#20 Especial Super Mundial de Clubes: Urawa Reds, o terceiro colocado de 2007

O Urawa Reds será o representante japonês. Depois de muitos mundiais realizados no Japão, nos acostumamos a ver os times japoneses presentes como time do país-sede. Dessa vez, o representante do país está na competição por méritos. O clube já teve um bronze na primeira participação e agora o sonho é bem mais simples. Conheça um pouco do clube. 


DADOS DO CLUBE

O Urawa Red Diamonds foi fundado em 1950, sem uma data especificada. O clube tem 75 anos e está sediado na cidade de Saitama. Seu estádio é o Estádio Saitama, construído para a Copa do Mundo de 2002. Tem capacidade para 63,7 mil pessoas. Não há dados especificando a quantidade de torcedores que o clube tem. 


Torcida do Urawa Reds (Reprodução / Nishitetsu Travel)

TÍTULOS

Os principais títulos do Urawa Reds são: 5 Supercopas do Japão, 4 Copas da Liga Japonesa, 8 Copas do Imperador, 5 Campeonatos Japoneses e 3 Ligas dos Campeões da Ásia.


O último grande título do Urawa Reds foi a Champions League da Ásia (Reprodução / Issei Kato/Reuters)

CAMPANHAS EM MUNDIAIS

A primeira participação em mundiais foi em 2007. O time já tinha direito por ser campeão nacional de 2006. Mas, em 2007, o time conquistou a Champions League da Ásia e entrou direto nas quartas de final do mundial. O curioso é que o vice da Champions assumiu o seu lugar na abertura e venceu. Assim, os dois se encontraram novamente. Urawa Reds e Sepahan, do Irã, se enfrentaram e o jogo terminou 3 a 1 para os japoneses. Mais uma vitória e gol do atacante brasileiro Washington. A semifinal foi contra o Milan. Derrota por 1 a 0 no jogo considerado um dos mais difíceis para os europeus em semifinal. A disputa do 3º lugar foi contra o Etoile du Sahel, da Tunísia. Empate por 2 a 2 com dois gols do Washington, que se despedia para ir ao Fluminense iniciar a temporada de 2008. Depois, vitória nos pênaltis por 4 a 2.


Kaká disputando a bola com jogador do Urawa Reds (Reprodução / Kim Kyung-Hoon/Reuters)


A segunda oportunidade aconteceu dez anos depois. O ambiente era outro. Competição realizada nos Emirados Árabes. A estreia nas quartas de final foi contra o Al Jazira, equipe da casa. Derrota por 1 a 0, mesmo chutando mais que o adversário. A disputa do 5º lugar foi contra um marroquino. O adversário era o Wydad Casablanca e o Urawa venceu por 3 a 2. O zagueiro brasileiro Maurício Antônio marcou duas vezes. 

O zagueiro brasileiro Maurício Antônio, hoje no Paysandu, comemorando seu gol (Reprodução / Reuters/Matthew Childs


A última competição foi em 2023. O último em formato com sete times. A estreia foi contra o León e o Urawa Reds venceu por 1 a 0. O jogo foi bem lento e fraco, mas os japoneses foram melhores. O gol saiu aos 77 minutos. O próximo adversário foi o Manchester City. Quase impossível de vencer. O City ganhou por 3 a 0 de forma tranquila. A retranca funcionou até os 45 minutos. Cruzamento da direita e o zagueiro Hoibraten marcou contra em chute para trás. Kovacic marcou no início do 2º tempo. E Bernardo Silva fechou o placar minutos depois. A disputa do 3º lugar foi contra o Al Ahly. Derrota para os egípcios por 4 a 2. 

Bernardo Silva cumprimentando Foden em um dos gols (Reprodução / Giuseppe Cacace/AFP

O QUE ESPERAR NO MUNDIAL

O Urawa Reds não tem muita expectativa boa. Os rivais no grupo são mais fortes e a tendência é que perca os três jogos. Talvez consiga tirar pontos do Monterrey, mas será difícil. A lanterna é o resultado mais esperado. 

Grupo do Urawa Reds (Reprodução / FIFA)

Foto de capa: Reprodução / Futcontinental

Comentários