Flamengo vence Millonarios e conquista vitória de número 100 na Libertadores

O Flamengo conquistou sua terceira vitória nessa edição de Libertadores na última terça-feira (28). O placar de 3 a 0 diante do Millonarios, da Colômbia, classificou o time para as oitavas de final da competição. A vitória também foi simbólica. Valeu o centésimo triunfo do clube em Libertadores.


Equipe titular contra o Millonarios

O JOGO 

O jogo era importante para ambos os times. O Flamengo buscava uma vitória para tentar a 1ª posição caso o Bolívar perdesse por muitos gols para o Palestino. Do outro lado, o Millonarios era o lanterna do grupo com nenhuma vitória. A campanha era tão ruim que nem a 3ª posição conseguiriam em caso de vitória. Ainda assim, era importante por ser no Maracanã. Todos estavam realizando um sonho e queriam uma vitória para ficar na história de cada um. 

A partida começou tranquila para o Flamengo. Um recuo errado de Daniel Giraldo da intermediária para o goleiro Alvaro Montero e a bola prendeu no chão antes de chegar ao destino. Pedro acreditou, driblou o goleiro e abriu o placar aos 6 minutos. 

Aos 25, David Luiz arrancou pela direita até a linha de fundo. Puxou a bola para trás e tocou em Gerson. O Coringa cruzou da entrada da área e o zagueiro Vargas cabeceou para trás. Gol contra e vitória quase garantida. 

O Millonarios não tinha forças e dificilmente faria algo de diferente. Pedro ainda marcou o terceiro para finalizar o placar aos 43 minutos do 1º tempo. O assistente marcou impedimento, mas o VAR confirmou o gol. 

A notícia ruim da noite foi a expulsão de Bruno Henrique, que acabara de entrar. Carrinho alto atingindo a canela do adversário. Foi dado apenas amarelo para ele, mas o VAR recomendou revisão e o árbitro o expulsou. BH está fora do primeiro jogo das oitavas de final contra o Bolívar no Maracanã.

A 100ª VITÓRIA

O Flamengo chegou a sua vitória de número 100 em Libertadores. A história começou em 1981 quando venceu o Cerro Porteño, pela 2ª rodada, pelo placar de 5 a 2, no Maracanã. Depois disso foram um total de 20 participações (incluindo a de 2024) e três títulos.

Os países em que mais venceu foram: Brasil, óbvio, por jogar mais em casa do que em outros países. Além disso, foram muitos clássicos nacionais, que contribuíram muito. Um total de 66 vitórias no Brasil. Equador vem em segundo com seis e Colômbia em seguida com cinco. 

As maiores vitórias foram:
  • Flamengo 7x1 Blooming - 1983
  • Flamengo 8x2 Minerven - 1993
  • Flamengo 7x1 Tolima - 2022
Por fim, o maior contribuinte para as vitórias foi Gabriel Barbosa, o Gabigol. Foram 30 gols durante cinco edições (2019, 2020, 2021, 2022 e 2023). O atacante ainda não marcou na edição de 2024. O melhor ano foi o de 2021 com 11 gols e o tricampeonato. 

Gabigol finalizando o gol do título do tri da Libertadores (Reprodução: Flamengo)


O Flamengo se junta a Palmeiras (136 vitórias) e Grêmio (109), times com 100 vitórias ou mais. No dia seguinte, o São Paulo igualou a marca do Rubro-negro. A 100ª vitória veio diante do Talleres no Morumbis.

Foto de capa: Reprodução / Flamengo

Comentários