A última data Fifa do ano acabou. Veja a situação de cada continente. Já temos países quase classificados para a Copa do Mundo e duas Nations League chegando na reta final.
Gerson foi o destaque da Seleção Brasileira |
ÁSIA
Na Ásia, os três grupos das Eliminatórias estão ganhando um desenho de quem briga pelo mundial e já mostram quem não conseguirá brigar por vagas. Faltam quatro rodadas para o fim da terceira fase. O Grupo A tem o Irã garantindo uma vaga direta ou para a fase seguinte, onde disputa mais vagas com equipes mais fracas. São 16 pontos dos persas, contra 13 do Uzbequistão. Os iranianos derrotaram a lanterna Coreia do Norte e o vice-lanterna Quirguistão. Com o último resultado, impediu o rival de ultrapassá-lo.
Tabela do Grupo A (Reprodução / Google) |
No Grupo B, a Coreia do Sul é líder, mas não está muito bem. Venceu o 5º colocado Kuwait e empatou com a lanterna Palestina. Os Tigres estão com 14 pontos, mas pela matemática poderiam perder a classificação sem chances da fase seguinte. O Iraque vem atrás com 11 pontos e está perto de sua segunda Copa do Mundo. A Jordânia está próxima e pode conseguir a vaga direta também. Foi ultrapassada pelo Iraque, mas pode retornar ao 2º lugar.
Tabela do Grupo B (Reprodução / Google) |
No Grupo C, o Japão continua atropelando seus adversários. Venceu Indonésia e China em dois jogos fora de casa. Os Samurais Azuis estão próximos da vaga e podem ser os primeiros a conquistá-la. São 16 pontos contra sete da Austrália e seis dos outros quatro times. A decepção é a Arábia Saudita, que está em 4º lugar, a última posição que garante mais uma fase, valendo duas vagas e uma vaga para a repescagem.
Tabela do Grupo C (Reprodução / Google) |
ÁFRICA
A data Fifa na África não foi dedicada para as Eliminatórias da Copa do Mundo. Os jogos foram pelas Eliminatórias da Copa das Nações Africanas. O destaque dessas duas rodadas foi Brahim Díaz. O meia do Real Madrid marcou cinco gols em dois jogos. Foram três na goleada de 7 a 0 contra o Lesoto e dois contra o Gabão na goleada de 5 a 1.
Brahim Díaz comemorando um de seus gols contra Lesoto (Reprodução / Seleção Marroquina) |
CONCACAF
A Concacaf está com as Eliminatórias paradas e está com a Nations League em disputa. As divisões inferiores definiram quem sobe e quem desce para as outras divisões. A divisão principal definiu semifinalistas. Os Estados Unidos venceram a Jamaica nas duas partidas das quartas de final. Os placares foram de 1 a 0 fora de casa e 4 a 2 em casa. Ricardo Pepi marcou duas vezes nesses dois confrontos. O adversário será o Panamá, que passou pela Costa Rica. Vitória fora de casa por 1 a 0 e empate em casa por 2 a 2.
A outra chave teve o Canadá avançando com duas vitórias diante do Suriname. Placar de 1 a 0 fora de casa e 3 a 0 em casa. O adversário será o México, que passou por Honduras. Os hondurenhos venceram por 2 a 0 em casa, mas o México dobrou o resultado e fez 4 a 0. O Final Four será na próxima data Fifa, em março. Serão jogos únicos na semifinal e final. A disputa será nos EUA.
Por fim, uma história curiosa. A seleção da pequena ilha de Bonaire, no Caribe, colocou em evidência seu amadorismo no futebol. Circulou nas redes sociais o goleiro da seleção com 39 anos e acima do peso. Hendrik Maria Letteboer tem 1,75 m e joga no Vitesse, de Bonaire. A ilha é colônia holandesa, por isso o time tem o mesmo nome do xará famoso da Europa. Letteboer jogou duas vezes na data Fifa de outubro contra Montserrat, mas não entrou em campo dessa vez contra El Salvador pela Liga B. Bonaire terminou em 3º lugar e se manteve na 2ª divisão.
Goleiro Hendrik Maria Letteboer (Reprodução / Facebook) |
OCEANIA
A Oceania já definiu a fase final das Eliminatórias. São apenas quatro times que buscam a vaga direta para a Copa do Mundo e a outra vaga para a repescagem. Novamente, a Nova Zelândia é o destaque. Foram duas mega goleadas nas rodadas finais da fase de grupos. A primeira foi de 8 a 1 contra Vanuatu e a segunda por 8 a 0 diante de Samoa. O artilheiro Chris Wood marcou duas vezes no primeiro jogo e três vezes no segundo. As semifinais dessa mini Copa da Oceania ficaram assim: Nova Caledônia x Taiti, e Nova Zelândia x Fiji. Os vencedores disputam a final. O vencedor ganha a vaga direta. O vice joga a repescagem intercontinental.
Tabela final da segunda fase das Eliminatórias da Oceania (Reprodução / Google) |
CONMEBOL
Pouco mudou nas Eliminatórias Sul-Americanas. Os sete primeiros colocados são os mesmos da última data Fifa. A diferença é que o Brasil perdeu a 4ª posição e ficou em 5º. A Colômbia saiu do 2º lugar para o 4º. Uruguai e Equador subiram na tabela. Os classificados para a Copa do Mundo seriam: Argentina, Uruguai, Equador, Colômbia, Brasil e Paraguai. A Bolívia estaria na repescagem intercontinental.
Tabela das Eliminatórias Sul-Americanas (Reprodução / Google) |
O Brasil continua com muitas críticas no processo. Torcedores e comentaristas não veem progresso e evolução no time. Já se especula uma troca na próxima data Fifa em março em caso de resultados ruins. As partidas serão contra Colômbia, em casa, e Argentina fora. A partida contra a Colômbia não tem local definido. Todas as seleções ainda têm chance de ir à Copa do Mundo.
UEFA
A Uefa está indo para a fase final da Nations League. Portugal avançou em 1º lugar no Grupo A, com a Croácia em 2º. França e Itália avançaram em 1º e 2º lugares respectivamente, com a diferença de um gol. Alemanha e Holanda se classificaram no Grupo C, em 1º e 2º respectivamente. O Grupo D teve Espanha em 1º lugar e Dinamarca em 2º. O sorteio das quartas de final será nessa sexta-feira.
Cristiano Ronaldo marcou dois diante da Polônia e chegou a 910 gols na carreira. O destaque foi para o segundo, de voleio. Com a classificação e o dever cumprido, CR7 e outros jogadores foram poupados da segunda partida.
Cristiano Ronaldo comemorando seu primeiro gol em cobrança de pênalti (Reprodução / Uefa Euro 2024) |
A história mais legal dessa rodada vem da Liga D. San Marino conseguiu vencer pela terceira vez em sua história. De bônus, ganhou o acesso à Liga C. A vitória foi a primeira fora de casa na história. As três vitórias foram diante de Liechtenstein. Essa vitória também foi a primeira de virada e a primeira com três gols. Agora, a pior seleção do mundo deverá ser Liechtenstein ou outra de uma confederação diferente.
As três vitórias de San Marino (Reprodução / X/ 433) |
Foto de capa: Reprodução / Gerson
Comentários
Postar um comentário