Cuiabá faz história e avança de fase pela primeira vez na Copa Sul-Americana

O Cuiabá começou a participar frequentemente da Copa Sul-Americana e conseguiu avançar de fase pela primeira vez em 2024. O Dourado é sempre considerado favorito à ser rebaixado no Brasileirão e sempre surpreende fazendo campanhas tranquilas e seguras. Assim, conquista uma vaga para a segunda competição da Conmebol. Porém, nunca avançava e decepcionava. Esse ano a equipe não passou em 1º lugar, mas garantiu vaga no play-off e tem chances de passar às oitavas de final.

Equipe que entrou em campo contra o Lanús na última rodada

A PRIMEIRA

O início do Cuiabá em Sul-Americanas foi em 2016. Aquela competição ainda tinha o formato antigo em que os brasileiros se enfrentavam em mata-mata antes de jogar contra os estrangeiros. O Dourado ainda não jogava o Brasileirão Série A e conquistou a vaga com o título da Copa Verde de 2015. O calendário da CBF estava mudando e jogos da Copa do Brasil eram nas mesmas datas da Sul-Americana. Quem avançasse muito na copa nacional ficava de fora da continental. Então, a CBF definiu algumas vagas para campeões de torneios regionais. 

A estreia foi contra a Chapecoense na Arena Pantanal e vitória por 1 a 0. Em Chapecó, derrota por 3 a 1 e eliminação. Mais tarde, a Chape chegaria à final e a equipe sofreria o acidente aéreo vitimando 71 pessoas. 



FASE MODERNA

Já estabilizado na Série A, o Cuiabá conseguiu sua vaga para a edição de 2022 via Brasileirão. A competição já tinha o regulamento atual. O Dourado ficou no Grupo B com Melgar, Racing e River Plate-URU. A estreia também aconteceu na Arena Pantanal. Vitória de 2 a 0 contra o Melgar. O primeiro jogo fora do país foi na Argentina contra o Racing. Derrota por 2 a 0. Perdeu também em casa para o River do Uruguai por 2 a 1. 

Voltou a perder para o Racing em casa. Essa sequência eliminou o time. O Cuiabá venceu o River no Estádio Centenário, uma das vitórias mais emblemáticas do clube. E fechou a participação perdendo para o Melgar no Peru. Foram duas vitórias e quatro derrotas ficando com o 3º lugar do grupo quando passava apenas o 1º colocado.

O Cuiabá não disputou em 2023, mas voltou em 2024. Grupo não muito complicado com Lanús, Deportivo Garcilaso, do Peru, e Metropolitanos, da Venezuela. A estreia também aconteceu em casa contra os argentinos campeões de 2013, Empate por 1 a 1. A sequência boa de vitória fora de casa contra o Metropolitanos, empate com o Garcilaso fora e vitória contra o Metropolitanos encaminharam a classificação. O Dourado voltou a empatar em casa contra o Garcilaso e venceu o Lanús na Argentina ficando com o 2º lugar atrás dos argentinos. 

Ficaremos atentos à campanha do clube porque a cada fase que avançam, o Cuiabá estará fazendo história. O clube espera a definição do Grupo C da Libertadores para ver qual equipe entrará no play-off da Sul-Americana e com quantos pontos esse time terminará. A pontuação define os cruzamentos e o rival do Dourado.

Foto de capa: Reprodução / Cuiabá

Comentários