Relembre confrontos entre os times que farão as oitavas de final da Libertadores 2024

As oitavas de final da Libertadores 2024 começarão no dia 13 de agosto. Alguns confrontos já aconteceram antes. Vamos relembrar alguns deles e fazer um esquenta da fase. 

Botafogo e Palmeiras no Maracanã em 1973

GRÊMIO X FLUMINENSE

Grêmio e Fluminense se encaram nos dias 13 e 20 de agosto. O Grêmio mandará seus jogos no Couto Pereira. Enquanto o Fluminense tentará ampliar seu grande retrospecto no Maracanã. Os dois times se enfrentaram em 2013, mas na fase de grupos. 

A primeira partida aconteceu no Engenhão e o Grêmio venceu por 3 a 0, com gols de Hernán Barcos, André Santos e Eduardo Vargas. Esse jogo foi válido pela segunda rodada. 

A volta, pela 5ª rodada, aconteceu na Arena com pouco tempo inaugurada. Empate por 0 a 0, que deixou as equipes com a classificação encaminhada para as oitavas de final. 

Grêmio derrota Fluminense no Engenhão (Reprodução: Lucas Uebel / Grêmio)

SAN LORENZO X ATLÉTICO-MG 

San Lorenzo e Atlético-MG se enfrentam nos dias 13 e 20 de agosto também. As equipes têm quatro jogos na história. Duas pela Mercosul de 2000 e duas pela Sul-Americana de 2018. São duas vitórias do Galo, uma vitória dos argentinos e um empate. As duas últimas partidas, que aconteceram em 2018 foram válidas pela primeira fase. 

A competição ainda era toda de mata-mata e os dois se encaram logo de primeira. A primeira partida foi no El Cilindro e o San Lorenzo venceu por 1 a 0 com gol impedido de Gabriel Godiño. Mesmo com VAR, o gol foi validado. A volta aconteceu no Independência e terminou 0 a 0. O Galo foi eliminado. 

San Lorenzo e Atlético-MG pela Copa Sul-Americana 2018 (Reprodução: Lance!)

BOTAFOGO X PALMEIRAS 

Botafogo e Palmeiras farão o jogo mais aguardado entre brasileiros. Os dois já se enfrentaram cinco vezes por competições internacionais. As três primeiras foram na fase de grupos da Libertadores de 1973. O Palmeiras venceu a primeira, em casa, por 3 a 2. O Botafogo conseguiu vencer no Maracanã por 2 a 0. 

Os dois empataram em pontos e tiveram que fazer mais uma partida. Como o Botafogo tinha marcado mais gols, o jogo foi no Maracanã e o Glorioso venceu por 2 a 1.

Os dois voltaram a se encontrar 39 anos depois na Copa Sul-Americana. A competição ainda era em mata-mata e tinha a fase em que brasileiros se enfrentavam. O Palmeiras venceu na Arena Barueri por 2 a 0. 

O Glorioso tinha Seedorf, mas quem brilhou foi Hernán Barcos com os dois gols. Na volta, o Botafogo venceu por 3 a 1 e foi eliminado pelo gol fora de casa. Seedorf abriu o placar. Patrick empatou e obrigou o Botafogo a fazer três gols. Porém, só fez mais dois. Renato e Lodeiro fecharam o placar.

Botafogo e Palmeiras pela Copa Sul-Americana 2012 (Reprodução: Agência EFE)

NACIONAL X SÃO PAULO 

São Paulo e Nacional farão um encontro pesado com seis títulos da competição no geral, com três para cada. Os dois se enfrentaram quatro vezes e todas pela Libertadores. O Tricolor Paulista venceu três vezes e houve mais um empate. Curiosamente, todos os confrontos entre eles foram pelas oitavas de final. A primeira em 1992, com vitória Tricolor por 1 a 0, em Montevidéu, e por 2 a 0 no Morumbi. 

O duelo mais recente foi em 2008, com empate por 0 a 0 em Montevidéu. E classificação em casa com vitória por 2 a 0. Adriano marcou primeiro e Dagoberto fechou o placar.

São Paulo e Nacional no Morumbi em 2008 (Reprodução: Nelson Almieda / AFP Getty Images)
 

FLAMENGO X BOLÍVAR 

Flamengo e Bolívar vão fechar a fase de oitavas de final. Os dois se enfrentaram seis vezes e todas pela Libertadores. A vantagem é do Bolívar. São três vitórias, duas do Rubro-negro e um empate. As duas primeiras vezes que se encontraram foram em 1983, na fase de grupos. Vitória do Bolívar por 3 a 1, em La Paz. O Flamengo deu o troco no Rio de Janeiro ao vencer por 5 a 2. 

Em 2014, também na fase de grupos, empate por 2 a 2 no Maracanã. Os gols foram de Capdevila (B), Everton 2x (F) e Pedriel (B). Esse foi o único placar positivo de um visitante nesse confronto. Na volta, o Bolívar venceu por 1 a 0. Samir escorregou dentro da área e cometeu pênalti. Arce cobrou e marcou logo aos 5 minutos. 
Flamengo levando gol do Bolívar no Maracanã em 2014 (Yasuyoshi Chiba / AFP) 

Esse ano, os confrontos foram pela fase de grupos também. Vitória do Bolívar por 2 a 1 em La Paz. Os gols foram de Chico da Costa (B), Matías Viña (F) e Bruno Sávio (B). A vitória encaminhou a classificação dos bolivianos. No Maracanã, vitória do Flamengo por 4 a 0. Os gols foram de Gerson, Ayrton Lucas, Everton e Pedro. 

Foto de capa: Reprodução / Internet


Comentários