A Copa Libertadores chegou à sua fase semifinal com dois brasileiros. Os dois em lados opostos das chaves. Era esperado que pelo menos mais um brasileiro chegasse à semifinal pelo número alto de participantes na fase mata-mata. Porém, Grêmio, Palmeiras, Fluminense e São Paulo caíram em confrontos brasileiros. Isso diminuiu o número de nossos participantes. Veja como foram os jogos de volta das quartas de final.
Deyverson foi o destaque com dois gols |
ATLÉTICO-MG X FLUMINENSE
Atlético-MG jogou em casa para tentar reverter a derrota de 1 a 0 no Maracanã. O ambiente era de pressão contra o Tricolor e muito apoio para o Galo. Uma pressão inicial deu resultado e Guilherme Arana ganhou um pênalti. Ele levantou a bola na área e Árias tirou com o braço. Hulk cobrou aos 8 minutos e Fábio pegou. O chute não foi muito forte e nem muito no canto esquerdo. Fábio caiu segurando a bola. O time não se abateu e continuou pressionando. Battaglia chutou forte na trave minutos depois. O Fluminense só teve uma chance com Thiago Silva, de cabeça, em escanteio. A bola foi por cima. No fim da etapa, Bernard machucou o joelho e saiu. Deyverson entrou em seu lugar.
No 2º tempo, mais pressão. Deyverson abriu o placar de cabeça aos 50 minutos. Scarpa cruzou, Deyvinho cabeceou prensado com Thiago Silva e a bola entrou. Cano entrou e o time melhorou, conseguindo segurar mais a bola. Porém, Mano Menezes tentou segurar o resultado e colocou mais um zagueiro. A pressão foi enorme e Deyverson marcou de novo aos 88 minutos. Hulk cruzou da direita e o atacante se jogou na bola. O Fluminense não aceitou a validação do gol porque alegou falta de Paulinho em Martinelli na origem do lance. O VAR checou e não marcou nada.
Hulk perdeu pênalti, mas deu assistência para o segundo gol (Reprodução / Atlético-MG) |
SÃO PAULO X BOTAFOGO
O São Paulo tinha segurado o 0 a 0 contra o Botafogo no Rio de Janeiro e tentava um resultado melhor diante de sua torcida. O esquema com três zagueiros não foi repetido e foi mais ofensivo. Ainda assim, só o Botafogo atacava. Em erro de Luiz Gustavo, Savarino roubou a bola tocou para Igor Jesus. O atacante abriu para Savarino na esquerda e cruzou. Rafael tirou mal e Almada tocou de cabeça para o gol aberto aos 15 minutos. O Botafogo poderia ter aumentado com o volume de jogo apresentado, mas também repetiu o erro da falta de eficiência do primeiro jogo.
O técnico Zubeldía tirou o jovem William Gomes aos 32 minutos e colocou Luciano. O time melhorou um pouco com a mudança de posicionamento dos jogadores. Depois de uma pressão no final, o VAR chamou o árbitro para possível pênalti. Em escanteio, Lucas cabeceou e Bastos cortou com o braço. O pênalti foi marcado e Lucas bateu para fora. A bola subiu e tocou o travessão antes de sair.
O 2º tempo foi mais disputado. O Botafogo ficou atrás e o São Paulo pressionou mais. Arthur Jorge ficou com medo de Alexander Barboza ser expulso e o tirou. O zagueiro ganhou todas as disputas com Calleri. Depois de sua saída, Calleri teve duas chances. Uma sem goleiro. Chute de Luciano da esquerda, a bola desviou na defesa e passou por todo mundo, até pelo goleiro John. Calleri tocou fraco na bola e ela subiu, indo para fora. Wellington cruzou, aos 87 minutos, e Calleri cabeceou com força para empatar. Nos acréscimos, os dois bancos iniciaram uma confusão e isso esfriou o São Paulo. Rafinha e Gatito Fernández foram expulsos.
Nos pênaltis, Calleri chutou parecido com Lucas. Chute no meio do gol e acertou o travessão. Tchê Tchê marcou o primeiro. Luiz Gustavo (SP), Danilo Barbosa (B), Lucas (SP), Marçal (B) e Igor Vinícius (SP) fizeram. Vitinho isolou e deixou as condições iguais. Luciano fez. E Almada bateu para empatar e terminar a série de cinco pênaltis. Rodrigo Nestor foi o autor do gol do título da Copa do Brasil de 2023, título que colocou o Tricolor na Libertadores. Ele bateu fraco e John defendeu tranquilo no canto. Matheus Martins fez e finalizou a partida.
Comemoração do Botafogo após a vitória nos pênaltis que coloca o time na semifinal após 51 anos (Reprodução / Botafogo) |
PEÑAROL X FLAMENGO
O jogo que fechou a fase de quartas de final foi entre Peñarol e Flamengo. O Rubro-negro precisava marcar um gol para levar para os pênaltis. Porém, o time só chutou no gol uma bola no início do jogo e outra no fim. Muito pouco para a qualidade dos jogadores que tem. Gonzalo Plata cabeceou e o goleiro Aguerre defendeu. Léo Fernández respondeu com chute de longe em falta. Rossi espalmou para escanteio. Matheus Gonçalves cruzou a bola na direção do gol e Gabigol desviou de leve. O goleiro fechou bem o espaço e defendeu nos minutos finais. O Flamengo tentou fazer um abafa, mas eram jogadas descoordenadas e pouco perigosas. Fim de jogo e Peñarol voltando às semifinais depois de 13 anos.
Foto provocativa do Peñarol mostrando patch de pentacampeão da Libertadores (Reprodução / Peñarol) |
DATAS E HORÁRIOS DAS SEMIFINAIS
As datas já estão definidas. Os jogos serão na terça-feira e quarta-feira. Veja as datas e horários das partidas.
Atlético-MG x River Plate - 22 de outubro - 21h30
Botafogo x Peñarol - 23 de outubro - 21h30
River Plate x Atlético-MG - 29 de outubro - 21h30
Peñarol x Botafogo - 30 de outubro - 21h30
As transmissões não foram definidas, mas a tendência é que a Paramount+ fique com os jogos do Atlético-MG, e a TV Globo e ESPN Brasil fique com o Botafogo.
Foto de capa: Reprodução / Botafogo
Comentários
Postar um comentário