A final da Copa Sul-Americana 2024 será disputada no dia 23 de novembro em Assunção, capital do Paraguai. Os finalistas são Racing e Cruzeiro. Os dois já decidiram finais de campeonatos continentais e tiveram outros confrontos. Veja o retrospecto entre eles.
Cartaz da final da Copa Sul-Americana (Reprodução / Conmebol Sudamericana) |
DUELOS DE SUPERCOPA DA LIBERTADORES
As equipes se enfrentaram seis vezes pela Supercopa da Libertadores, mas só falaremos de duas, por enquanto. Na edição de 1990, Racing e Cruzeiro se enfrentaram pela primeira fase. No Mineirão, o Cruzeiro venceu por 1 a 0 com gol de Heyder. Na volta, o Racing devolveu o placar com gol de Hugo Pérez. A partida foi para os pênaltis e os argentinos venceram por 4 a 2.
Partida da Supercopa da Libertadores 1992 (Reprodução / Conmebol) |
COPA MASTER DA SUPERCOPA
A Copa Master da Supercopa é um torneio extinto da Conmebol. Racing e Cruzeiro se enfrentaram na edição de 1992. Era jogo único no estádio do Vélez Sarsfield. Empate por 1 a 1 com gols de Rubén Paz e Charles para o Cabuloso. Nos pênaltis, vitória brasileira por 3 a 1.
COPA MERCOSUL
Os dois voltaram a se encontrar na Copa Mercosul de 1999. A fase de grupos deixou o Grupo A bem pesado, com Cruzeiro, Palmeiras, River Plate e Racing. O primeiro jogo foi no Mineirão. Vitória do Cruzeiro por 2 a 0 com gols de Muller e Cris. Em Avellaneda, goleada brasileira por 4 a 0. Paulo Isidoro marcou duas vezes. André Luiz e Djair marcaram os outros dois gols. O Cruzeiro passou de fase com cinco vitórias e um empate. O Racing perdeu as seis partidas.
Partida da Copa Mercosul 1999 em Avellaneda (Reprodução / Internet) |
LIBERTADORES
Pela Libertadores de 2018, os dois estiveram no Grupo 5 com Universidad de Chile e Vasco da Gama. Na abertura do grupo, os dois se enfrentaram em Avellaneda. Goleada do Racing por 4 a 2 com três gols de um jovem atacante chamado Lautaro Martínez. Solari fez o outro dos argentinos. Arrascaeta e Robinho marcaram para os brasileiros.
Lautaro Martínez comemorando um de seus gols (Reprodução: Juan Mabromata / AFP) |
Os dois voltaram a se enfrentar no Mineirão pela última rodada. Ambos estavam classificados. O Cruzeiro venceu por 2 a 1 com gols de Thiago Neves e Lucas Silva. Centurión marcou para os argentinos. O Cabuloso ultrapassou o Racing e terminou em 1º lugar no grupo, com os mesmos 11 pontos do rival.
Comemoração de Lucas Silva (Reprodução: Vinnicius Silva / Cruzeiro) |
FINAIS DE CAMPEONATOS
Racing e Cruzeiro se enfrentaram em duas finais de Supercopa da Libertadores. A primeira aconteceu em 1988 e foi a primeira vez que os dois se enfrentaram em jogos oficiais. O Racing foi campeão. O Cruzeiro abriu o placar com Robson, mas levou a virada e perdeu por 2 a 1. Na volta, o Racing abriu o placar no Mineirão. O Cruzeiro empatou com mais um gol de Robson e ficou por isso mesmo.
Título do Racing da Supercopa da Libertadores de 1988 (Reprodução / Internet) |
Em 1992, o primeiro jogo foi no Mineirão. Goleada de 4 a 0 do Cruzeiro. Os gols foram de Roberto Gaúcho (2x), Luís Fernando Flores e Marco Antônio Boiadeiro. Turco García foi o autor do gol do Racing na segunda partida. Vitória de 1 a 0, mas o título ficou com o Cruzeiro.
RETROSPECTO
O retrospecto entre Racing e Cruzeiro ficou assim: o Cruzeiro venceu cinco vezes e marcou 18 gols. O Racing venceu quatro vezes e marcou 11 gols. Foram mais dois empates. Cada um ganhou um título em cima do outro. Em mata-mata, cada um eliminou o outro uma vez. O Cruzeiro eliminou o Racing uma vez em fase de grupos e os dois avançaram juntos em outra ocasião.
Foto destaque: Conmebol Sudamericana
Comentários
Postar um comentário