Real Madrid conquista sua 15ª Champions League

 O Real Madrid conquistou a Uefa Champions League pela 15ª vez em sua história. O título veio nesse sábado (1) com um placar de 2 a 0 contra o Borussia Dortmund em Wembley. A final ficou marcada por mais um gol de Vinicius Jr. Além disso, Dani Carvajal abriu o placar e corou sua rica história no clube como um dos maiores da posição, senão o maior. 


Equipe titular da final da Champions League no último sábado


O JOGO 

A escalação começou com novidade. O goleiro Thibaut Courtois voltou à meta do time depois de perder a temporada quase toda por lesão no joelho. O goleiro ucraniano Andriy Lunin pegou resfriado e viajou depois do grupo para não contaminar os companheiros, ficando no banco de reservas durante o jogo. 

O Borussia Dortmund fez um belo 1º tempo e esteve muito presente no ataque com muitas chances de abrir o placar. Enquanto o Real Madrid não ia bem e buscava sair de trás com Vini Júnior. Bellingham e Rodrygo estavam mal na partida e pouco fizeram. 

O 2º tempo foi diferente. O Real Madrid voltou mais forte e atacando mais. Rodrygo conseguiu melhorar e organizou alguns ataques do time. Até que saíram os gols de Carvajal e Vini nos minutos 74 e 83. O Borussia Dortmund fez um bom papel, mas está em um nível muito abaixo do rival e não teve muita reação.

CLUBE QUASE IMBATÍVEL EM FINAIS INTERNACIONAIS

O Real Madrid é considerado o maior clube do planeta. Tem mais títulos em todos os níveis seja nacional, europeu e mundial. Os dados de finais internacionais são surpreendentes. São 36 finais com apenas seis vices. Os times com mais sorte sobre o Real Madrid foram Chelsea (1998), Galatasaray (2000) e Atlético de Madrid (2018) pela Supercopa da Uefa

O clube também já jogou a Liga Europa e conquistou dois títulos em duas finais nos anos 80. O nível aumenta e as perdas diminuem. Pela Champions League foram 16 finais com apenas um vice. O clube perdeu o título de 1981 para o Liverpool. 

Em nível mundial, o Real Madrid disputou cinco finais de Copa Intercontinental. Foi vice para o Peñarol, em 1966, no primeiro sistema de disputa em partidas de ida e volta na casa de cada um. Depois perdeu para o Boca Juniors, em 2000, no jogo único em Tóquio.

Pelo Mundial de Clubes da Fifa, só não chegou à final da competição em 2000. Corinthians e Necaxa, do México, foram os únicos clubes que não perderam para os Merengues nessa competição. Contra os mexicanos a partida valeu o 3º lugar e foi disputada no Maracanã. Jogo empatado e derrota nos pênaltis. No novo sistema com sete times e dois jogos foram dez partidas com dez vitórias e cinco títulos.

Foto de capa: Reprodução / Real Madrid

Comentários