O Botafogo é o campeão da Libertadores 2024. O título inédito para o clube coloca o Glorioso na galeria de campeões sul-americanos e entre os maiores do continente. Além da Glória Eterna, o Botafogo garante vaga na Copa Intercontinental da Fifa ainda esse ano. O jogo será contra o Pachuca do México no dia 11 de dezembro no Catar. No ano que vem, o Botafogo terá a Recopa Sul-Americana contra o Racing em dois jogos e o Super Mundial de Clubes no meio do ano.
Foto de campeão da Libertadores 2024 |
O JOGO
A apreensão era grande. Marlon Freitas chorou muito ao entrar em campo e na hora do Hino do Brasil. O Botafogo começou o jogo sem a bola. Após duas rebatidas de Adryelson e Barboza, a bola ficou no meio-campo e Gregore atingiu a cabeça de Fausto Vera aos 29 segundos. O árbitro Facundo Tello expulsou o volante. Artur Jorge mandou Danilo Barbosa para o aquecimento, mas observou como o time se comportou e o manteve assim o 1º tempo inteiro. O Glorioso estava bem compactado e não dava muitas brechas para o Atlético. O Galo dominou as ações ofensivas por muito tempo, mas não conseguiu surpreender.
Momento em que Gregore acerta a cabeça de Fausto Vera (Reprodução / Internet) |
Aos 35, Luiz Henrique achou Marlon Freitas sozinho na área e rolou para trás. O capitão do Glorioso chutou errado de esquerda. A bola foi fraca e desviou na defesa. Luiz Henrique ficou com a sobra e chutou forte para abrir o placar. Aos 39 minutos, Arana protegeu a bola de Luiz Henrique na entrada da área e esperou a saída de Éverson. O goleiro tentou pegar e LH tomou a frente, tirando a bola. O goleiro tocou só a perna do botafoguense. O árbitro não deu nada e o VAR o chamou. O pênalti foi confirmado e Alex Telles cobrou forte no canto esquerdo de Éverson, que foi para o direito.
Comemoração do primeiro gol (Reprodução / Botafogo) |
O 2º tempo foi um pouco diferente. Milito manteve os três zagueiros durante o 1º tempo e o time pouco fez. No intervalo, o argentino promoveu as entradas de Mariano, para formar linha de quatro atrás, e de Bernard e Vargas também. Quem saiu foram Lyanco, Scarpa e Fausto Vera. O time pressionou desde o início e diminuiu o placar no primeiro minuto. Hulk cobrou escanteio e Vargas subiu sozinho para marcar.
O Galo criou muitas chances, obrigou John a fazer defesa difícil em chute cruzado de Hulk. Aos 86, Mariano lançou Vargas, que chutou por cima do gol quase na pequena área. Aos 88, Hulk lançou Vargas, mas Adryelson recuou para John e trombou com Barboza. A bola ficou curta para o goleiro e Vargas encobriu errado, jogando para fora.
Momento da premiação (Reprodução / Botafogo) |
O pensamento do torcedor do Botafogo era de segurar apenas a bola no ataque no último minuto. Júnior Santos levou ela para a bandeira de escanteio e achou brecha para passar por dois. O atacante tocou atrás para Matheus Fernandes e Alan Fraco deu carrinho para travar. Porém, Éverson saiu e trombou com Franco. A bola sobrou para Júnior Santos, que fechou a Libertadores e se manteve artilheiro da competição com dez gols.
Luiz Henrique foi eleito o melhor jogador da Libertadores 2024 (Reprodução / Botafogo) |
A CAMPANHA
O Botafogo começou a campanha nas fases preliminares. Visitou o Aurora, em Cochabamba, na Bolívia. Veja a campanha completa:
- Aurora 1x1 Botafogo
- Botafogo 6x0 Aurora
- Botafogo 2x1 Red Bull Bragantino
- Red Bull Bragantino 1x1 Botafogo
Júnior Santos fez o primeiro gol da campanha contra o Aurora (Reprodução / Botafogo) |
Depois de eliminar Aurora e Bragantino, o Botafogo se juntou ao Grupo D com Júnior Barraquilla, LDU e Universitário de Lima. O time ainda não foi bem, mas foi melhorando depois que Artur Jorge chegou na 2ª rodada.
- Botafogo 1x3 Júnior Barranquilla
- LDU 1x0 Botafogo
- Botafogo 3x1 Universitário
- Botafogo 2x1 LDU
- Universitário 0x1 Botafogo
- Júnior 0x0 Botafogo
O primeiro jogo de Artur Jorge comandando o Botafogo foi contra a LDU na altitude de Quito (Reprodução / Botafogo) |
O Botafogo poderia terminar em 1º lugar, mas Artur Jorge poupou alguns jogadores na última partida e ficou no empate sem gols. O sorteio deu vida difícil ao time, mas isso valorizou ainda mais o título.
- Botafogo 2x1 Palmeiras
- Palmeiras 2x2 Botafogo
- Botafogo 0x0 São Paulo
- São Paulo (4) 1x1 (5) Botafogo
- Botafogo 5x0 Peñarol
- Peñarol 3x1 Botafogo
- Atlético-MG 1x3 Botafogo
Foram 17 jogos com oito vitórias, seis empates e três derrotas. O Glorioso marcou 31 gols e sofreu 17. O Botafogo se tornou o primeiro brasileiro a ser campeão vindo das fases preliminares e o segundo na história a atingir esse feito. O clube quebrou duas maldições esse ano. Nenhum time brasileiro havia sido campeão da Libertadores em anos terminados em quatro. Os campeões foram Independiente (1964), Independiente (1974), Independiente (1984), Vélez Sarsfield (1994), Once Caldas (2004) e San Lorenzo (2014). A outra maldição foi a do uniforme alternativo. Nenhum time havia sido campeão usando segundo ou terceiro uniforme na partida final.
FOGÃO NA FIFA
O Botafogo se classificou para duas competições da Fifa graças a esse título. A primeira é a Copa Intercontinental. Um novo campeonato que substitui o Mundial de Clubes anual. O primeiro desafio será no dia 11 de dezembro, contra o Pachuca, do México, no Catar. Esse jogo será chamado de Dérbi das Américas e valerá um troféu para o vencedor. Em caso de vitória, o time vai para a semifinal contra o Al Ahly no dia 14 de dezembro. Em caso de vitória, o time será premiado com o último jogo do ano diante do Real Madrid no dia 18 de dezembro.
Foto postada pelo Pachuca para formalizar o encontro com o Botafogo (Reprodução / Tuzos) |
No ano que vem, o clube disputa o Super Mundial de Clubes com 32 times. A disputa será nos EUA em junho e julho. O sorteio dos grupos será no próximo dia 5, em Miami.
As 32 equipes que irão disputar o Super Mundial de Clubes (Reprodução / Fifa World Club Cup) |
Foto de capa: Reprodução / Conmebol Libertadores
Comentários
Postar um comentário