Racing derrota Cruzeiro e é campeão da Copa Sul-Americana 2024

O Racing Club é o campeão da Copa Sul-Americana 2024. Os argentinos derrotaram o Cruzeiro por 3 a 1 em jogo no Paraguai. Os gols foram marcados por Gastón Martinera, Adrián Martínez e Roger Martínez. O gol do Cruzeiro foi marcado por Kaio Jorge. O clube conseguiu o primeiro título da competição. É o 10º título dos argentinos, contra cinco dos brasileiros. 

Cartaz de campeão da Sul-Americana 2024

O JOGO

Assunção estava muito quente. A temperatura era de 37 º C e a sensação térmica era de 40 º C. A lógica era os times entrarem devagar no jogo para não se desgastarem de cara. Porém, só o Cruzeiro entrou assim. O Racing começou o jogo atropelando e abriu o placar com Martinera aos 3 minutos. O VAR checou e marcou impedimento na origem do lance. O lateral-direito Martinera recebeu na lateral e mandou para a área. A bola encobriu Cássio e entrou aos 15 minutos. Dessa vez, o Racing marcou pela esquerda. Cruzamento rasteiro e Adrián Martínez tocou para o gol vazio aos 20 minutos. Cássio foi muito criticado por sair para cortar e recolheu o braço. 

Momento que Martinera cruza e faz o gol
(Reprodução / Racing Club)

O volante Walace deixou o campo aos 30 minutos para a entrada de Lucas Silva. O volante errou bastante e falhou no primeiro gol. O time melhorou um pouco mais e chegou ao gol adversário, mas sem perigo. A postura no 2º tempo foi melhor. O Cruzeiro começou pressionando e fez seu gol aos 52 minutos com Kaio Jorge. Matheus Henrique entrou na área tabelando e cruzou para o centroavante cabecear. O goleiro Árias defendeu, mas a bola foi para a frente do gol aberto. O próprio Kaio Jorge chutou para o gol. O Cabuloso pressionou bastante, mas não conseguiu empatar. O Racing matou o jogo no último lance. Pegou contra-ataque com a defesa brasileira aberta e Roger Martínez entrou cara a cara com Cássio para chutar cruzado e fechar o placar. 

Momento da celebração
(Reprodução / Conmebol Sudamericana)

A CAMPANHA

O Racing estreou contra o Sportivo Luqueño, no Paraguai. Vitória por 2 a 0. Veja o a campanha completa:

  • Sportivo Luqueño-PAR 0x2 Racing
  • Racing 3x0 RB Bragantino
  • Coquimbo Unido-CHI 1x2 Racing 
  • RB Bragantino 2x1 Racing
  • Racing 3x0 Coquimbo Unido
  • Racing 3x0 Sportivo Luqueño
O Racing avançou em 1º lugar com 15 pontos. Foram cinco vitórias e uma derrota. O mata-mata começou nas oitavas de final.

  • Huachipato-CHI 0x2 Racing
  • Racing 6x1 Huachipato
  • Athletico-PR 1x0 Racing
  • Racing 4x1 Athletico-PR
  • Corinthians 2x2 Racing
  • Racing 2x1 Corinthians
  • Racing 3x1 Cruzeiro
No total, foram dez vitórias, um empate e duas derrotas. 

O Racing enfrentou quatro brasileiros na campanha
(Reprodução / Futcontinental)

ÍDOLOS

O treinador Gustavo Costas é um grande ídolo do clube. Era jogador e capitão do título da Supercopa de 1988. Agora, 36 anos depois, como treinador, é campeão da Sul-Americana. O time garantiu vaga na Libertadores 2025 e Costas garantiu vaga entre os maiores do clube.

Gustavo Costas também entrava como mascote
quando era pequeno (Reprodução / Internet)

Do outro lado do Oceano Atlântico, Lautaro Martínez, revelado no clube, postou os parabéns ao Racing em seu Instagram. Lautaro jogou de 2015 a 2018 e foi vendido na janela do meio do ano, deixando o bom time do Racing mais fraco para o mata-mata da Libertadores. 

Postagem no story de Lautaro Martínez
(Reprodução / Instagram)

Foto de capa: Reprodução / Conmebol Sudamericana 

Comentários