Veja destaques da 5ª rodada da Liga dos Campeões da África

A Liga dos Campeões da África voltou com tudo em 2025. São três rodadas só nesse mês de janeiro e a segunda delas aconteceu esse fim de semana. Essa rodada corresponde a 5ª da fase de grupos. Agora falta apenas uma, no próximo fim de semana, para encerrar a fase e dar início ao mata-mata. 

Eman Ashour foi o destaque da rodada com três gols

MANIEMA X MAMELODI SUNDOWNS

Na RD Congo, o Maniema recebeu o Mamelodi Sundowns no sábado. Vitória dos sul-africanos por 2 a 1, de virada, com os gols nos minutos finais. Os donos da casa abriram o placar com Kitambala, aos 38 minutos, após arrancada de antes do meio-campo. O congolês ganhou na força e velocidade, entrou na área e tocou de bico na saída do goleio. O empate veio aos 83 minutos com Peter Shalulile. Toque de cabeça após cruzamento da esquerda. A virada aconteceu aos 95 minutos. Novo cruzamento da esquerda, dessa vez do brasileiro Lucas Ribeiro, Shalulile dominou tirando do goleiro e Moanda chegou por trás para tentar afastar. O lateral-esquerdo do Maniema marcou contra.

O goleiro Williams é o símbolo do time e titular da Seleção
da África do Sul (Reprodução / Mamelodi Sundowns)

O placar eliminou o Maniema. O time congolês fica com três pontos e na lanterna do Grupo B. O Mamelodi Sundowns tem oito e está em 2º lugar. Os sul-africanos têm chances de serem eliminados caso percam em casa para o líder FAR Rabat e o Raja Casablanca vença o Maniema. Porém, podem terminar em 1º caso vençam o FAR Rabat.

STADE D'ABIDJAN X AL AHLY

Também no sábado, mas na Costa do Marfim, o Al Ahly venceu o Stade D'Abidjan por 3 a 1 com hat-trick de Eman Ashour. Os donos da casa abriram o placar com Saint-Jean Koré aos 26 minutos. Chute cruzado no alto após receber sozinho e contar com escorregão do defensor. O empate veio no 2º tempo. Abou Ali cabeceou um cruzamento da direita, e Ashour completou com toque de primeira antes da bola entrar aos 53 minutos. Em mais um cruzamento da direita, Ashour ficou entre os zagueiros e marcou mais um, dessa vez de cabeça, aos 73 minutos. O artilheiro da noite fechou o placar nos acréscimos após receber passe dentro da área e bater forte no alto. 

Ashour é artilheiro da Champions League com quatro gols
(Reprodução / Al Ahly)

Os egípcios são os vice-líderes do Grupo C, com dez pontos, e estão classificados. Resta apenas a disputa pela liderança na última rodada contra o Orlando Pirates. Os dois se enfrentam no Cairo. O Stade D'Abidjan é o lanterna com apenas um ponto. 

DJOLIBA ATHLETIC X ESPERANCE

No domingo, o Djoliba, de Mali, recebeu o Esperance. Os tunisianos venceram por 1 a 0 e garantiram classificação. O gol saiu no minuto 67 com Elias Mokwana. Após cruzamento da esquerda, o jogador correu mais que a defesa e completou de primeira na pequena área. Poderiam ter vencido por mais, mas o Esperance perdeu muitos gols. O brasileiro Yan Sassé quase deixou o dele de fora da área. O goleiro espalmou. 

Elias Mokwana foi o herói da partida
(Reprodução / Esperance)

O Esperance está classificado, com dez pontos. É o 2º colocado do Grupo D, atrás do Orlando Pirates, que tem 11. O Djoliba é o lanterna com dois pontos. Vai disputar a pior campanha contra os lanternas dos outros grupos. 

Foto de capa: Reprodução / Al Ahly

Comentários