Pachuca é campeão da Copa dos Campeões da Concacaf pela sexta vez

O Pachuca, do México, conquistou a sua 6ª Concachampions no último sábado (1). A partida foi em jogo único em casa por ter feita melhor campanha que o rival. Placar de 3 a 0 diante do Columbus Crew, dos Estados Unidos. Com o título, o clube se torna o segundo da lista ao lado do conterrâneo Cruz Azul com os mesmos seis títulos. O líder da lista é o América, também do México, com sete conquistas. 

Premiação da Copa dos Campeões da Concacaf

CAMPANHA

A Copa dos Campeões da Concacaf é a única competição continental que não tem fase de grupos. A competição é toda em mata-mata. A primeira fase teve 22 times disputando vaga nas oitavas de final. Lá estavam cinco campeões das principais competições do continente. O Pachuca fez parte desses cinco. Foi o campeão mexicano e esperou seu adversário, que saiu do confronto entre Deportivo Saprissa, da Costa Rica, e Philadelphia Union, dos Estados Unidos. Os norte-americanos avançaram. 

O Pachuca avançou com um empate por 0 a 0 e uma goleada de 6 a 0. As quartas de final também foi fácil. Vitórias diante do Herediano, da Costa Rica, por 5 a 0 e 2 a 1. A semifinal reservou um clássico contra o América. Empate por 1 a 1 fora de casa e vitória por 2 a 1. O adversário agora seria o Columbus Crew. Os norte-americanos tinham uma campanha inferior. Por isso o Pachuca teve direito a jogar a partida única em casa. O venezuelano Salomón Rondón brilhou marcando dois gols no 3 a 0 e terminou como artilheiro da competição.

CLASSIFICAÇÃO PARA COMPETIÇÕES FIFA

O Pachuca garantiu vaga em duas competições da Fifa. A primeira será esse ano. Trata-se da Copa Intercontinental, que irá substituir o Mundial de Clubes anual. A equipe esperará o campeão da Libertadores para disputar um jogo único eliminatório para decidir quem irá para a competição em dezembro em sede a definir. A Fifa fará um sorteio para saber se o jogo é no México ou na casa do campeão da Libertadores. 

A segunda competição é o Mundial de Clubes com 32 times no ano que vem. A equipe se juntará a Monterrey e León como representantes mexicanos e ao Seattle Sounders, dos Estados Unidos, como representantes do continente. A equipe poderá enfrentar os brasileiros e os gigantes europeus na competição. 

RAÍZES NA AMÉRICA DO SUL 

O Pachuca é o único clube mexicano a ser campeão na América do Sul. O clube conquistou a Copa Sul-Americana de 2006 na final contra o Colo-Colo de Arturo Vidal. O México já teve muitas equipes finalistas de Libertadores e Sul-Americana, mas só o Pachuca teve essa glória. No ano seguinte, decidiu a Recopa Sul-Americana contra o Internacional e perdeu. 

Foto de capa: Reprodução / Pachuca

Comentários