Atlético-MG e Botafogo se enfrentam pela final da Libertadores no dia 30 de novembro, em Buenos Aires. Os dois já disputaram oito jogos em partidas das competições da Conmebol. Veja o retrospecto dos confrontos.
Cartaz da final da Libertadores 2024 (Reprodução / Conmebol Libertadores) |
COPA CONMEBOL
Os primeiros confrontos foram pela Copa Conmebol de 1993. Os jogos foram pela semifinal daquela edição. O primeiro confronto aconteceu no Mineirão. Placar de 3 a 1 para o Galo. Valdir Benedito abriu o placar para os mineiros. Sinval empatou. Leandro Tavares e Reinaldo ampliaram o placar. O jogo de volta foi no antigo estádio Caio Martins, em Niterói, no Rio de Janeiro. O Botafogo fez 3 a 0 e avançou para a final. Sinval, Rogério Pinheiro e Eliel marcaram os gols. O Glorioso foi campeão em seguida.
Foto oficial antes do jogo no Caio Martins (Reprodução / Internet) |
COPA SUL-AMERICANA
Atlético-MG e Botafogo se enfrentaram seis vezes em Copas Sul-Americanas. As primeiras, em 2008. Na antiga competição, os times brasileiros se enfrentavam na 1ª fase. No Nilton Santos, Marques abriu o placar para o Galo. Porém, Carlos Alberto marcou duas vezes e Eduardo marcou um para deixar o placar em 3 a 1. No Mineirão, o Botafogo venceu por 5 a 2, com gols de Lúcio Flávio (2x), Jorge Henrique, Carlos Alberto e Leandro Almeida contra. Os gols do Atlético-MG foram de Lenilson (2x).
Carlos Alberto abraçado por Gil na comemoração de um dos gols (Reprodução / GE.com) |
Em 2011, os dois se enfrentaram pela mesma fase daquela edição. O Botafogo venceu novamente os dois jogos. Em Ipatinga, Herrera e Maicosuel fizeram os gols do Botafogo na vitória por 2 a 1. Richarlyson descontou para o Galo. No Nilton Santos, Herrera marcou de novo e deu a vitória de 1 a 0 para o Botafogo.
Herrera finalizando contra o Atlético-MG na partida do Nilton Santos (Reprodução / Botafogo) |
O último confronto entre eles em competições da Conmebol foi em 2019. Naquela oportunidade, os dois se encontraram nas quartas de final. O primeiro jogo foi no Nilton Santos, e o Atlético-MG venceu por 1 a 0 com gol de Vina. A volta foi no Independência. Nova vitória do Galo, agora por 2 a 0. Fábio Santos e Vina marcaram.
Última partida entre eles por competições internacionais no Independência em 2019 (Reprodução: Lisboa / Em De Press) |
RETROSPECTO
O retrospecto entre Atlético-MG e Botafogo ficou assim: Botafogo com cinco vitórias e 15 gols marcados. O Atlético-MG com três vitórias e dez gols marcados. Nenhum empate entre os dois. O Glorioso eliminou o Atlético-MG três vezes e o Galo eliminou o Glorioso uma vez.
Foto de capa: Reprodução / Conmebol Libertadores
Comentários
Postar um comentário