A Fifa anunciou o fim da atual Copa do Mundo de Clubes, ou Mundial de Clubes, com sete times e formato simples de mata-mata. Isso, porque a entidade máxima do futebol irá organizar uma competição no estilo Copa do Mundo de seleções com 32 times e a cada quatro anos. No lugar da competição anual, estreará a Copa Intercontinental da Fifa. Os seis campeões continentais irão disputar a competição, mas a fase final terá apenas três equipes. Veja como será:
![]() |
Troféu da antiga Copa Intercontinental |
A competição começa com uma fase eliminatória com duas chaves. Uma chave terá três equipes: os campeões da Oceania, África e Ásia. Do outro, apenas duas, com os dois campeões da América. A mudança é que as partidas serão na casa das equipes. O Auckland City, campeão da Oceania, espera um sorteio para saber se enfrenta o Al Ahly, do Egito, ou o Al Ain, dos Emirados Árabes Unidos, na casa de um deles. O time não sorteado espera o vencedor da partida para realizarem o último jogo.
![]() |
Chaveamento entre Oceania, Ásia e África (Reprodução / Fifa) |
Na América, o campeão da Libertadores 2024 vai enfrentar o Pachuca, do México. A partida também precisará de um sorteio. Esse sorteio será único. Caso o Pachuca jogue em casa, o campeão da Libertadores 2025 jogará essa competição em casa no ano que vem e vai alternando. A mesma coisa na outra chave. Se o Egito for sorteado, a primeira partida de 2025 será com o time asiático. Os times da Oceania não tem estrutura e por isso só jogarão fora de casa.
![]() |
Chaveamento da América (Reprodução / Fifa) |
O vencedor de cada chave se classifica para a Copa Intercontinental, que já terá o Real Madrid na final. As outras duas equipes se enfrentarão em campo neutro em sede a definir. Quem perder já fica em 3º lugar automaticamente. O vencedor fará a decisão contra o Real Madrid.
![]() |
Chaveamento final da Copa Intercontinental (Reprodução / Fifa) |
Essa competição foi criada para não deixar os times quatro anos sem disputar algo. Mesmo sendo mata-mata, o regulamento muda. Tiram um jogo do europeu e aumenta um para o sul-americano caso ele chegue a final.
Nas últimas semanas, há um boato de que o presidente da Fifa Gianni Infantino está pressionado para iniciar logo a competição. Porém, não consegue porque o campeão da Libertadores só será conhecido no dia 30 de novembro. Dia 14 e 18 inicia a parte final da competição. Por conta dessa pressão para agilizar, há a possibilidade do representante da Conmebol ser o Fluminense, campeão da Libertadores no ano passado.
Porém, nesse último domingo, o Al Ain, campeão asiático, postou em suas redes sociais a agenda dos jogos da competição. Entre eles, o duelo diante do Auckland City pela Intercontinental no dia 22 de setembro. Destaca, também, o duelo contra o Al Ahly no mês seguinte entre o vencedor dessa primeira partida. Os campeões da América jogam no dia 11 de dezembro, provavelmente no local das finais por conta dos poucos dias do início da fase final.
![]() |
Postagem do Al Ain (Reprodução / X) |
Foto de capa: Reprodução / internet
Comentários
Postar um comentário