#9 Especial Super Mundial de Clubes: veja participações do Bayern de Munique

O Bayern de Munique é o maior clube da Alemanha de forma disparada. São inúmeros títulos, que se fossem cortados pela metade, o clube ainda teria mais que os rivais alemães. Os Bávaros voltam ao Mundial de Clubes e buscam mais um título da competição. Veja como foram as participações do clube em todos os formatos. 

                                                 

DADOS DO CLUBE

O Bayern de Munique foi fundado em 27 de fevereiro de 1900 e tem 125 anos. O clube mandava seus jogos no Estádio Olímpico de Munique. A partir de 2005, a Allianz Arena foi inaugurada para a Copa do Mundo de 2006 e o Bayern deixou de lado o Estádio Olímpico. São 20 anos no novo estádio. A Allianz Arena tem capacidade para 75 mil pessoas. O Bayern tem cerca de 9 milhões de torcedores na Alemanha e mais de 20 milhões somando os torcedores pelo mundo.

Torcida do Bayernde Munique (Reprodução / Marc Mueller/EFE/Veja)

TÍTULOS

Os títulos do clube são: 10 Supercopas da Alemanha, 20 Copas da Alemanha, 34 Bundesligas, 2 Supercopas da UEFA, 1 Liga Europa, 6 UEFA Champions Leagues, 2 Copas Intercontinentais e 2 Mundiais de Clubes da FIFA.

A última grande conquista do clube foi a Champions League de 2019-20 no meio da pandemia (Reprodução / Bayern)

CAMPANHAS EM MUNDIAIS 

O Bayern conquistou quatro competições em nível mundial. Jogou todos os formatos (ida e volta, jogo único no Japão e formato com sete times). A primeira edição foi em 1974 contra o Independiente da Argentina. Porém, o Bayern não quis participar por conta da fama ruim dos argentinos de serem violentos dentro e fora de campo. Em 1975, os dois times venceram suas competições continentais de novo, mas não se acertaram para jogar. O tri da Europa deu chances ao time de jogar de novo. Dessa vez, foi contra o Cruzeiro. Eram dois jogos. O primeiro, em Munique, terminou 2 a 0 para os alemães. O segundo foi só segurar um 0 a 0 no Mineirão.  

Franz Beckenbauer e Jairzinho se cumprimentam antes da partida no Mineirão (Reprodução / Interner)

O clube voltou a conquistar a Europa em 2001. O adversário no Japão foi o Boca Juniors, que havia ganhado do Real Madrid um ano antes. Jogo duro, com os dois times batendo muito e o árbitro deixando os alemães chegarem com mais força, alegando que os argentinos simulavam. Riquelme era a maior vítima dos marcadores do Bayern. O atacante Delgado se jogou na área para simular toque de Oliver Kahn e o árbitro o expulsou nos acréscimos do 1º tempo. A partida foi decidida na prorrogação e o Bayern venceu por 1 a 0 com gol do zagueiro Koffour. 

Brasileiro Élber disputando a bola com jogador do Boca Juniors (Reprodução / Internet)

As outras participações foram no Mundial de Clubes da Fifa e, em nenhuma dessas edições, os alemães conseguiram enfrentar o campeão da Libertadores. Em 2013, venceu o Guangzhou Evergrande da China por 3 a 0. Gols de Ribery, Mandzukic e Gotze. A final poderia ser contra o Atlético-MG, mas foi com o Raja Casablanca. Nova vitória, dessa vez por 2 a 0. Gols dos brasileiros Dante e Thiago Alcântara. 

Ribery se livrando da marcação de dois jogadores do Raja Casablanca e o árbitro brasileiro Sandro Meira Ricci ao fundo (Reprodução / Internet)

A última foi em 2020, com a edição realizada em fevereiro de 2021 por conta da pandemia do novo coronavírus, que modificou o calendário do futebol. A semifinal foi contra o Al Ahly. Vitória por 2 a 0. Os dois gols foram de Lewandowski. A final poderia ser contra o Palmeiras, mas foi contra o Tigres. Jogo bem lento e vitória por 1 a 0 com gol irregular. Lewandowski deu assistência sem querer com o braço após dividida com o goleiro. Pavard ficou com a sobra e tocou para o gol aberto. Na hora, o VAR revisou a posição de Lewa e não percebeu o toque de braço durante a dividida. 

Alaba marcando André-Pierre Gignac (Reprodução / Karim Jaafar/AFP)

O QUE ESPERAR NO SUPER MUNDIAL?

O Bayern de Munique vai ficar mais de um mês sem jogar e isso pode prejudicar o bom momento. Caso mantenha um ritmo parecido, poderá brigar pelo título. Os Bávaros não terão muitos problemas no grupo e devem passar em 1º lugar. Nas oitavas, poderá encarar o Flamengo. Em condições normais, o Bayern também avança e pode ir longe. 

Grupo do Bayern (Reprodução / FIFA)

Foto de capa: Reprodução / Futcontinental

Comentários