#6 Especial Super Mundial de Clubes: Atlético de Madrid e seu estilo de Libertadores

O Atlético de Madrid nunca venceu a Champions League, mas já disputou competição em nível mundial. Nos últimos anos, o Atlético de Madrid não teve muito sucesso. Ganhou uma edição de La Liga, algumas Ligas Europa e foi vice-campeão da Champions League duas vezes. Mesmo com pouco sucesso, o treinador argentino Diego Simeone se mantém por quase 15 anos. O clube tem sua cara e seu estilo. Muitos especialistas já falaram que ele dava um estilo de Libertadores ao time. Nessa temporada, a equipe começou bem, mas caiu de rendimento e obteve os mesmos resultados de sempre. Conheça um pouco sobre o clube.



DADOS DO CLUBE

O Atlético de Madrid foi fundado em 26 de abril de 1903 e tem 122 anos. Sua cidade de origem é Madrid. Seu estádio atual é o Wanda Metropolitano, agora chamado de Estádio Riyadh Air Metropolitano por questões de patrocínio, com capacidade para 70 mil pessoas. Antes, o time marcou história no Vicente Calderón. O clube tem cerca de 2,9 milhões de torcedores.

Time do Atlético de Madrid saudando sua torcida (Reprodução / Gonzalo Arroyo Moreno: Getty Images)

TÍTULOS

Os principais títulos do Atlético de Madrid são: 2 Supercopas da Espanha, 10 Copas do Rei, 11 La Ligas, 3 Supercopas, 3 Ligas Europa e 1 Copa Intercontinental. 

A última grande conquista do Atlético de Madrid foi a edição de 2020-21 de La Liga (Reprodução / Atlético de Madrid)

CAMPANHAS EM MUNDIAIS

Todos devem estar estranhando o Atlético de Madrid ser campeão da Copa Intercontinental sem ter conquistado a Champions League. A conquista aconteceu em 1974. Naquela época, os jogos eram de ida e volta. A fama violenta do futebol sul-americano, em especial o argentino, fazia muitos times europeus desistirem. O Bayern de Munique foi o campeão da Europa em 1974 e se recusou a enfrentar o Independiente. A vaga ficou com o Atlético por ser o vice-campeão. O primeiro jogo foi em Avellaneda e terminou 1 a 0 para os argentinos. Gol de Agustín Balbuena. 

Foto dos capitães e trio de arbitragem na final da Intercontinental de 1974 (Reprodução / Independiente)

A segunda partida aconteceu no antigo Vicente Calderón, em Madrid. Vitória por 2 a 0 do Atlético e título em nível mundial antes de conquistar a Europa. A conquista foi antes mesmo do rival Barcelona ter seu título nesse nível. Os gols foram de Javier Irureta e Rubén Ayala. 

Atlético de Madrid é o segundo espanhol com um título de nível mundial (Reprodução / Internet)

O QUE ESPERAR NO SUPER MUNDIAL?

O Atlético de Madrid vai ter uma vida difícil na competição. Entrou no grupo com PSG e Botafogo. São três bons times disputando duas vagas. O Seattle Sounders não tem muita possibilidade de brigar por ela. Atualmente, o PSG está melhor e o Atlético tem boas chances de sair vencedor contra o Botafogo. Esse confronto será o decisivo. A lógica é que dispute a vaga contra o Botafogo e consiga. Nas oitavas, poderá encarar o Palmeiras e também tem chances de passar. As quartas de final são onde o time poderá ser eliminado em um possível confronto contra o Bayern. 

Grupo do Atlético de Madrid (Reprodução / FIFA)


Foto de capa: Reprodução / Futcontinental

Comentários