Veja os classificados para as quartas de final da Liga dos Campeões da África

A fase de grupos da Liga dos Campeões chegou ao fim. Veja quem avançou para as quartas de final da competição. Tivemos dois vice-campeões do mundo eliminados. As equipes do Super Mundial de Clubes passaram, mas nem todos em 1º lugar. Veja os destaques e classificados para o mata-mata. 

Arte dos oito classificados 

GRUPO A

O Grupo A não tem nenhum clube do Super Mundial que estamos acompanhando. Porém, um grande clube terminou na lanterna. O TP Mazembe, vice-campeão do mundo em 2010, não foi bem e fez apenas cinco pontos. O time venceu apenas uma partida e foi justamente a última contra o líder Al-Hilal. O placar foi de 4 a 0. Na outra partida, o Young Africans, da Tanzânia, empatou sem gols com MC Argel, da Argélia.

Suleman Shaibu fechou o placar para o Mazembe
(Reprodução / TP Mazembe)

Com os resultados, o 1º colocado foi o Al-Hilal, da Mauritânia, com dez pontos. E em 2º lugar, o MC Argel fez nove. Os dois avançam para as quartas de final. O Young Africans somou oito pontos e o Mazembe fez cinco.

GRUPO B

No único grupo com jogos nesse domingo, o Mamelodi Sundowns sofreu, mas passou de fase. O adversário do Fluminense no Super Mundial empatou em casa por 1 a 1 contra o FAR Rabat, de Marrocos, que também avançou. O destaque dos sul-africanos na 5ª rodada, Peter Shalulile marcou primeiro, mas viu Amine Zouhzouh empatar no fim da partida. O Raja Casablanca venceu o Maniema, da RD do Congo, por 1 a 0. Porém, precisava da derrota do Sundowns para avançar. 

Novamente o destaque do time foi Peter Shalulile
(Reprodução / Mamelodi Sundowns)

Os resultados deixaram o grupo com FAR Rabat em 1º lugar com dez pontos. O Mamelodi Sundowns terminou em 2º com nove. O Raja, vice-campeão do mundo em 2013, foi mais um gigante eliminado. Terminou em 3º com oito pontos. O Maniema encerrou com três e sem vitórias.

GRUPO C

O Grupo C foi o mais surpreendente. O atual campeão Al Ahly, adversário do Palmeiras no Super Mundial, não terminou na liderança. Ainda assim, avançou. Os egípcios e reis da África perderam, em casa, para o Orlando Pirates, por 2 a 1. Os sul-africanos não perderam para o Al Ahly e passaram com sobras. Na outra partida dos eliminados, os argelinos do Belouizdad golearam a pior equipe da competição. Placar de 6 a 0 sobre o Stade d'Abidjan. 

O Orlando Pirates tem a melhor campanha
da competição (Reprodução / Orlando Pirates)

Os grupos ficaram assim: Orlando Pirates em 1º lugar com 14 pontos e a melhor campanha da competição. O Al Ahly em 2º com dez pontos, fecha a classificação. Belouizdad somou nove e o Stade d'Abidjan fez apenas um ponto.

GRUPO D

Por fim, o Grupo D com disputa até o fim pela liderança. O Esperance, adversário do Flamengo no Super Mundial, goleou o Sagrada Esperança, da Angola, por 4 a 1. O brasileiro Yan Sasse marcou o segundo gol dos tunisianos. Na outra partida, o Pyramids goleou o Djoliba por 6 a 0. Os dois times venceram e ficaram juntos na tabela de classificação. 

Belailli, Yan Sasse e Jabri, que marcou hat-trick
na rodada (Reprodução / Esperance)


A pontuação foi de 13 pontos para ambos. Porém, o Esperance ficou em 1º lugar por conta do critério de confronto direto. O Esperance venceu o Pyramids por 2 a 0 em uma partida e perdeu de 2 a 1 em outra. Portanto, fez três gols contra dois do adversário. Seria como um placar agregado de 3 a 2. Os dois avançaram. O Sagrada Esperança fez cinco pontos e o Djoliba fez dois.

O sorteio terá data a definir e irá colocar os oito melhores times do continente na busca do título e de outras vagas para o Super Mundial de 2029. 


Foto destaque: Reprodução /  Liga dos Campeões da África

Comentários