimos. 

Disputa de bola de Lyanco e atacante peruano (Reprodução / Cienciano)

ONCE CALDAS 0X1 FLUMINENSE

O Fluminense venceu o Once Caldas por 1 a 0 na altitude de Manizales. Os colombianos atacaram mais, mas pararam em Fábio. O Tricolor foi pouco na frente e marcou. Cano fez aos 30 minutos em cruzamento de Árias. Toque de cabeça no cantinho e 21 gols marcados pelo argentino com a camisa do Tricolor em competições internacionais. Depois, foram uma série de gols perdidos do Once Caldas. Nos acréscimos, os colombianos se abriram para tentar o empate e o Fluminense quase marcou mais um em chute na trave. Fábio salvou no último minuto em chute de longe. 

Germán Cano é o maior artilheiro do Fluminense em competições internacionais (Reprodução / Fluminense)

CORINTHIANS 1X2 HURACÁN

O Corinthians estreou mal na competição nessa quarta-feira. Eliminado da Libertadores, o Timão ganhou nova chance na Sul-Americana e não conseguiu aproveitar a estreia em casa. A equipe teve mais chances que os argentinos, mas não conseguiu ficar à frente do placar. Sequeira abriu o placar logo aos 6 minutos em toque de cabeça vindo de escanteio. Raniele empatou aos 13. Carrillo cruzou da direita e o volante cabeceou forte para o gol. O Huracán marcou o segundo aos 36 minutos. Em cruzamento da direita, Gustavo Henrique mergulhou de lado para tirar de cabeça e a bola bateu em Sequeira dentro da área, que bateu forte e aumentou. 

O centrovante Sequeira foi o destaque da partida (Reprodução / Huracán)

Sequeira marcou mais um no 2º tempo, mas estava impedido. Uma chance perigosa de Memphis foi bem despretensiosa. O holandês veio buscar a bola no meio-campo e bateu antes da linha que divide o gramado. O goleiro argentino se esticou todo para evitar o gol. 

MELGAR 3X3 VASCO

O Vasco da Gama voltou à uma competição internacional depois de quase cinco anos do último jogo. A altitude de Arequipa não era confortável, mas o jogo se desenhou favorável. No fim, não foi. Coutinho bateu forte de fora da área e acertou o ângulo do goleiro aos 3 minutos. Paulo Henrique cometeu pênalti na metade da primeira etapa. Martínez bateu forte e chutou muito para o lado. A bola raspou a trave e saiu. Poucos minutos depois, Coutinho cruzou de trivela para Vegetti bater de primeira e aumentar o placar aos 31 minutos. Aos 39, começou o pesadelo do Gigante da Colina: a bola aérea. Cruzamento da intermediária e Rodríguez marcou de cabeça. 

Vegetti mostrou de que deve brigar por mais uma artilharia (Reprodução / Vasco da Gama)

No início do 2º tempo, Coutinho recuperou a bola no ataque e tocou para Nuno Moreira, que rolou para o meio para Vegetti. O Pirata caiu, mas o zagueiro chutou a bola nas pernas do argentino e ela entrou. O Vasco foi perdendo fôlego e deixou empatar em dois cruzamentos. O primeiro, aos 80 minutos, com gol de cabeça de Castro. O segundo, aos 89, com Cabrera em mais um gol de cabeça, já com três zagueiros defendendo. 

SPORTIVO LUQUEÑO 1X2 GRÊMIO

O Grêmio viajou até Assunção, capital do Paraguai, e venceu o mandante Sportivo Luqueño. O placar começou a ser criado aos 17 minutos. Depois de análise do VAR, o árbitro marcou pênalti e Arezo cobrou para abrir o marcador. Jemerson se enrolou na saída de bola e jogou para lateral. O adversário cobrou rápido e achou Santander livre nas costas do brasileiro. Toque por cima de Volpi e empate aos 29 minutos. Em jogada pela direita, Martin Braithwaite marcou de cabeça aos 71 minutos e deu a vitória ao Tricolor. 

Braithwaite marcou seu primeiro gol contra um time estrangeiro pelo Grêmio (Reprodução / Grêmio)

VITÓRIA 1X1 UNIVERSIDAD CATÓLICA-EQU

O Vitória voltava à Sul-Americana depois de nove anos e a torcida fez grande festa. Porém, o clube baiano parece que não vai brigar pela vaga direta no grupo. A Universidad Católica não é uma grande equipe e dificultou bastante o jogo do Leão. Os gols saíram só no 2º tempo. Londoño abriu o placar para os equatorianos. Em falha de marcação, o centroavante recebeu sozinho e bateu na saída de Lucas Arcanjo. A situação melhorou para o Vitória após a expulsão de Jesus Castillo ao pisar em Baralhas dez minutos depois do gol. Carlinhos chutou e a bola bateu na mão de um defensor. O VAR chamou o árbitro, que marcou pênalti. Matheuzinho bateu e marcou aos 76 minutos. A Universidad teve mais chances de vencer, mas desperdiçou.

O Vitória busca voltar às oitavas de final da Sul-Americana (Reprodução / Vitória) 

Foto de capa: Reprodução / Huracán

Comentários