As oitavas de final da Libertadores 2024 começarão no dia 13 de agosto. Alguns confrontos já aconteceram antes. Vamos relembrar alguns deles e fazer um esquenta da fase.
Botafogo e Palmeiras no Maracanã em 1973 |
GRÊMIO X FLUMINENSE
Grêmio e Fluminense se encaram nos dias 13 e 20 de agosto. O Grêmio mandará seus jogos no Couto Pereira. Enquanto o Fluminense tentará ampliar seu grande retrospecto no Maracanã. Os dois times se enfrentaram em 2013, mas na fase de grupos.
A primeira partida aconteceu no Engenhão e o Grêmio venceu por 3 a 0, com gols de Hernán Barcos, André Santos e Eduardo Vargas. Esse jogo foi válido pela segunda rodada.
A volta, pela 5ª rodada, aconteceu na Arena com pouco tempo inaugurada. Empate por 0 a 0, que deixou as equipes com a classificação encaminhada para as oitavas de final.
Grêmio derrota Fluminense no Engenhão (Reprodução: Lucas Uebel / Grêmio) |
SAN LORENZO X ATLÉTICO-MG
San Lorenzo e Atlético-MG se enfrentam nos dias 13 e 20 de agosto também. As equipes têm quatro jogos na história. Duas pela Mercosul de 2000 e duas pela Sul-Americana de 2018. São duas vitórias do Galo, uma vitória dos argentinos e um empate. As duas últimas partidas, que aconteceram em 2018 foram válidas pela primeira fase.
A competição ainda era toda de mata-mata e os dois se encaram logo de primeira. A primeira partida foi no El Cilindro e o San Lorenzo venceu por 1 a 0 com gol impedido de Gabriel Godiño. Mesmo com VAR, o gol foi validado. A volta aconteceu no Independência e terminou 0 a 0. O Galo foi eliminado.
San Lorenzo e Atlético-MG pela Copa Sul-Americana 2018 (Reprodução: Lance!) |
BOTAFOGO X PALMEIRAS
Botafogo e Palmeiras farão o jogo mais aguardado entre brasileiros. Os dois já se enfrentaram cinco vezes por competições internacionais. As três primeiras foram na fase de grupos da Libertadores de 1973. O Palmeiras venceu a primeira, em casa, por 3 a 2. O Botafogo conseguiu vencer no Maracanã por 2 a 0.
Os dois empataram em pontos e tiveram que fazer mais uma partida. Como o Botafogo tinha marcado mais gols, o jogo foi no Maracanã e o Glorioso venceu por 2 a 1.
Os dois voltaram a se encontrar 39 anos depois na Copa Sul-Americana. A competição ainda era em mata-mata e tinha a fase em que brasileiros se enfrentavam. O Palmeiras venceu na Arena Barueri por 2 a 0.
O Glorioso tinha Seedorf, mas quem brilhou foi Hernán Barcos com os dois gols. Na volta, o Botafogo venceu por 3 a 1 e foi eliminado pelo gol fora de casa. Seedorf abriu o placar. Patrick empatou e obrigou o Botafogo a fazer três gols. Porém, só fez mais dois. Renato e Lodeiro fecharam o placar.
Botafogo e Palmeiras pela Copa Sul-Americana 2012 (Reprodução: Agência EFE) |
NACIONAL X SÃO PAULO
São Paulo e Nacional farão um encontro pesado com seis títulos da competição no geral, com três para cada. Os dois se enfrentaram quatro vezes e todas pela Libertadores. O Tricolor Paulista venceu três vezes e houve mais um empate. Curiosamente, todos os confrontos entre eles foram pelas oitavas de final. A primeira em 1992, com vitória Tricolor por 1 a 0, em Montevidéu, e por 2 a 0 no Morumbi.
O duelo mais recente foi em 2008, com empate por 0 a 0 em Montevidéu. E classificação em casa com vitória por 2 a 0. Adriano marcou primeiro e Dagoberto fechou o placar.
São Paulo e Nacional no Morumbi em 2008 (Reprodução: Nelson Almieda / AFP Getty Images) |
FLAMENGO X BOLÍVAR
Flamengo e Bolívar vão fechar a fase de oitavas de final. Os dois se enfrentaram seis vezes e todas pela Libertadores. A vantagem é do Bolívar. São três vitórias, duas do Rubro-negro e um empate. As duas primeiras vezes que se encontraram foram em 1983, na fase de grupos. Vitória do Bolívar por 3 a 1, em La Paz. O Flamengo deu o troco no Rio de Janeiro ao vencer por 5 a 2.
Em 2014, também na fase de grupos, empate por 2 a 2 no Maracanã. Os gols foram de Capdevila (B), Everton 2x (F) e Pedriel (B). Esse foi o único placar positivo de um visitante nesse confronto. Na volta, o Bolívar venceu por 1 a 0. Samir escorregou dentro da área e cometeu pênalti. Arce cobrou e marcou logo aos 5 minutos.
Flamengo levando gol do Bolívar no Maracanã em 2014 (Yasuyoshi Chiba / AFP) |
Esse ano, os confrontos foram pela fase de grupos também. Vitória do Bolívar por 2 a 1 em La Paz. Os gols foram de Chico da Costa (B), Matías Viña (F) e Bruno Sávio (B). A vitória encaminhou a classificação dos bolivianos. No Maracanã, vitória do Flamengo por 4 a 0. Os gols foram de Gerson, Ayrton Lucas, Everton e Pedro.
Foto de capa: Reprodução / Internet
Comentários
Postar um comentário