#3 Especial Super Mundial de Clubes: conheça campanhas do Palmeiras em Mundiais de Clubes

O Palmeiras é um dos poucos grandes do Brasil que está sempre disputando o Mundial de Clubes e nunca conquistou o título. O clube esteve bem próximo após passar por vexame. O Verdão terá um grupo equilibrado, mas com a vantagem de não ter nenhum time muito forte da Europa. Veja como foram as campanhas do clube em mundiais. 


VICE EM 1999

A primeira chance foi em 1999, no jogo único em Tóquio. O Palmeiras conquistou a Libertadores ao derrotar o Deportivo Cali, da Colômbia. O Manchester United venceu a Champions League contra o Bayern de Munique naquele ano também. Durante a transmissão da TV Globo, Galvão Bueno disse bastante sobre o desdém dos ingleses com a partida. Enquanto o Palmeiras treinava, o time do United passeava pelo Japão e fazia compras.

Giggs e Arce disputando a bola no duelo entre Palmeiras e Manchester United (Reprodução / AFP)

O jogo foi muito disputado e o Palmeiras perdeu no detalhe. Alex recebeu um passe de Asprilla e ficou cara a cara com o goleiro. O camisa 10 tentou fazer o gol de cavadinha e a bola não subiu muito. O goleiro Bosnich conseguiu defender. Caso Alex batesse firme no canto, teria mais chances de marcar. Alex chegou na cara do gol de novo, mas foi marcado impedimento. O bandeira errou e uma chance clara de gol foi anulada. Caso existisse o VAR, o lance seguiria e, em caso de gol, o VAR checaria o lance. O gol inglês saiu no lance seguinte em falha de Marcos. Giggs correu pela esquerda, cruzou e o goleiro do Verdão correu para frente. A bola passou e Keane empurrou para o gol vazio. Esse foi o único gol da partida. No 2º tempo, Alex marcou e foi dado impedimento. O lance gera dúvidas até hoje. 

MUNDIAL QUE NÃO EXISTIU EM 2001

A FIFA iniciou o projeto de um campeonato mundial a partir de 2000. O primeiro foi realizado no Brasil com sedes no Rio de Janeiro e São Paulo. O segundo seria na Espanha, com sedes em La Coruña e Madrid. Eram três grupos com quatro times e pelo menos dois times por continente. Os representantes da América do Sul eram Boca Juniors e Palmeiras. Outro grande nome da competição era o Real Madrid. O grupo do Palmeiras tinha Al-Hilal (Arábia Saudita), Galatasaray (Turquia) e Olimpia (Honduras), com sede no antigo estádio Vicente Calderón, do Atlético de Madrid. 

Grupo do Palmeiras e as partidas do Mundial de 2001 (Reprodução / Bola Na Área)

A competição não foi realizada porque seu principal patrocinador faliu. Com o cancelamento, a FIFA esperou até 2005 para estrear um novo formato e ter um novo parceiro como patrocinador. 

VEXAME EM 2020-21

Em 2021, o calendário do futebol mundial estava atrasado por conta da pandemia do novo coronavírus. A final da Libertadores de 2020 aconteceu em janeiro de 2021. O Palmeiras venceu o Santos no Maracanã e teve poucos dias para viajar ao Catar e estrear contra o Tigres, do México. O Verdão acertou apenas um chute no gol com o Rony, de longe. O único destaque do Palmeiras na partida foi o goleiro Weverton, que fez grandes defesas. O grande duelo foi contra o Gignac. Foram muitas finalizações defendidas pelo goleiro. Apenas uma ele não conseguiu defender. Em pênalti cometido por Luan no 2º tempo, o francês bateu forte e cruzado. Weverton quase chegou na bola, mas ela entrou.

Gignac partindo para a cobrança de pênalti que resultou no gol (Reprodução: Karim Jaafar / AFP)

Na disputa do 3º lugar, mais um vexame. Empate por 0 a 0 contra o Al Ahly e derrota nos pênaltis. Weverton defendeu um e contou com uma bola na trave também. Porém, Luiz Adriano cobrou um pênalti para fora e o goleiro defendeu as cobranças de Rony e Felipe Melo. Essa era a pior campanha de sul-americanos na competição até aquele momento.

Gustavo Gómez disputando a bola com o centroavante do Al Ahly (Reprodução / EFE)

VICE EM 2021-22

Um ano depois do vexame, o Palmeiras voltou ao Catar ao vencer o Flamengo na final da Libertadores. Já com um planejamento melhor e mais tempo para treinar, o Verdão reencontrou o Al Ahly na semifinal e venceu muito bem. Raphael Veiga marcou no final do 1º tempo. Dudu deixou o meia na cara do gol. Veiga bateu de direita no cantinho. No 2º tempo, Veiga devolveu a assistência para Dudu. O camisa 7 arrancou pela direita e bateu forte no ângulo. 

Raphael Veiga finalizando e marcando o gol do Palmeiras (Reprodução: Fábio Menotti / Palmeiras)

A final foi contra o Chelsea, que já havia perdido uma final para o Corinthians. Os Blues viram seus rivais ganharem esse título como, Manchester United e Liverpool. O jogo foi um pouco devagar. O Palmeiras tentou anular o Chelsea taticamente e saía no contra-ataque. No 1º tempo, deu certo. O chute mais perigoso foi de Thiago Silva, de longe, já nos acréscimos. Weverton tocou com as pontas dos dedos na bola. 

Dudu disputa bola com Kanté (Reprodução: Tullio Puglia / Getty Images)

Lukaku abriu o placar de cabeça no início do 2º tempo. Sete minutos depois, Marcos Rocha cobrou lateral para a área e Thiago Silva tirou com o braço. O árbitro não viu e o VAR o chamou. Pênalti marcado e Raphael Veiga bateu no cantinho, deslocando o goleiro Mendy. O jogo foi para a prorrogação e não teve muita emoção. Os melhores jogadores da frente saíram cansados: Veiga, Dudu e Rony. A definição aconteceu nos últimos minutos do tempo extra. Em chute de Azpilicueta dentro da área, Luan bloqueou com o braço. O árbitro também não viu e precisou do VAR para marcar o pênalti. Havertz bateu e marcou. 

Equipe da final de 2021-22 (Reprodução / AFP)

O QUE ESPERAR DA EDIÇÃO DE 2025?

O Palmeiras está em um grupo equilibrado, como foi dito no início. A equipe não está mal, mas também não está jogando o melhor futebol. Pela qualidade dos adversários, a lógica é que a equipe passe até em 1º lugar. O desafio será nas oitavas de final. Os possíveis adversários são PSG, Atlético de Madrid ou Botafogo. Na melhor das hipóteses, o Botafogo é o adversário mais acessível e daria chances de chegar entre os oito melhores. O possível adversário das quartas de final poderá ser o Bayern e já seria o limite do Verdão. 

Grupo do Palmeiras no Super Mundial de Clubes (Reprodução / FIFA)


Foto de capa: Reprodução / Futcontinental



Comentários