O Colo-Colo é o maior clube do Chile. O único campeão de Libertadores no país. Mas como outros países sul-americanos, o clube perdeu força, principalmente financeira. Atualmente está muito difícil competir com outras potências do continente. Nessa edição da Libertadores, o time avançou de fase. Mas entrou para a história de forma negativa sendo o pior classificado para as oitavas de final de todos os tempos.
Colo-Colo comemorando a vaga para as oitavas de final após empatar com o Cerro Porteño |
CAMPANHA
O futebol não é uma matemática exata. Os resultados são imprevisíveis e as pontuações das equipes também. O Flamengo de 2017 venceu três partidas em casa, perdeu as três fora e ficou de fora com nove pontos. Equipes com oito e sete pontos já avançaram. Esse ano foi a vez do Colo-Colo passar vencendo apenas um jogo e por um critério incomum: o gol fora de casa.
O time ficou no Grupo A com Fluminense, Cerro Porteño e Alianza Lima. O retorno do ídolo Arturo Vidal animou ainda mais a torcida. A estreia em casa contra o Cerro Porteño rendeu uma vitória por 1 a 0. O segundo jogo foi no Maracanã contra o Fluminense e derrota por 2 a 1. Em casa, empatou por 0 a 0 com o Alianza e estava firme para buscar a classificação.
A campanha no segundo turno ficou tensa ao perder para o Fluminense, em casa. Os dois jogos finais eram fora. Vidal salvou o time em Lima ao empatar no fim contra o Alianza em placar de 1 a 1. A decisão ficou no Paraguai. Os chilenos abriram o placar e o Cerro empatou. O resultado levou os times a terem a mesma campanha. O penúltimo critério definiu. Passou quem fez mais gols fora de casa. O Colo-Colo marcou três vezes e o Cerro Porteño apenas duas. A campanha histórica negativamente será difícil de ser superada.
Tabela final do Grupo A (Reprodução / Wikipedia) |
OITAVAS DE FINAL
Com o sorteio feito nessa segunda-feira (03), o Colo-Colo recebe o Junior Barranquilla em datas a definir. As partidas voltam em agosto. A decisão da vaga será na Colômbia. O vencedor enfrentará River Plate ou Talleres nas quartas de final.
Chaveamento da Libertadores 2024 (Reprodução / Conmebol Libertadores) |
Foto de capa: Reprodução / Colo-Colo
Comentários
Postar um comentário