As quartas de final da Libertadores começam nessa terça-feira (17) e os confrontos dos brasileiros já aconteceram em alguma competição da Conmebol. Veja os números de cada duelo:
ATLÉTICO-MG X FLUMINENSE
Atlético-MG e Fluminense se enfrentaram por competições internacionais cinco vezes na história. O primeiro duelo aconteceu pela Copa Conmebol de 1992. A competição era de mata-mata com os times que não conseguiram vaga para a Libertadores e era bem parecida com a Copa Sul-Americana. Estranhamente, a primeira partida com mando do Fluminense foi em Juiz de Fora, interior de Minas Gerais. O Tricolor venceu por 2 a 1. Na volta, goleada do Galo de 5 a 1 no Mineirão. Os mineiros se classificaram para as quartas de final da competição e foram os campeões depois.
Na edição de 1993 da mesma competição, os dois times se enfrentaram novamente nas oitavas de final (a primeira fase da competição). Vitória do Atlético-MG, em casa, por 2 a 0. O Fluminense devolveu o mesmo placar e o jogo foi decidido nos pênaltis. Porém, o Galo passou com um 4 a 2.
Por fim, um único confronto pela Copa Sul-Americana de 2003. Essa foi a primeira edição com brasileiros e o formato era de grupos com três times, mas só entre nós. Os dois caíram no Grupo 2 junto com o Corinthians. Cada um jogava contra o outro apenas uma vez. A partida entre Galo e Tricolor foi no Mineirão. Vitória carioca por 2 a 0 com gol de Carlos Alberto em cima do goleiro Veloso.
No geral, os dois se enfrentaram cinco vezes, com três vitórias do Fluminense e duas do Atlético-MG. Foram sete gols do Fluminense e oito do Atlético. Um confronto sempre decidido nos detalhes. O Tricolor tem um trunfo: o clube só perdeu um jogo pela Libertadores no Maracanã nesse século. Aproveitamento muito alto.
BOTAFOGO X SÃO PAULO
Esse é o caso mais curioso. Os dois se enfrentaram apenas uma vez em competições internacionais oficiais e foi pela Recopa Sul-Americana em Kobe, no Japão. Estranho, mas tem explicação. A Recopa é o confronto entre os campeões das principais competições da Conmebol. Isso aconteceu em 1994, após o São Paulo conquistar a Libertadores em 1993. A competição que dava direito ao confronto contra o campeão era a Supercopa da Libertadores, e ela foi vencida pelo São Paulo também. Sobrou para a Copa Conmebol, que teve o Fogão como campeão.
Os dois fizeram um grande jogo em Kobe. Leonardo abriu o placar para o São Paulo no 1º tempo. O Botafogo empatou no 2º, mas houve um pênalti antes e o árbitro apitou momentos antes do gol. Roberto Cavalo empatou na cobrança. Guilherme e Euller fecharam o placar para o Tricolor Paulista.
São Paulo e Botafogo pela Recopa 1994 (Reprodução / Internet) |
O segundo confronto foi pela Copa Master da Conmebol, que reuniu quatro campeões da Copa Conmebol. O torneio disputado em 1996, em campo neutro, colocou frente a frente São Paulo e Botafogo em Cuiabá. Em jogo pouco comum, Túlio Maravilha marcou três gols para o Botafogo e o time ainda foi goleado por 7 a 3.
O retrospecto é favorável ao São Paulo, que venceu as duas partidas internacionais entre eles. Foram dez gols marcados e quatro sofridos.
FLAMENGO X PEÑAROL
O último confronto será entre Flamengo e Peñarol. O retrospecto é péssimo para o Rubro-negro. Os primeiros confrontos aconteceram em 1982. O Flamengo era o atual campeão da Libertadores e encarou o Peñarol na fase de grupos semifinal. Foram duas vitórias dos uruguaios por 1 a 0. A primeira em Montevidéu e a segunda no Maracanã, com gol de falta do brasileiro Jair.
Em 1999, os duelos foram pela semifinal da Copa Mercosul. Dessa vez deu Flamengo. Vitória por 3 a 0 no Maracanã com gols de Leandro, Maurinho e Lê com assistência de Caio Riberio. E derrota por 3 a 2 no Uruguai com Athirson e Reinaldo marcando. O Rubro-negro passou de fase. Os uruguaios começaram uma briga generalizada ao fim da partida.
Flamengo e Peñarol pela Mercosul em 1999 (Reprodução / Internet) |
O último encontro foi em 2019 pela Libertadores. O confronto no Maracanã terminou com vitória do Peñarol por 1 a 0. Gabigol foi expulso no 2º tempo e isso prejudicou muito o time. Essa foi a última derrota do Flamengo em casa pela competição. A última rodada foi no Uruguai, no estádio novo Campeón del Siglo. O Flamengo precisava de um empate e o Peñarol precisava vencer para avançar. Os cariocas ainda eram treinados por Abel Braga e o time perdeu muitos gols. Pará foi expulso no 2º tempo e quase teve derrota. O Rubro-negro segurou a pressão e o empate por 0 a 0.
A coincidência dos duelos é que quando eles se enfrentam, alguém sai campeão. Em 1982, o Peñarol foi o campeão da Libertadores. Em 1999, o Flamengo ganhou a Mercosul e em 2019 ganhou a Libertadores.
O retrospecto fica assim: seis jogos, com quatro vitórias do Peñarol, uma do Flamengo e um empate. Foram seis gols marcados pelo Peñarol e cinco para o Flamengo.
Foto de capa: Reprodução / Internet
Comentários
Postar um comentário