Fim da data Fifa: veja como foram as eliminatórias da Copa do Mundo 2026

Enquanto América do Sul e Europa se preparam para seus campeonatos continentais, as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 estão a todo vapor pelos outros continentes. Veja os destaques dessa data Fifa. 

CONCACAF

Os continentes grandes com muitos países têm muitas fases antes das principais. Nelas entram as seleções mais fracas. Com a Copa do Mundo no Canadá, Estados Unidos e México, as vagas aumentaram na Concacaf. Isso faz com que mais seleções avancem de fase. Estamos na segunda fase das eliminatórias. São 30 times separados em seis grupos com cinco equipes cada. Avançam duas seleções em cada grupo. Lembrando que os países que vão sediar o mundial não participam. 

Apenas dois jogos dessa fase foram disputados. O Grupo A tem Honduras em 1º lugar com seis pontos e Cuba em 2º com três. Costa Rica lidera o Grupo B com seis pontos e Trinidad e Tobago, com quatro, está em 2º. 

O Grupo C tem muitas seleções consideradas fracas. Curaçao e Haiti lideram com seis pontos cada. No Grupo D, Nicarágua e Panamá também lideram com seis pontos. O Grupo E também está assim. Guatemala e Jamaica venceram as duas. Por fim, o Suriname lidera o Grupo F com seis pontos. Porto Rico está em 2º com quatro. Faltam apenas dois jogos para as seleções avançarem para a terceira fase. 

Quem chamou a atenção nesses dois jogos foi o atacante de Anguila. A seleção perdeu para Suriname por 4 a 0 e para Porto Rico por 8 a 0. E a fama ficou com Aedan Scipio. Mesmo sem marcar gols, o jogador de 33 anos, que atua no futebol de seu país, entrou em campo com o cabelo passando do joelho. Ele terá mais dois jogos para tentar fazer sua seleção chegar a último nível. 

Aedan Scipio jogando com seu cabelo comprido

ÁFRICA

As Eliminatórias da África são mais simples. São 54 seleções divididas em nove grupos com seis equipes cada. O líder de cada grupo após dez partidas estará no mundial. Os quatro melhores 2º colocados jogarão play-off para definirem as duas últimas vagas. Em quatro partidas, os líderes de cada grupo são Egito (A), Sudão (B), Ruanda (C), Camarões (D), Marrocos (E), Costa do Marfim (F), Argélia (G), Tunísia (H), Comores (I). 

O destaque dessa rodada foi um lance inusitado em Camarões e Cabo Verde. Onana defendeu um pênalti no fim do jogo, a bola escapou de suas mãos e ele defendeu em cima da linha. O jogador que cobrou tentou de carrinho e o atingiu. A bola entrou, mas foi marcada a falta. Depois disso, alguns torcedores invadiram o campo e tentaram chegar a alguém na área, mas foram contidos. A partida estava 4 a 1 para Camarões, que jogava em casa. 


ÁSIA

Na Ásia, tivemos o fim da segunda fase. Equipes já foram eliminadas e só temos 18 países na briga pelo mundial. Nos nove grupos avançaram dois times cada. Foram eles: Catar e Kuwait (A), Japão e Coreia do Norte (B), Coreia do Sul e China (C), Omã e Quirguistão (D), Irã e Uzbequistão (E), Iraque e Indonésia (F), Jordânia e Arábia Saudita (G), Emirados Árabes Unidos e Bahrein (H) e Austrália e Palestina (I). Haverá um sorteio para definir os três grupos com seis times em cada um deles na terceira fase. Desses grupos, os dois primeiros se classificam ao mundial e os 3º e 4º colocados encaram uma quarta fase, valendo mais duas fases. 

O destaque da rodada foi a partida entre Catar e Índia pela última rodada. Os indianos precisavam vencer para avançar, mas um erro grave de arbitragem prejudicou o país. A partida estava 1 a 0 para a Índia quando Yousef Aymen empatou aos 73 minutos. Porém, a bola havia saído pela linha de fundo e o árbitro não viu. A partida não contava com VAR e o gol foi mantido. O Catar virou a partida e o Kuwait ficou com o 2º lugar do grupo. 



OCEANIA 

As Eliminatórias da Oceania não começaram ainda. Os primeiros jogos serão nas datas Fifa de setembro de 2024. Pela primeira vez na história, a Oceania terá uma vaga direta para a Copa do Mundo. 

Foto de capa: Reprodução / Internet


Comentários