No mês das grandes copas, a menos badalada foi a da Oceania. A Nova Zelândia conquistou mais um título após vencer Vanuatu, sede da competição, por 3 a 0. A copa aconteceu do dia 15 de junho até o dia 30 do mesmo mês. A competição foi bem curta. Foram cinco datas. Porém, a Nova Zelândia jogou apenas quatro partidas porque a Nova Caledônia desistiu de competir. O título neozelandês foi o sexto da seleção na copa.
COMO FOI A COMPETIÇÃO
A Copa das Nações da Oceania já estava há um bom tempo sem ser disputada. A última edição aconteceu em 2016. Em 2020, não aconteceu por conta da pandemia do novo coronavírus. A sede de 2024 ficou dividida entre Vanuatu e Fiji. A final aconteceu em Vanuatu, mais precisamente na cidade de Porto Vila.
Sete equipes estavam na competição. A última vaga foi decidida em uma fase preliminar com três seleções. A Samoa conquistou essa vaga.
Os oito times foram divididos em dois grupos com quatro equipes cada. Porém, a Nova Caledônia desistiu da competição por questões políticas que envolvem a França, país no qual controla a ilha. Então, o Grupo A ficou com três seleções: Nova Zelândia, Vanuatu e Ilhas Salomão, que terminaram nessa ordem.
O Grupo B teve Fiji, Taiti, Samoa e Papua Nova-Guiné, que terminaram nessa ordem. A maior goleada foi de Fiji, que venceu Samoa por 9 a 1.
A Nova Zelândia venceu o Taiti na semifinal e Vanuatu derrotou Fiji, na casa do adversário. A final entre Nova Zelândia e Vanuatu foi de passeio dos neozelandeses, que fizeram 3 a 0.
![]() |
Nova Zelândia campeão pela sexta vez (Reprodução / OFC) |
![]() |
Vice-campeão Vanuatu (Reprodução / OFC) |
![]() |
Taiti ficou em 3º lugar (Reprodução / OFC) |
NÚMEROS E PREMIAÇÕES
Foram 13 jogos, contando apenas a fase principal e não a fase preliminar. Marcaram 46 gols, com a média de 3,54 por partida.
O público total foi de pouco mais de 41 mil torcedores nesses 13 jogos. A média foi de 3184,6 pessoas por partida.
![]() |
Max Crocombe, da Nova Zelândia, foi o melhor goleiro (Reprodução: OFC) |
![]() |
Roy Krishna, de Fiji, foi o artilheiro com cinco gols (Reprodução: OFC) |
![]() |
Liberato Cacace, da Nova Zelândia, foi o melhor jogador da competição (Reprodução: OFC) |
CURIOSIDADES
As competições continentais são transmitidas pela TV em todo o mundo. No Brasil, apenas a Copa Ouro da Concacaf não teve transmissão recente. A Copa da Ásia foi transmitida pela ESPN Brasil, a Copa das Nações Africanas teve transmissão da Band e BandSports, e a Globo e SporTV transmitem A Copa América e a Eurocopa. A transmissão da Copa das Nações da Oceania teve transmissão da Fifa+, canal da Fifa em seu site, para o mundo todo.
![]() |
Teaonui Tehau fez parte do elenco do Taiti na Copa das Confederações de 2013 (Reprodução: OFC) |
Teaonui Tehau é o camisa 10 e capitão do Taiti. O meia de 31 anos marcou uma geração que disputou a Copa das Confederações de 2013 no Brasil. A seleção venceu a Copa das Nações da Oceania em 2012 e garantiu vaga para a competição da Fifa. O Taiti disputou três jogos no Brasil: perdeu para a Nigéria por 6 a 1, no Mineirão. Perdeu para a Espanha por 10 a 0, no Maracanã. E fechou a campanha com derrota de 8 a 0 para o Uruguai, em Recife.
Aquele time tinha apenas um jogador profissional. O primo de Teaonui foi o jogador que marcou o gol contra a Nigéria. Jonathan Tehau marcou de cabeça após escanteio cobrado por Marama Vahirua (o profissional do time).
Teaoni Tehau foi eleito o melhor jogador da disputa do 3º lugar e garantiu a boa campanha do time na competição continental de 2024.
Foto de capa: Reprodução / OFC
Comentários
Postar um comentário